conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO soluciona problema histórico com entrega de títulos no bairro Costa e Silva

Publicado

Moradores do bairro Costa e Silva receberam títulos do governo de Rondônia

Emoção, alegria, gratidão e vitória. Esse é um dia que ficará marcado na história das 116 famílias do bairro Costa e Silva, em Porto Velho, devido à conquista histórica, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), no auditório da Escola Major Guapindaia, com a entrega feita pelo governo de Rondônia de títulos urbanos para moradores que esperavam pela escritura há décadas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha entregou cada um dos títulos aos moradores e disse que a iniciativa fortalece as ações do Programa Regulariza Rondônia, coordenado pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), lançado na manhã desse mesmo dia com entrega de títulos no Núcleo 10 de Junho, no bairro Três Marias.” O novo programa do governo de estado tem a missão de dar uma nova guinada na regularização dos lares rondonienses, estendendo o benefício para áreas urbanas e rurais de todos os municípios do estado.”

Governo de Rondônia em proporcionar mais dignidade para as famílias rondonienses

O governador também destacou o impacto positivo da regularização no progresso do estado.” Essa entrega de títulos faz parte do compromisso do governo de Rondônia em proporcionar mais dignidade para as famílias rondonienses e gerar mais desenvolvimento para o estado, que está destacando-se como um bom lugar para viver e trabalhar, através das ações do governo do estado, que tem fortalecido serviços, obras e programas para beneficiar a população dos 52 municípios.

O secretário da Sepat, David Inácio, destacou que nos últimos dois anos o governo do estado já investiu mais de R$ 40 milhões na regularização fundiária de Rondônia. “Temos condições de entregar muito mais títulos devido à destinação de recursos, tecnologias e parcerias, para, através da regularização, levar mais dignidade, segurança jurídica e oportunidades para as famílias rondonienses e contribuir para o desenvolvimento do estado.” Cada lar escriturado significa que aquela família tem o seu direito a moradia garantido, está sobre a proteção do estado e o imóvel é valorizado.

VIBRARAM DE ALEGRIA

Entre os beneficiados no Costa e Silva está Maria Helena da Silva, 85 anos

Os moradores do bairro Costa e Silva vibraram a cada entrega dos títulos, comemorando a vitória uns dos outros em finalmente terem o título de suas casas em mãos. O problema que se arrastava por décadas foi vencido através das ações estratégicas do governo de Rondônia, através da Sepat, e além do bairro Costa e Silva e Três Marias, deve alcançar muito mais bairros em Porto Velho ainda esse ano.

Entre os beneficiados no Costa e Silva está Maria Helena da Silva, 85 anos, que explicou o motivo de tamanha alegria ao receber o título.” Hoje é um dia de recordar a luta para ter uma moradia, todas as conquistas, é um momento de gratidão, muitos vizinhos meus morreram esperando o título, mas eu consegui viver esse momento. Sozinha com dois filhos para criar, Maria conseguiu o terreno onde há 40 anos é seu lar, e trabalhava até nos fins de semana fazendo faxina para construir a casa, e no início era só de madeira sem nem ter um piso, mas hoje está do jeito que ela gosta e escriturada.

A cerimônia também foi marcada pela honra à memória do falecido presidente do bairro

A cerimônia também foi marcada pela honra à memória do falecido presidente do bairro, José Félix, mas conhecido como “Pera”. A filha dele, a dona de casa Vera Lúcia da Silva, se encheu de alegria ao relatar o esforço do pai em lutar por melhorias para o Costa e Silva e de vivenciar a vitória dos moradores do bairro. “É um orgulho para o bairro, Deus já recolheu o meu pai, que tanto batalhou para isso, mas nós temos aqui a nossa rainha, nossa mãe que vai fazer 90 anos esse mês, e recebeu esse título como um presente que meu pai deixou para ela. Não importa o tempo que passou, que foram 38 anos, o que importa é que valeu a pena, só temos gratidão ao governo de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Obras de pontes na RO-460 ampliam segurança e melhoram trafegabilidade entre Buritis e Rio Pardo

Publicado

A ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo já foi concluída e liberada para o tráfego

Duas importantes obras de infraestrutura estão em execução na RO-460, no trecho que liga o município de Buritis ao distrito de Rio Pardo, em Porto Velho. A primeira, uma ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo, já foi concluída e liberada para o tráfego, oferecendo mais segurança aos motoristas e moradores. A nova estrutura substitui a antiga travessia, garantindo melhores condições de circulação. A segunda ponte, também com 30 metros de extensão, está sendo construída sobre o Rio Viola e segue em ritmo acelerado.

As intervenções, executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), têm como objetivo melhorar a trafegabilidade da região e proporcionar mais segurança à população local.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as pontes representam mais do que travessias seguras, elas significam desenvolvimento e dignidade para quem vive e produz nessa região. “Estamos investindo em obras que trazem resultados imediatos para quem precisa se deslocar diariamente. Essas pontes vão facilitar o transporte da produção e garantir mais segurança para o cidadão”, ressaltou.

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, destacou a importância das pontes. “Estamos trabalhando para garantir que a população tenha condições de ir e vir com segurança e que o escoamento da produção continue fortalecendo a economia do nosso estado.”

Luciano Costa passa pela RO-460 todos os dias, feliz com a nova ponte

Segundo o coordenador de Operações e Fiscalização do DER, Leandro Risso, “a ponte que está concluída foi executada dentro dos padrões necessários, e a do Rio Viola está sendo construída com toda eficiência para garantir a durabilidade e segurança”, explicou.

O fazendeiro Luciano Costa Melo, que vive nas proximidades, comemorou. Para ele, as obras representam um alívio no dia a dia. “A gente sofria muito na época das chuvas, porque era perigoso passar. Agora, com a nova ponte e outra chegando, vai ser bem melhor para a segurança das famílias e para escoar nossa produção”, disse.

O responsável pelas obras da 15ª Residência Regional do DER-RO, em Buritis, Paulo Cezar, enfatizou o empenho das equipes. “Temos trabalhado com afinco para que a população seja beneficiada e a obra termine o quanto antes. A ponte sobre o Rio Viola, assim como a do Rio Pardo, será um marco de melhoria para a região.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO leva mutirão integrado de CAR e Regularização Ambiental para o município de Governador Jorge Teixeira

Publicado

A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra

Com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade e promover a preservação ambiental na região, o governo de Rondônia realiza de 22 a 26 de setembro, um mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Regularização Ambiental no município de Governador Jorge Teixeira. A ação é conduzida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). A programação acontece no auditório da Prefeitura Municipal e tem como público-alvo os produtores rurais com imóveis de até quatro módulos fiscais.

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores, garantindo maior agilidade na regularização de seus imóveis rurais. Além de promover a conformidade ambiental, também estão sendo cadastrados potenciais beneficiários para receberem pagamentos por serviços ambientais por meio do Projeto Floresta + Amazônia. A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do mutirão na valorização  do produtor rural. “O governo trabalha para garantir que o desenvolvimento do campo caminhe junto com a preservação ambiental. Com ações como o mutirão, fortalecemos a sustentabilidade, apoiamos os produtores e criamos condições para que Rondônia seja referência em regularização e produção responsável.”

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores

De acordo com o  coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o trabalho conjunto reforça o comprometimento da gestão estadual com o desenvolvimento rural responsável. “Esse trabalho é fundamental para aproximar o produtor das políticas públicas de regularização ambiental. O CAR e a regularização garantem segurança jurídica e ainda abrem portas para benefícios como o acesso ao Projeto Floresta + Amazônia, que valoriza quem preserva”, destacou. 

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a regularização dos imóveis rurais fortalece uma produção sustentável. “O governo de Rondônia tem investido em ações práticas e descentralizadas para que os produtores rurais de todos os municípios tenham acesso às ferramentas de regularização. A iniciativa em Governador Jorge Teixeira demonstra que sustentabilidade e desenvolvimento podem andar juntos”, afirmou. 

Esta é mais uma ação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado por uma instituição financeira mundial, executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil). 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana