conecte-se conosco


Rondônia

Hemocentros de Rondônia estão com estoque baixo de sangue e população é alertada para fazer doação

Publicado

Entre as tipagens sanguíneas, o tipo O- (O Negativo), considerado universal e que pode ser utilizado em qualquer pessoa, é um dos mais procurados

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convoca, com urgência, doadores de sangue e pessoas em geral que queiram participar desta ação, devido aos estoques dos hemocentros estarem abaixo da média. A entidade ressalta que, durante todo esse período, em que muitos doadores estão de férias ou viajando, atua no enfrentamento do desabastecimento na hemorrede do estado.

Entre as tipagens sanguíneas, o tipo O- (O Negativo), considerado universal, e que pode ser utilizado em qualquer pessoa, é um dos mais procurados, sendo essencial para pacientes graves, vítimas de acidentes e aqueles em tratamento de doenças como câncer, que frequentemente necessitam de transfusões. Conforme a Fhemeron, a eventual escassez desse tipo sanguíneo pode colocar em risco a vida de muitos pacientes que dependem dele para tratamentos, tornando a doação, ainda mais urgente.

SEJA UM DOADOR

As doações de sangue têm um impacto direto e positivo na vida de muitas pessoas, e cada doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue é utilizado em diversas situações de urgência e tratamentos. O processo é simples e seguro, no qual o doador passa por uma triagem, e a coleta dura cerca de 10 a 15 minutos. Após o ato, o doador recebe orientações para garantir uma recuperação tranquila e pode retomar suas atividades normalmente após um breve repouso.

O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, faz um apelo à comunidade. “Neste momento, enfrentamos uma situação delicada nos estoques, e para atender a demanda vinda dos 52 municípios, precisamos garantir que as doações aconteçam nas unidades. Vale ressaltar que, antes de fazer a doação, o colaborador deve verificar alguns requisitos práticos que envolve seu estado de saúde, principalmente quanto aos sintomas gripais quais podem aparecer”, explicou.

Confira os requisitos para ser doador:

As doações têm um impacto direto e positivo na vida de muitas pessoas, e ato pode salvar até quatro vidas

  • Estar bem de saúde e alimentado;
  • Estar atento com os sintomas gripais, a exemplo da covid-19;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (em caso de menores, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias; e
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias.

ONDE DOAR?

Os interessados em fazer parte da mobilização podem procurar um hemocentro estadual mais próximo. As unidades estão em funcionamento nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. O hemocentro coordenador está localizado na Capital, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Política RO

Possível troca na Casa Civil de Rondônia pode fortalecer relação entre Executivo e Legislativo e pavimentar caminho de Marcos Rocha ao Senado

Publicado

por

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União)

 

Os rumores sobre a exoneração de Junior Gonçalves da Chefia da Casa Civil do Governo de Rondônia ganham força nos bastidores políticos. Analistas como Robson Oliveira, da coluna Resenha Política, e Sérgio Pires, do Opinião de Primeira, apontam que a substituição pode ser estratégica para estreitar os laços entre o Executivo estadual e os deputados da Assembleia Legislativa.

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União). Resende, conhecido por sua habilidade de articulação política e eficiência como gestor, foi figura de destaque no início da gestão Rocha. Caso assuma a Casa Civil, sua atuação pode contribuir para melhorar as relações com o Legislativo, além de recuperar o diálogo com servidores públicos e a equipe governamental, que enfrenta desgaste interno.

Junior Gonçalves, irmão do vice-governador Sérgio Gonçalves, tem demonstrado habilidade em se manter no cargo, mesmo diante de crises e pressões para sua saída. Porém, as atuais circunstâncias políticas podem dificultar sua permanência. Analistas indicam que, se a troca for concretizada, o Governo pode fortalecer sua base na Assembleia Legislativa, essencial para projetos futuros, incluindo uma possível candidatura de Marcos Rocha ao Senado em 2026.

Elias Resende surge como um nome estratégico nesse contexto, sendo visto como peça-chave para pavimentar o caminho político do governador e ampliar sua influência no cenário estadual e federal. A confirmação dessa possível mudança deve impactar diretamente a governabilidade e o cenário político em Rondônia nos próximos anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Justiça suspende liminar e mantém aumento de salário para prefeito, vice e secretários de cidade de Rondônia

Publicado

por

O Tribunal de Justiça de Rondônia analisou nesta quarta-feira (22) o agravo de instrumento interposto pelo Município de Jaru contra decisão liminar da 2ª Vara Cível que havia determinado a suspensão da Lei Municipal n° 3.882/2024. A norma, aprovada em novembro de 2024, prevê o reajuste dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais a partir da legislatura de 2025.

O município sustentou que a fixação de subsídios dos agentes políticos está regulada diretamente pela Constituição Federal, que exige o respeito ao princípio da anterioridade legislativa, sem que se aplique o prazo de 180 dias da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda, a administração argumentou que o reajuste não geraria impacto orçamentário imediato, pois os valores foram fixados para o mandato subsequente, respeitando os limites estabelecidos na LRF.

Em análise, o desembargador Hiram Souza Marques considerou a via da ação popular, utilizada pelos autores, válida para questionar a legislação, mas destacou que o aumento proposto está em conformidade com o artigo 29 da Constituição Federal. Ele ressaltou que a norma aprovada respeita a anterioridade e não infringe os princípios constitucionais ou a LRF, por se tratar de matéria de natureza constitucional e de aplicação futura.

Com base nesse entendimento, foi concedido o efeito suspensivo ao agravo, restabelecendo a vigência da Lei Municipal n° 3.882/2024 até a análise definitiva do mérito.

Decisão similar foi tomada pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos da 1ª Câmara Especial do TJ/RO em 14 de janeiro, quando decidiu pela cassação da liminar do juízo de Jaru, que havia suspendido os efeitos da Lei Municipal nº 3.883/2024, que autorizava o reajuste dos salários dos vereadores desta cidade.

Com as decisões do Tribunal de Justiça de Rondônia, as leis Municipal n° 3.882/2024 e nº 3.883/2024 retornam sua vigência autorizando o reajuste dos salários dos gestores públicos do executivo e legislativo municipal até julgamento do mérito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana