conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO realiza “Operação Rota Segura” para fiscalização no transporte de passageiros, em Vilhena

Publicado

Fiscalização do transporte de passageiros tem foco na segurança viária e proteção dos usuários

Em combate ao transporte clandestino e irregular de passageiros, o governo de Rondônia realiza a Operação “Rota Segura”, entre os dias 8 e 14 de novembro, no município de Vilhena, região de divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. A ação tem como objetivo coibir práticas ilegais que colocam em risco a segurança dos usuários e comprometem a qualidade dos serviços de transporte interestadual.

Durante a operação, realizada por meio da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero), com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Policia Rodoviária Federal (PRF), são feitas abordagens em pontos estratégicos, verificando a documentação e as condições de segurança dos veículos. Até o momento, já foram identificados casos de transporte irregular, que culminaram na aplicação de multas e apreensão de veículos.

O reforço na fiscalização do transporte de passageiros no estado, tem foco na segurança viária, regularidade dos serviços e proteção dos usuários, bem como combater o transporte clandestino, que representa riscos à segurança dos passageiros e prejudica a concorrência leal no setor.

Entre as irregularidades mais comuns constatadas durante as fiscalizações, estão a execução do transporte por pessoas ou empresas não autorizadas, a falta de licenciamento, ausência de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), e o uso de veículos não registrados para transporte remunerado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho realizado é fundamental para fortalecer a segurança dos passageiros, principalmente nos pontos de divisa do estado. Ao coibir essas práticas ilegais, o governo eleva o padrão dos serviços prestados, com mais segurança, pontualidade e conforto aos usuários.

FISCALIZAÇÃO

A Agero tem adotado uma estratégia contínua e integrada para coibir o transporte irregular de passageiros e promover a segurança no sistema de transporte público em Rondônia.  Operações regulares e programadas em rodovias e terminais, com apoio de órgãos como ANTT e PRF, além do uso de tecnologia e dados para identificar rotas críticas e reincidência de infrações, otimizando a atuação dos fiscais.

A cooperação técnica com agências reguladoras federais e estaduais também tem fortalecido os procedimentos de fiscalização, ampliando a cobertura e padronizando ações. O governo reforça, ainda, a importância da integração entre os órgãos públicos para assegurar a qualidade, a segurança e o cumprimento das normas no transporte de passageiros em todo o estado de Rondônia.

A diretora-presidente da Agero, Silvia Dias, destacou que o resultado da operação é positivo. “A operação contribui para melhorar a qualidade do serviço de transporte público em Rondônia, fortalecendo a regulação e ampliando a segurança viária. Estamos intensificando a fiscalização para oferecer serviços cada vez mais eficientes e confiáveis aos cidadãos.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Com ação integrada, “Operação Força Total” reforça segurança e combate a criminalidade em Porto Velho

Publicado

A Operação Força Total faz parte das ações estratégicas  e integradas do governo de Rondônia 

Com o intuito de fortalecer o enfrentamento à criminalidade e ampliar a segurança da população, o governo de Rondônia realizou, no dia 10 de novembro, a “Operação Força Total”, mobilizando efetivos nas ruas de Porto Velho. A ação faz parte das estratégias estaduais voltadas ao combate do crime organizado, realizadas semanalmente.

A operação, coordenada pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), contou com a atuação conjunta da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Polícia Penal, com o objetivo de ampliar o controle, as fiscalizações e o combate ao crime organizado nas ruas e no sistema prisional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações integradas entre as forças de segurança reforçam o empenho do estado na proteção da população.

A Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), atuou na operação com a coleta e análise de informações, realizando o acompanhamento 24 horas por dia dos reeducandos monitorados por tornozeleira eletrônica. Além disso, a equipe esteve nas ruas fiscalizando o deslocamento dos monitorados e identificando possíveis foragidos.

O diretor da Umesp, Eliel de Souza, destacou a importância do monitoramento eletrônico. “A tornozeleira permite acompanhar em tempo real o deslocamento do monitorado, reduzindo o encarceramento e fortalecendo a reintegração social.”

O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou o papel da tecnologia. “Com a monitoração eletrônica, atuamos de forma mais eficiente e preventiva, garantindo o cumprimento das regras e a segurança da população”, evidenciou.

A Operação Força Total faz parte das ações estratégicas e integradas do governo de Rondônia, com foco em:

  • Retirar armas ilegais das ruas;
  • Combater o tráfico de drogas;
  • Desarticular redes criminosas; e
  • Reforçar a tranquilidade social.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Valorização do trabalho social é intensificada pelo governo de RO no Encontro de Extensionistas Sociais, em Ouro Preto do Oeste

Publicado

Extensionistas compartilham experiências sobre a importância de fortalecer vínculos e redes de apoio entre colegas

O município de Ouro Preto do Oeste sedia o Encontro Extensão Social em Movimento: Diálogos, Práticas e Impactos. Promovido pelo governo de Rondônia, o evento reúne extensionistas sociais dos 52 municípios, além de autoridades e convidados, consolidando-se como um importante espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento institucional. O Encontro que teve início no dia 11 de novembro, é realizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), e segue até a próxima sexta-feira (14), debatendo temas de integração e valorização do trabalho social desenvolvido pela instituição em todo o estado.

Realizado anualmente, o encontro tem como propósito fortalecer a atuação dos extensionistas sociais, promovendo a troca de experiências, o cuidado com a saúde e o compartilhamento de práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Entre os temas deste ano, está o cuidado com a saúde mental destacando a importância do autocuidado, da escuta empática e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As discussões abordaram temas como prevenção ao estresse e à síndrome de burnout, impacto das redes sociais, violência e assédio no ambiente de trabalho, e valorização da vida. Em um espaço de acolhimento e diálogo, as extensionistas compartilharam experiências e refletiram sobre a importância de fortalecer vínculos e redes de apoio entre colegas, reconhecendo o papel essencial de quem atua na linha de frente do atendimento às famílias rurais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro de extensionistas sociais fortalece o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades rurais, além de promover a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao trabalho social e à promoção da cidadania no campo.

Entre os destaques do encontro está a importância dos cuidados com a saúde mental

INOVAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL 

A inovação no campo e o uso de ferramentas digitais aplicadas à extensão rural e à comunicação também são temas de debate e interação entre os participantes, que incluem apresentações e oficinas sobre ferramentas digitais aplicadas aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de estratégias de comunicação participativa. De acordo com a assistente social da Emater-RO, Aldenora Lustosa, “os participantes buscam formas de ampliar o acesso à informação, promover a inclusão digital e aproximar as comunidades rurais das políticas públicas por meio da tecnologia”, destacou.

A programação também conta com a Trilha do Conhecimento das Práticas Inovadoras em Movimento, um espaço temático de socialização de experiências exitosas apresentados pelos escritórios regionais, com destaque para ações voltadas à juventude, gênero e intergeracionalidade no campo.

PRIMEIRA INFÂNCIA E PREVIDÊNCIA SOCIAL

A primeira infância no campo é um tema de extrema importância para efetivar o compromisso com o bem-estar rural da família e do futuro de quem tem raízes na vida rural. O tema aborda programas sociais e estratégias de enfrentamento à violência contra crianças em áreas rurais e debate propostas de intervenção que qualifiquem o atendimento socioassistencial, com foco na proteção e no desenvolvimento integral das crianças e famílias do campo. Ainda no intuito de promover o bem-estar das famílias rurais, os extensionistas debateram a atualização dos serviços previdenciários.

O encontro contou com representantes dos 52 municípios de Rondônia

A diretora vice-presidente da Emater-RO, Renata Rosa de Souza, explicou que “hoje, em uma parceria pioneira, a Emater-RO atua em conjunto com o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) levando orientações sobre benefícios e direitos dos trabalhadores rurais, principalmente na efetivação da aposentadoria rural.”

VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

O último dia do encontro, que será realizado nesta sexta-feira (14), está reservado para um debate sobre a vivência no campo. Os extensionistas participarão de uma caminhada para observarem cultivos, interagirem com agricultores locais e desfrutarem de um momento de confraternização com um coffee break e almoço rural com produtos típicos da região, onde terão a oportunidade para refletir sobre os aprendizados, a cultura e o turismo sustentável.

Com uma programação diversificada, o encontro reafirma que o verdadeiro impacto da extensão rural vai além da técnica; ele nasce do comprometimento, da empatia e do cuidado com as pessoas que constroem diariamente um campo mais justo, produtivo e humano. Ao final do evento, os participantes receberão certificados e lembranças que marcarão esse encontro como mais um passo para o fortalecimento e bem-estar das famílias rurais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana