conecte-se conosco


Rondônia

Lançamento de Processo Seletivo, Multivacinação e ações municipalistas do Estado, são os destaques da semana

Publicado

Mutirão de vacinação acontece neste sábado (25), em todos os postos de saúde da capital rondoniense

MULTIVACINAÇÃO

Para melhorar a cobertura vacinal no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Agevisa, organiza junto aos municípios uma campanha de multivacinação. O evento acontece neste sábado (25). O alerta é para a possibilidade do retorno de doenças que já estavam em processo de erradicação ou erradicadas no Brasil e que precisam ser mantidas sob controle sanitário.

Matéria na íntegra

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Audiência acontece em modelo híbrido, entre 10h e 12h, horário de Brasília

A audiência pública para apresentar detalhes sobre projeto do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia acontecerá em modelo híbrido, no dia 29 de junho, entre 10h e 12h, horário de Brasília, nas dependências da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, São Paulo/SP.

Para participar basta acessar o link https://tvb3.com.br/home e preencher o formulário informado até o dia anterior à data programada.

Matéria na íntegra

PROCESSO SELETIVO

Nesta semana, o Governo de Rondônia abriu quatro editais para Processo Seletivo Simplificado, oferecendo oportunidades de trabalho em diversas áreas, como: Saúde, Assistência Social, Psicologia, Regularização Fundiária e entre outras. As vagas abrangem do nível intermediário ao superior, com campo de atuação designado para Porto Velho e outros municípios do Estado.

Matéria na íntegra

APRIMORAMENTO

Obras de asfalto avançam com “Tchau Poeira”

O Projeto Tele-UTI Obstétrica promovido pelo Ministério da Saúde, capacita a partir deste mês, a equipe multiprofissional da unidade de terapia intensiva – UTI adulta, maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, com foco no atendimento de gestantes diagnosticadas com a covid-19 e outras comorbidades de alto risco.

Matéria na íntegra

INFRAESTRUTURA

O Governo de Rondônia ultrapassou a marca de mil quilômetros de asfalto destinados aos municípios. Esse montante corresponde a todas as obras que já possuem comprometimento orçamentário. O que abrange serviços de microrrevestimento, recapeamento e asfalto novo para os 52 municípios.

Matéria na íntegra

OPERAÇÃO SORRISO

Nesta semana, o Governo de Rondônia, por meio da Sesau e, em parceria com a Operação Sorriso, realizou a abertura do programa cirúrgico para crianças nascidas com fissuras labiopalatinas. O programa que acontece pela 8ª vez em Rondônia, visa atender 50 pacientes gratuitamente.

No primeiro dia foi feita uma triagem para garantir que os pacientes estejam em condições clínicas ideais para realizarem o procedimento.

Matéria na íntegra

MAQUINÁRIOS

Entrega serviu como premissa para implementar as atividades de assistência técnica e extensão rural em Rondônia

Na quarta-feira (22), o distrito de Nova Samuel, que fica cerca de 45 quilômetros de Candeias do Jamari, foi mais um dos beneficiados pelas ações municipalistas do Governo de Rondônia, com a entrega de um caminhão caçamba para reforçar a agricultura familiar e outras necessidades da região como: serviços de abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais, facilitando a trafegabilidade para o escoamento da produção rural.

Matéria na íntegra

ESTRADAS

Desde o início do ano, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, vem realizando por execução direta as obras para pavimentação da Estrada do Nazaré, que dá acesso ao Presídio Agenor de Carvalho, em Ji-Paraná.

Equipes de topografia e do laboratório de análise de solo estão trabalhando em conjunto à 8ª Residência Regional do DER e a Usina de Asfalto do DER em Ji-Paraná.

Matéria na íntegra

CICLOVIAS

Ciclovias dão mais segurança aos ciclistas trafegarem pelas margens das rodovias

Com o intuito de fortalecer novos caminhos e incentivar o esporte que o Governo de Rondônia construiu, com recurso próprio e execução direta do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, cinco ciclovias e uma ciclofaixa, construídas em paralelo às rodovias Estaduais, trazendo mais qualidade de vida e segurança aos ciclistas rondonienses.

Matéria na íntegra

CERTIFICADO

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon recebeu o certificado de nível IV, que representa o nível máximo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, Distrito Federal e municípios – Pró-Gestão. A conquista se refere a um programa da Secretaria de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência – MTP.

Matéria na íntegra

SAÚDE MENTAL

Em tempos de isolamento social, perdas coletivas vivenciadas pela comunidade escolar de Rondônia e com a retomada no formato presencial o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc e o Núcleo de Saúde Ocupacional – NSO, realiza parceria com Clínica das Emergências para atendimento psicológico online  de plantão e psicoterapia para alunos, pais e servidores da Rede Estadual de Educação de Rondônia.

Matéria na íntegra

ESCOLAS MILITARES

Abertura oficial aconteceu na terça-feira e contou com a presença de dezenas de gestores

Com a finalidade de fortalecer a atuação da equipe gestora das escolas militares do Estado, a Secretaria de Estado da Educação realizou na última terça-feira (21), a abertura oficial da Formação Continuada.

O evento ocorreu no auditório de uma instituição de ensino superior, em Cacoal.

Matéria na íntegra

NOVO ENSINO MÉDIO

Foi encerrado na última quinta-feira (23), o Seminário de Lançamento do Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado de Rondônia. O evento que teve início da segunda-feira (20), destinado às escolas de Porto Velho, foi realizado no auditório da Escola Estadual Major Guapindaia.

Dentre as atividades coordenadas pela Seduc, estão palestras, oficinas, roda de conversa e abertura para questionamentos e dúvidas sobre as novas diretrizes curriculares.

Matéria na íntegra

ENTREGAS

Para implementar as atividades de assistência técnica e extensão rural, voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos 52 municípios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, promoveu a entrega de 92 veículos dos projetos “Consultec” e “Paisagens Sustentáveis da Amazônia-Brasil”, além de 180 notebooks para a Emater.

Matéria na íntegra

REFORÇO À SEGURANÇA

Visando a missão de fortalecer a Segurança Pública do Estado, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, realizou na quarta-feira (22), a entrega de viaturas, pistolas, munições, coletes, escudos, capacetes balísticos e mochilas táticas para reforçar as ações realizadas pelas polícias do Estado.

Matéria na íntegra

FINANÇAS

Para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual – Refaz, basta entrar no portal do contribuinte, fazer as simulações e gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – Dare. As reduções para dívidas com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS podem chegar até 95% à vista, e até 65% a prazo, no parcelamento máximo de 120 meses (10 anos).  Já o IPVA, quem tem débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020, pode pagar com redução de até 95% de pagamento à vista e 75% a prazo, com possibilidade de parcelamento de até 15 vezes.

Matéria na íntegra

BIOECONOMIA

O Termo de Cooperação Técnica que viabiliza o compartilhamento de conhecimentos voltados aos estudos e desenvolvimento de projetos de carbono e restauração florestal com foco em mercados regulados e voluntários foi assinado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec e do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, na segunda-feira (20).

Matéria na íntegra

RONDÔNIA CIDADÃ

Apresentação e cadastramento no “Geração Emprego”, elaboração de currículos, orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital, Passe Livre, 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), entre outros serviços essenciais, como fisioterapia com liberação miofascial, teste de glicemia e aferição de pressão arterial serão disponibilizados pela segunda vez, para a população de Cacoal e adjacências em mais uma edição do programa estadual “Rondônia Cidadã”.

A programação vai acontecer no próximo sábado (25), das 8h às 16h, e no domingo (26), das 8h às 13h, na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Josino Brito, no Bairro Escola Floresta.

Matéria na íntegra

TECNOLOGIA

Os cursos, treinamentos e capacitações a distância oferecidos pela Escola de Governo de Rondônia, estão reunidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Desenvolvido pela Superintendência Estadual da Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, a ferramenta passou a ser utilizada pela Escola de Governo, hoje, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, com o intuito de proporcionar maior efetividade nas atividades intelectuais dos servidores públicos estaduais, municipais e da comunidade em geral, além de fortalecer o papel institucional por meio do uso da tecnologia.

Matéria na íntegra

CONDUTORES EM AÇÃO

Condutores são orientados sobre os itens de segurança veicular

Com o objetivo de conscientizar o condutor a aderir as medidas de segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia vem desenvolvendo o projeto “Condutores em Ação”, com a realização de blitzes educativas todas quartas e quintas-feiras à noite, em várias regiões de Porto Velho.

Na noite de quarta-feira (22), a ação aconteceu na BR-319, no trecho urbano e na Avenida Vieira Caúla sentido bairro, zona Leste da Capital.

Matéria na íntegra

PORTAL DO CIDADÃO

Para automatizar e tornar online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”, a Setic em parceria com a Sugesp, desenvolveu a Plataforma “Portal do Cidadão”.

O lançamento acontecerá na próxima terça-feira (28), em Porto Velho, no Palácio Rio Madeira.

Matéria na íntegra

GESTÃO

Os processos que envolvem todo o ciclo de captação de recursos oriundos da União para o estado de Rondônia, por meio das transferências voluntárias, estão sendo repassados constantemente a servidores estaduais e municipais; pela equipe que compõe a coordenação da Unidade Gestora Estadual da Rede + Brasil – Rondônia, instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog.

Matéria na íntegra

COMBATE A QUEIMADAS

Com a chegada do tempo seco e a escassez das chuvas e para ajudar a combater as queimadas, o Governo de Rondônia por meio da Sedam, realiza a campanha anual, durante os meses de junho, julho e agosto, para conscientizar a população quanto a esse problema que prejudica o meio ambiente, fauna, flora, e ameaça a segurança e a saúde das pessoas.

Neste ano, a campanha reforça a importância da participação de todos na prevenção, tendo como tema “Educar é prevenir”.

Matéria na íntegra

TURISMO

Memorial Rondon será um dos locais sinalizados em Porto Velho

O projeto de sinalização turística para 22 municípios de Rondônia foi concluído pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp. A demanda, solicitada pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia – Setur, tem o intuito de indicar os atrativos turísticos do Estado e orientar os usuários turistas a atingirem os destinos pretendidos.

O projeto contempla toda a diagramação de placas para a identificação de cada local, sejam eles, patrimônios arquitetônicos, cultural e natural.

Matéria na íntegra

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Adesão à Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Orfandade reforça proteção a jovens vulneráveis

Publicado

A Rede de Proteção objetiva fortalecer as ações de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado

Para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de orfandade, o governo de Rondônia oficializou a adesão à Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia. A iniciativa tem como objetivo a criação e implementação de estratégias que assegurem os direitos fundamentais desses jovens, sobretudo àqueles que enfrentam condições de maior vulnerabilidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Rede de Proteção visa fortalecer as ações voltadas à proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado, e a construção de política pública de proteção, através do trabalho em conjunto com todas as instituições participantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa para garantir o cumprimento de políticas que promovam o acolhimento, educação, saúde e segurança das crianças e adolescentes. A Rede de Proteção também terá uma função na articulação de parcerias interinstitucionais, fomentando ações integradas que possibilitem o acesso a oportunidades e construção de um futuro mais digno. “A adesão simboliza o engajamento do governo com a proteção das crianças e adolescentes, especialmente para aqueles em situação de maior fragilidade. Vamos continuar trabalhando para desenvolver políticas públicas efetivas, garantir o cumprimento dos direitos e oferecer suporte para que tenham oportunidades de superar os desafios da orfandade.”

Conforme a gerente de Saúde Escolar da Seduc, Mara Cristiane Carvalho Santana, no intuito de mobilizar e ampliar a discussão em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que enfrentam a situação de orfandade no estado, foi realizado em agosto, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos no Estado de Rondônia. “O intuito foi mobilizar e sensibilizar os poderes estaduais para se aprofundarem ética e politicamente na questão da orfandade, visando a construção de uma política estadual universal de proteção integral às crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, com evidência às suas responsabilidades perante a situação apresentada”, explicou.

A Seduc destacou as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso

De acordo, ainda, com a Seduc, durante as discussões entre os participantes no seminário, acerca dos conceitos e da desproteção social de orfandade, as ações e proteções do executivo estadual às crianças e adolescentes, os posicionamentos dos conselhos de direitos quanto à questão da orfandade, resultou na declaração de uma Carta Compromisso.

A Seduc destacou, também, as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso em prol do Sistema de Proteção e Garantia de crianças e adolescentes vítimas de Orfandade no estado.

São elas:

  • Potencializar o sistema de garantia integral no direito de crianças e adolescente vítimas de orfandade;
  • Intensificar a produção de dados relacionados com a orfandade de crianças e adolescentes;
  • Ampliar a busca ativa por meio de Políticas Públicas voltada para crianças e adolescentes no contexto da orfandade; e
  • Atuar nos espaços coletivos (comunidade escolar) de atendimento a crianças e adolescente sob a perspectiva dos direitos humanos.

A composição da Rede de Proteção do Estado abrange diversas instituições do estado

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que a Rede de Proteção procura ser um espaço de articulação entre diferentes atores sociais, como o Poder Público, entidades não governamentais e a sociedade civil, para garantir que as necessidades dos jovens sejam priorizadas nas políticas públicas do estado. A expectativa é que, por meio desse trabalho conjunto, seja possível enfrentar as desigualdades e construir uma rede de proteção mais sólida e eficaz.

“Com a adesão, a Secretaria dá um importante exemplo de engajamento em uma causa que ainda enfrenta muitos desafios em todo o país, demonstrando que o caminho para transformação social começa com a valorização e o cuidado com as futuras gerações.”

ENTIDADES PARTICIPANTES

A composição da Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia abrange, além da Seduc, diversas instituições do estado até o momento, tais como Poder Judiciário do Estado De Rondônia (TJRO); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Defensoria Pública da União (DPU/RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA); Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP/RO); Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região (CRSS/RO); e Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado De Rondônia (ACTRON/RO).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Manutenção e recuperação da RO-135 entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia são concluídas

Publicado

Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção

 

Os serviços de manutenção e recuperação da Rodovia-135, no trecho não pavimentado entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia, no município de Alta Floresta d’Oeste foram finalizados pelo governo de Rondônia, no sábado (7). As obras, iniciadas em 18 de novembro, foram executadas pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância das ações para o desenvolvimento do estado. “A manutenção das rodovias é essencial, pois garantem o transporte da produção agrícola e pecuária para comercialização. Nossas estradas são a rota do progresso, fomentando a economia local e estadual, e o governo tem investido para mantê-las trafegáveis durante todo o ano.”

Segundo Nilson Oliveira, residente da 5ª Regional do DER-RO, o trecho recebeu serviços de limpeza lateral, construção de descidas d’água, patrolamento (reconformação da plataforma) e recomposição do revestimento primário (cascalhamento). “Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção. A via também é muito utilizada por pescadores de diversos lugares do estado, Brasil e do outros países”, explicou.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Eder André Fernandes, enfatizou que as rodovias sob responsabilidade do governo do estado recebem manutenção constante. “As equipes das 15 residências regionais do DER-RO trabalham para manter as estradas em condições seguras, permitindo assim, que a população trafegue sem riscos ou atrasos.”

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana