conecte-se conosco


Rondônia

Léo Moraes vai criar duas secretarias

Publicado

Objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente, dando atenção especial aos mais necessitados

 

Léo Moraes agradeceu aos vereadores pela aprovação da nova estrutura organizacional do Município

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trânsito, destacou, na segunda-feira (6), o cumprimento de duas importantes promessas de campanha logo nos primeiros atos de sua gestão: a criação da Secretaria de Inclusão e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade.

“É preciso modernizar e dinamizar a gestão pública para que os resultados cheguem mais rápido aos munícipes. Porém, é necessário fazer tudo isso tendo um olhar de cuidado pelas pessoas, pensando nos mais vulneráveis e na proteção da vida de todos”, destacou o prefeito, que também enalteceu a postura da Câmara Municipal ao aprovar a matéria.

SEGURANÇA

Sobre a Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, Léo Moraes disse que ela tem como uma de suas funções a gestão da inteligência de trânsito, integrada à área de transporte, que faz parte da Infraestrutura da cidade. Compete a ela, planejar e supervisionar a criação da Guarda Civil Municipal, com foco na utilização de inteligência e no apoio à segurança pública proporcionada pelo Estado de Rondônia.

A ideia é que, através do uso de dados e tecnologia, a Secretaria faça o monitoramento, em tempo real, da segurança e do sistema de transporte, com foco em otimizar o fluxo viário, o transporte público e a acessibilidade de todos.

Ela também será responsável pela supervisão de projetos de engenharia de mobilidade, visando promover a integração entre diferentes modais de transporte. Outra atribuição, será coordenar ações de inteligência para identificar e solucionar possíveis gargalos e incidentes no trânsito, com o objetivo de minimizar os impactos negativos.

A Semtran passa a ser Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, cuidando da também da criação da Guarda Municipal

A Semtran passa a ser Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, cuidando da também da criação da Guarda Municipal

Outro ponto importante, é que a pasta atuará em colaboração com a Gestão por Resultado e com a Secretaria de Infraestrutura, na elaboração de relatórios e indicadores de desempenho viário, de forma a assegurar mais transparência nas políticas de mobilidade.

“Trata-se de um esforço intenso para transformar Porto Velho em um modelo de mobilidade urbana eficiente, sustentável e inovador, alinhado ao desenvolvimento urbano e à promoção da segurança e bem-estar dos cidadãos, entre outras atribuições”, completou o prefeito.

INCLUSÃO

O principal objetivo da Secretaria de Inclusão e Assistência Social é estreitar a relação com a sociedade, de maneira especial com as minorias e as associações, cujas atividades estão voltadas para o cunho social, ou seja, abraçar os que mais precisam de ajuda do poder público.

Com isso, a Prefeitura vai centralizar, em um único órgão, as atribuições voltadas para ações afirmativas e inclusivas, além de elaborar e executar políticas públicas direcionadas à população em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, as pessoas de baixa renda.

A gestão do prefeito Léo Moraes, por meio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, quer garantir maior efetividade na promoção dos direitos das mulheres, idosos, jovens e pessoas com deficiência.

“Queremos, desta forma, promover a igualdade racial, combater a homofobia e assegurar o acesso equitativo a oportunidades para essas pessoas”, pontuou.

OUTRAS ATRIBUIÇÕES

-Gerenciar o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e demais recursos orçamentários destinados à Assistência Social, assegurando a sua plena utilização e eficiente operacionalidade;
-Fortalecer os Conselhos Tutelares para o exercício da função;
-Implantar políticas voltadas para o público-alvo da educação especial, aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
-Garantir a Educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
-Políticas e diretrizes destinadas à promoção da igualdade racial e étnica;
-Combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e intolerância;
-Políticas para as mulheres;
-Políticas de enfrentamento às desigualdades no mundo do trabalho, entre outras.

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação educativa do Detran-RO sensibiliza população com os cuidados essenciais no trânsito, em Candeias do Jamari

Publicado

As ações educativas do Detran-RO acontecem em todo o estado, orientando a população para um trânsito mais seguro

Conscientização sobre acessibilidade e inclusão no trânsito, com orientações direcionadas principalmente aos pedestres, foi tema de ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no dia 23 de janeiro, na feira livre de Candeias do Jamari. As atividades foram desenvolvidas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Além das orientações, os participantes receberam materiais educativos, como panfletos informativos, e lixeirinhas personalizadas para veículos (Lixocar), incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no trânsito.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações educativas fortalecem, junto à sociedade, a importância de todos se comprometerem com a segurança, salvando vidas no trânsito.

SEGURANÇA VIÁRIA 

Durante o evento, foi reforçada a importância do uso correto da faixa de pedestres e o gesto de levantar a mão ao atravessar a via, chamado de ‘Sinal de Vida’, uma prática essencial para garantir maior visibilidade e segurança, especialmente em momentos de grande fluxo de veículos.

O produtor rural e feirante, Raimundo Pereira da Silva, de 30 anos, elogiou a iniciativa. “Essas orientações são muito importantes, ainda mais, em uma feira como essa, onde o movimento é intenso. Com certeza vai ajudar muita gente a se cuidar melhor no trânsito.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a atividade educativa demonstra o empenho da gestão estadual em promover um trânsito mais seguro e acessível, salientando a importância de atitudes simples, mas que salvam vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Chinelos confeccionados por reeducandos do sistema prisional são doados para serviços de saúde

Publicado

Os chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, foram entregues ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho

Com o intuito de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que colabora com a melhoria das condições de atendimento à população vulnerável, o governo de Rondônia, realizou no dia 10 de janeiro, a entrega de 150 pares de chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho.

Através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a doação visa atender a uma demanda por itens de higiene pessoal, roupas e calçados, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contribui para a integração das ações do sistema de justiça com os serviços de saúde, gerando um impacto na comunidade, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia com o bem-estar social.

Os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais

No Pronto Atendimento Ana Adelaide, os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais, responsáveis por encaminhar os itens aos pacientes em situação de vulnerabilidade.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a colaboração entre as instituições é essencial para promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A entrega das sandálias representa um ato de solidariedade, e uma forma de proporcionar um cuidado integral à saúde das pessoas”, salientou.

RESSOCIALIZAÇÃO

A mão de obra utilizada é dos reeducandos do projeto da Unidade Prisional do Vale do Guaporé, que alcança a média diária de fabricação de 90 pares de chinelos. A Lei de Execução Penal (LEP) assegura, ainda, a remição de pena através do trabalho, garantindo ao reeducando um dia de pena a menos, a cada três dias trabalhados.

DESTAQUE NACIONAL 

Em Rondônia, 69,40% da população carcerária está inserida em atividades laborais, o que coloca o estado em 1° lugar no ranking nacional, em número de reeducandos trabalhando durante o cumprimento de suas penas. Os dados foram publicados em outubro, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e são referentes ao período do segundo semestre de 2023, e no primeiro semestre de 2024.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância da ação na qual promove a justiça social, inclusão e ressocialização ao utilizar a mão de obra reeducanda. “Com o trabalho, oferecemos uma oportunidade de reintegração social e, ao mesmo tempo, suprimos uma necessidade da população em situação vulnerável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana