Porto Velho
Instalação de ecobueiros avança em Porto Velho
Porto Velho
Operação tapa
Comentários Facebook
Porto Velho
Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho
Comentários Facebook
-
Agronegócio17 de fevereiro de 2026, 08:31Safra de café deve atingir recorde em 2026 e reforçar ciclo de preços firmes
-
Esportes15 de fevereiro de 2026, 23:30São Paulo vence Ponte Preta e garante vaga nas quartas do paulistão
-
Esportes16 de fevereiro de 2026, 00:00Flamengo vence o Botafogo e avança às semifinais do Campeonato Carioca
-
Esportes15 de fevereiro de 2026, 23:30Palmeiras empata com Guarani e enfrentará o Capivariano nas quartas do Paulistão
-
Esportes16 de fevereiro de 2026, 00:00Corinthians supera São Bernardo e avança às quartas de final do Paulistão
-
Esportes16 de fevereiro de 2026, 22:30Dupla brasileira Fonseca/Melo estreia com vitória no Rio Open
-
Policial18 de fevereiro de 2026, 18:01PRF em Rondônia intensifica fiscalização e registra diversas ocorrências durante o período de Carnaval
-
Porto Velho17 de fevereiro de 2026, 09:30Nesta terça-feira (17) terá desfile de blocos de carnaval em PVH


Implementada no ano passado, a política de instalação de ecobueiros em Porto Velho segue intensificada em 2026. Também denominados de “bueiros inteligentes”, esse sistema de limpeza urbana atua como uma barreira que impede o avanço de detritos mais pesados e poluentes para dentro da rede de drenagem, além de evitar que resíduos cheguem aos rios e canais da cidade.
“É um trabalho que vem sendo desempenhado com estratégia, dedicação e inteligência. Os ecobueiros funcionam como uma barreira: as grades atuam como filtros, permitindo que as equipes de limpeza urbana retirem os resíduos diariamente. É mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou nesta semana a operação tapa-buraco no distrito de Jacy Paraná. A ação contempla as principais vias que necessitam de intervenção, priorizando trechos com maior fluxo de veículos e circulação de pedestres.
Chegar à Praça Jacques Demolay, na noite desta sexta-feira (20), e ver tantos pais com crianças pequenas já dizia muito sobre o clima do evento. Era fácil perceber que ali estavam meninos e meninas em fase de descoberta, curiosos, cheios de perguntas e com os olhos atentos ao céu.
Com telescópios montados na praça e imagens de galáxias e planetas sendo apresentadas ao público, o Clube de Astronomia cumpriu o objetivo de tornar o conhecimento mais acessível. Maria Andrade, integrante e bolsista do projeto, explicou que a missão do grupo é levar a ciência para a sociedade de forma simples e gratuita. “A gente busca explicar com linguagem fácil, com elementos visuais, para que todos possam entender. O telescópio, por exemplo, não é um equipamento barato, então trazer isso para a praça permite que muitas pessoas tenham uma experiência que talvez nunca teriam”.
Entre os participantes também estava a física Guiomar Gonçalves, formada pela Unir, que levou familiares para acompanhar a atividade. Para ela, ações como essa fortalecem a divulgação científica. “Todo mundo gosta de ciência, gosta de descobrir coisas novas. Trazer esse tipo de atividade para a praça amplia o acesso e desperta interesse, principalmente nas crianças”.