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Rondônia

Mais de 26 mil “treineiros” vão participar das provas do Enem neste domingo, em Rondônia

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Ao todo, o estado recebeu 38.546 inscrições, das quais as de participantes que já terminaram o ensino médio correspondem a 43% (46.441)

Rondônia registrou 15.806 estudantes concluintes do ensino médio na Rede Pública Estadual de Ensino, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 95,52% do total desses alunos. A estimativa considera o número de 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa neste ano. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).

Ao todo, o estado recebeu 38.546 inscrições, das quais as de participantes que já terminaram o ensino médio correspondem a 43% (46.441). Além disso, outras 26.577 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e  799, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos, os chamados “treineiros”.

Os treineiros, como são chamados os candidatos que ainda não estão aptos para ingressar na universidade, fazem os vestibulares para praticar. Stella Ayanna de Meira Santiago de 17 anos, faz parte dos 26.77 inscritos como “treineiros”. Ela cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Alejandro Yague Mayor, localizada em Ji-Paraná. A estudante conta que é a primeira vez que vai participar do Enem.

“Gosto de saber o que estou fazendo, principalmente quando é algo importante como o Enem. Fazê-lo um ano antes, vai me dar uma noção maior de como tudo funciona e como devo estudar no ano que vem. Isso me dará mais segurança, pois já saberei como agir, e não terei aquele nervosismo de algo desconhecido. Com isso, estarei mais bem preparada”, explicou.

ROTINA DE ESTUDOS

Stela cursa o 2º ano, e fará Enem pela primeira vez. Ela pretende iniciar o exame pela redação

A estudante conta que, para se preparar ao exame, utiliza a plataforma disponibilizada pelo governo de Rondônia. “O ‘Revisa+’ me ajuda com as videoaulas e também, as provas antigas que têm na plataforma. As videoaulas são ótimas e de fácil compreensão e apresentam um campo de conteúdos bem abrangente. Por estudar em tempo integral, acabo estudando ou na parte da noite ou em aulas de estudo orientado, que são horários em que consigo me concentrar mais facilmente.

No 1° dia da prova do Enem, marcada para este domingo (3), Stela pretende iniciar pela redação. “Acredito que fazendo a redação primeiro, consigo responder às questões mais tranquilamente, pois não terei aquela ansiedade de “preciso responder rápido, porque ainda tem a redação”. Acredito que seja a melhor estratégia”, pontuou.

EXPECATIVA

Sobre a ansiedade e expectativa, a jovem estudante revela um misto de sentimentos. “Estou nervosa, por ser a primeira vez. Mas também estou otimista, acredito que posso conseguir uma nota boa na redação, afinal, fiz redações o ano inteiro.”

TESTAR O QUE APRENDEU

O treineiro vai deixar a redação por último na hora da prova do Enem – sua tática

Renato Dantas Rodrigues, tem 16 anos de idade, cursa o 2º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina do município de Cacoal, e também vai prestar o exame na condição de treineiro. A decisão se deu por que o jovem quer testar e aprimorar todo o conhecimento adquirido para que, no ano que vem, quando estará terminando o 3°ano, estará apto a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

 REVISA +

O estudante explica como faz para estudar os conteúdos do terceiro ano e a rotina de estudos: “A minha principal fonte de conhecimento é a plataforma ‘Revisa +’ e também utilizo o google e o youtube”. Eu estudo diariamente, reservando ao mínimo; meia hora por dia para o estudo fora da escola, com exceção de sábados e domingos”, detalhou.

REDAÇÃO POR ULTIMO

Renato Dantas, já sabe por onde vai começar o exame: “Pretendo deixar a redação por último, meu foco maior será nas questões objetivas”, frisou. E sobre a ansiedade e nervosismo as vésperas do exame, o estudante deixou claro. Estou completamente despreocupado, pois ainda sou treineiro.”

A professora Marileide Franco defende que fazer o Enem como treineiro pode ser uma boa medida de preparação

A professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, Marileide de Souza Franco, defendeu que, fazer o Enem como treineiro pode ser uma boa medida de preparação para este público-alvo. “O aluno terá a oportunidade de conhecer a dinâmica da prova e fazer a verificação do ensino aprendizagem na hora da realização da prova”, evidenciou.

Segundo a professora, isso também vale para a redação, pois permite que o estudante pratique e receba o feedback que pode ser usado para aprimorar a estrutura, a argumentação e os textos futuros. “O estudante tem acesso à correção da redação do Enem. Vai poder conferir os erros e acertos, e  quando estiver fazendo “para valer” ele não terá dificuldade para realizar a redação”, observou.

ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS

E para driblar o nervosismo, medo ou ansiedade que acomete muitos estudantes, a professora orienta uma estratégia simples. “Essa prova será corrigida igual qualquer outra uma prova regular”.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Ana Lúcia Pacini, salienta que, os resultados dos treineiros são divulgados apenas para fins de autoavaliação, e as notas não são válidas para o ingresso no ensino superior. “Essa participação pode ser uma boa estratégia para que, no futuro, eles se sintam mais preparados e menos ansiosos ao fazer o Enem. Não tenho dúvida que nossos alunos vão se sair muito bem no exame, isso porque eles estudam através das plataformas ‘Revisa +’ e ‘Revisa Enem’, que são a bíblia dos estudantes da Rede Pública de Ensino. São materiais completos e além disso, temos professores de excelência, que durante todo o ano letivo estiveram empenhados em assistir e dar todo o suporte aos nossos estudantes”, assegurou.

Para o govenador de Rondônia, Marcos Rocha, participar do Enem como treineiro ajuda os estudantes a entenderem o formato do exame e o tipo de questões que aparecem; a monitorar o tempo e conhecer a logística do dia da prova. “Tudo isso reduz a ansiedade e aumenta a confiança. Desejo sucesso aos 38.546 inscritos no Enem deste ano no estado”, ressaltou.

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Fonte: Governo RO

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Rondônia

Adesão à Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Orfandade reforça proteção a jovens vulneráveis

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A Rede de Proteção objetiva fortalecer as ações de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado

Para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de orfandade, o governo de Rondônia oficializou a adesão à Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia. A iniciativa tem como objetivo a criação e implementação de estratégias que assegurem os direitos fundamentais desses jovens, sobretudo àqueles que enfrentam condições de maior vulnerabilidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Rede de Proteção visa fortalecer as ações voltadas à proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado, e a construção de política pública de proteção, através do trabalho em conjunto com todas as instituições participantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa para garantir o cumprimento de políticas que promovam o acolhimento, educação, saúde e segurança das crianças e adolescentes. A Rede de Proteção também terá uma função na articulação de parcerias interinstitucionais, fomentando ações integradas que possibilitem o acesso a oportunidades e construção de um futuro mais digno. “A adesão simboliza o engajamento do governo com a proteção das crianças e adolescentes, especialmente para aqueles em situação de maior fragilidade. Vamos continuar trabalhando para desenvolver políticas públicas efetivas, garantir o cumprimento dos direitos e oferecer suporte para que tenham oportunidades de superar os desafios da orfandade.”

Conforme a gerente de Saúde Escolar da Seduc, Mara Cristiane Carvalho Santana, no intuito de mobilizar e ampliar a discussão em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que enfrentam a situação de orfandade no estado, foi realizado em agosto, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos no Estado de Rondônia. “O intuito foi mobilizar e sensibilizar os poderes estaduais para se aprofundarem ética e politicamente na questão da orfandade, visando a construção de uma política estadual universal de proteção integral às crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, com evidência às suas responsabilidades perante a situação apresentada”, explicou.

A Seduc destacou as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso

De acordo, ainda, com a Seduc, durante as discussões entre os participantes no seminário, acerca dos conceitos e da desproteção social de orfandade, as ações e proteções do executivo estadual às crianças e adolescentes, os posicionamentos dos conselhos de direitos quanto à questão da orfandade, resultou na declaração de uma Carta Compromisso.

A Seduc destacou, também, as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso em prol do Sistema de Proteção e Garantia de crianças e adolescentes vítimas de Orfandade no estado.

São elas:

  • Potencializar o sistema de garantia integral no direito de crianças e adolescente vítimas de orfandade;
  • Intensificar a produção de dados relacionados com a orfandade de crianças e adolescentes;
  • Ampliar a busca ativa por meio de Políticas Públicas voltada para crianças e adolescentes no contexto da orfandade; e
  • Atuar nos espaços coletivos (comunidade escolar) de atendimento a crianças e adolescente sob a perspectiva dos direitos humanos.

A composição da Rede de Proteção do Estado abrange diversas instituições do estado

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que a Rede de Proteção procura ser um espaço de articulação entre diferentes atores sociais, como o Poder Público, entidades não governamentais e a sociedade civil, para garantir que as necessidades dos jovens sejam priorizadas nas políticas públicas do estado. A expectativa é que, por meio desse trabalho conjunto, seja possível enfrentar as desigualdades e construir uma rede de proteção mais sólida e eficaz.

“Com a adesão, a Secretaria dá um importante exemplo de engajamento em uma causa que ainda enfrenta muitos desafios em todo o país, demonstrando que o caminho para transformação social começa com a valorização e o cuidado com as futuras gerações.”

ENTIDADES PARTICIPANTES

A composição da Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia abrange, além da Seduc, diversas instituições do estado até o momento, tais como Poder Judiciário do Estado De Rondônia (TJRO); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Defensoria Pública da União (DPU/RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA); Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP/RO); Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região (CRSS/RO); e Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado De Rondônia (ACTRON/RO).

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Fonte: Governo RO

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Rondônia

Manutenção e recuperação da RO-135 entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia são concluídas

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Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção

 

Os serviços de manutenção e recuperação da Rodovia-135, no trecho não pavimentado entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia, no município de Alta Floresta d’Oeste foram finalizados pelo governo de Rondônia, no sábado (7). As obras, iniciadas em 18 de novembro, foram executadas pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância das ações para o desenvolvimento do estado. “A manutenção das rodovias é essencial, pois garantem o transporte da produção agrícola e pecuária para comercialização. Nossas estradas são a rota do progresso, fomentando a economia local e estadual, e o governo tem investido para mantê-las trafegáveis durante todo o ano.”

Segundo Nilson Oliveira, residente da 5ª Regional do DER-RO, o trecho recebeu serviços de limpeza lateral, construção de descidas d’água, patrolamento (reconformação da plataforma) e recomposição do revestimento primário (cascalhamento). “Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção. A via também é muito utilizada por pescadores de diversos lugares do estado, Brasil e do outros países”, explicou.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Eder André Fernandes, enfatizou que as rodovias sob responsabilidade do governo do estado recebem manutenção constante. “As equipes das 15 residências regionais do DER-RO trabalham para manter as estradas em condições seguras, permitindo assim, que a população trafegue sem riscos ou atrasos.”

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