conecte-se conosco


Rondônia

Inclusão e acessibilidade são fortalecidas pelo governo de RO com políticas públicas de incentivo ao esporte

Publicado

A convocação do atleta para o Pan-Americano é resultado do seu talento e também das políticas públicas de incentivo do governo de Rondônia

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, oficializado no país em 2005, por meio da Lei nº 11.133 e que tem como propósito promover a reflexão sobre inclusão, acessibilidade e respeito aos direitos de todos os cidadãos. O governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), mantém o compromisso de apoiar e valorizar os atletas paralímpicos. A presença das modalidades adaptadas nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) simboliza a igualdade de oportunidades e reforça a inclusão e a diversidade.

ATLETA PARALÍMPICO

O rondoniense Guilherme Collares foi convocado para representar o Brasil no Pan-Americano nesta semana

Um dos exemplos mais inspiradores deste trabalho é o jovem atleta paralímpico de tênis de mesa Guilherme Collares, convocado esta semana para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, no Chile. Morador do bairro Cristal da Calama, em Porto Velho, Guilherme começou sua trajetória esportiva com apoio do programa Pró-Atleta, iniciativa do governo de Rondônia que garante suporte a talentos locais.

Em 2024, o atleta conquistou o vice-campeonato brasileiro paralímpico Classe 7, feito que lhe abriu as portas para treinar com a seleção brasileira no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Desde então, vem acumulando experiência em competições internacionais, inclusive em uma temporada de treinos na França.

Atualmente residindo em São Paulo, onde se dedica integralmente à carreira esportiva, Guilherme segue como exemplo de superação, disciplina e perseverança. O atleta também foi contemplado com o Bolsa Atleta, programa que assegura recursos financeiros para esportistas de alto rendimento, possibilitando maior dedicação aos treinamentos e competições.

RECONHECIMENTO COLETIVO

Segundo o presidente da Federação de Tênis de Mesa de Rondônia, Jesse Tagino, o progresso da modalidade no estado está diretamente ligado ao apoio recebido. “A federação alcançou um patamar de excelência graças à parceria estratégica entre o governo, a federação, clubes e os atletas. Essa colaboração é essencial para o nosso crescimento e reconhecimento nacional”, destacou.

O atleta, Guilherme Collares fez questão de agradecer o incentivo do governo do estado. “As passagens aéreas são um auxílio essencial que nos permite participar dos eventos nacionais e garantir nossa vaga na seleção brasileira. Agradeço o apoio, sem o qual não teríamos alcançado esse objetivo”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o esporte é um dos caminhos mais poderosos para promover a igualdade. “Atletas como o Guilherme Collares mostram que, com apoio e dedicação, é possível transformar vidas e inspirar gerações,” salientou.

De acordo com o Secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a convocação do atleta para o Pan-Americano é resultado do seu talento e também das políticas públicas de incentivo que o governo de Rondônia tem desenvolvido.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Obras de pontes na RO-460 ampliam segurança e melhoram trafegabilidade entre Buritis e Rio Pardo

Publicado

A ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo já foi concluída e liberada para o tráfego

Duas importantes obras de infraestrutura estão em execução na RO-460, no trecho que liga o município de Buritis ao distrito de Rio Pardo, em Porto Velho. A primeira, uma ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo, já foi concluída e liberada para o tráfego, oferecendo mais segurança aos motoristas e moradores. A nova estrutura substitui a antiga travessia, garantindo melhores condições de circulação. A segunda ponte, também com 30 metros de extensão, está sendo construída sobre o Rio Viola e segue em ritmo acelerado.

As intervenções, executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), têm como objetivo melhorar a trafegabilidade da região e proporcionar mais segurança à população local.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as pontes representam mais do que travessias seguras, elas significam desenvolvimento e dignidade para quem vive e produz nessa região. “Estamos investindo em obras que trazem resultados imediatos para quem precisa se deslocar diariamente. Essas pontes vão facilitar o transporte da produção e garantir mais segurança para o cidadão”, ressaltou.

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, destacou a importância das pontes. “Estamos trabalhando para garantir que a população tenha condições de ir e vir com segurança e que o escoamento da produção continue fortalecendo a economia do nosso estado.”

Luciano Costa passa pela RO-460 todos os dias, feliz com a nova ponte

Segundo o coordenador de Operações e Fiscalização do DER, Leandro Risso, “a ponte que está concluída foi executada dentro dos padrões necessários, e a do Rio Viola está sendo construída com toda eficiência para garantir a durabilidade e segurança”, explicou.

O fazendeiro Luciano Costa Melo, que vive nas proximidades, comemorou. Para ele, as obras representam um alívio no dia a dia. “A gente sofria muito na época das chuvas, porque era perigoso passar. Agora, com a nova ponte e outra chegando, vai ser bem melhor para a segurança das famílias e para escoar nossa produção”, disse.

O responsável pelas obras da 15ª Residência Regional do DER-RO, em Buritis, Paulo Cezar, enfatizou o empenho das equipes. “Temos trabalhado com afinco para que a população seja beneficiada e a obra termine o quanto antes. A ponte sobre o Rio Viola, assim como a do Rio Pardo, será um marco de melhoria para a região.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO leva mutirão integrado de CAR e Regularização Ambiental para o município de Governador Jorge Teixeira

Publicado

A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra

Com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade e promover a preservação ambiental na região, o governo de Rondônia realiza de 22 a 26 de setembro, um mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Regularização Ambiental no município de Governador Jorge Teixeira. A ação é conduzida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). A programação acontece no auditório da Prefeitura Municipal e tem como público-alvo os produtores rurais com imóveis de até quatro módulos fiscais.

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores, garantindo maior agilidade na regularização de seus imóveis rurais. Além de promover a conformidade ambiental, também estão sendo cadastrados potenciais beneficiários para receberem pagamentos por serviços ambientais por meio do Projeto Floresta + Amazônia. A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do mutirão na valorização  do produtor rural. “O governo trabalha para garantir que o desenvolvimento do campo caminhe junto com a preservação ambiental. Com ações como o mutirão, fortalecemos a sustentabilidade, apoiamos os produtores e criamos condições para que Rondônia seja referência em regularização e produção responsável.”

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores

De acordo com o  coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o trabalho conjunto reforça o comprometimento da gestão estadual com o desenvolvimento rural responsável. “Esse trabalho é fundamental para aproximar o produtor das políticas públicas de regularização ambiental. O CAR e a regularização garantem segurança jurídica e ainda abrem portas para benefícios como o acesso ao Projeto Floresta + Amazônia, que valoriza quem preserva”, destacou. 

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a regularização dos imóveis rurais fortalece uma produção sustentável. “O governo de Rondônia tem investido em ações práticas e descentralizadas para que os produtores rurais de todos os municípios tenham acesso às ferramentas de regularização. A iniciativa em Governador Jorge Teixeira demonstra que sustentabilidade e desenvolvimento podem andar juntos”, afirmou. 

Esta é mais uma ação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado por uma instituição financeira mundial, executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil). 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana