conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO monitora desempenho da educação no estado através do Sistema de Avaliação Educacional

Publicado

Os testes foram aplicados para alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 2º ano do ensino médio

Com o intuito de identificar pontos fortes e áreas de melhorias no desempenho dos estudantes da rede pública, o governo de Rondônia aplicou as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), uma importante ferramenta para monitorar e melhorar a qualidade do ensino no estado. A aplicação foi realizada entre os dias 11 e 22 de novembro, em todo o estado, com cada Superintendência Regional de Educação (SRE) organizando a avaliação de acordo com um cronograma regionalizado.

O projeto foi conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os testes abrangeram alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 2º ano do ensino médio, e focaram em duas áreas essenciais: língua portuguesa e matemática. A avaliação de língua portuguesa incluiu testes de escrita voltados para as turmas de alfabetização.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do Saero como um sistema inovador que fortalece a organização educacional no estado. “O Sistema de Avaliação contribui diretamente para transformação da educação no estado, proporcionando uma base sólida para avaliar anualmente o aprendizado dos estudantes e adaptando as estratégias pedagógicas conforme as necessidades identificadas.”

DIAGNÓSTICO AMPLIADO

Este ano, o Sistema de Avaliação foi ampliado, e alcançou também turmas de 2º ano do ensino médio e escolas indígenas, além de englobar todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental. O intuito é diagnosticar o desempenho dos estudantes, identificar lacunas na aprendizagem e aprimorar as estratégias pedagógicas nas escolas, visando sempre a melhoria contínua do ensino.

Izis Cúbia Mendes, coordenadora de acompanhamento e informação educacional explicou que, o Saero oferece um diagnóstico detalhado sobre o índice de desempenho educacional de Rondônia. “Esses dados são essenciais para orientar as políticas educacionais, identificar necessidades pedagógicas específicas e desenvolver estratégias voltadas à melhoria da qualidade de ensino em todo o estado.”

METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DAS PROVAS

A aplicação das provas foi cuidadosamente planejada para ocorrer 20 minutos após o início das aulas em cada turno. Os testes avaliaram habilidades e competências dos alunos conforme as matrizes de referência estabelecidas, garantindo que o conteúdo fosse adequado a cada etapa da educação. A metodologia de aplicação assegurou um ambiente de avaliação justo e eficiente, com dados que poderão ser usados para uma análise precisa do desempenho dos estudantes.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, salientou o empenho da Secretaria de Educação em promover um processo avaliativo robusto e eficaz. “O Saero reafirma nosso engajamento com alunos e professores, oferecendo uma ferramenta essencial para elevar a qualidade do ensino em Rondônia. O processo tem como objetivo promover uma educação cada vez mais inclusiva e de excelência.”

TRANSPARÊNCIA

Os resultados do Saero estão disponíveis para consulta pública no site da plataforma de avaliação https://avaliacaoemonitoramentorondonia.caeddigital.net/#!/sistema. A plataforma oferece diferentes níveis de acesso, com dados abertos à comunidade e informações específicas para as redes, escolas, turmas e estudantes, sempre respeitando os critérios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), disponível em https://rondonia.ro.gov.br/lgpd/.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO orienta como proceder na compra de combustível conforme Decreto

Publicado

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes fora dos tanques dos veículos, devem apresentar documentos pessoais e do veículo ou item a ser abastecido

 

Desde o dia 15 de janeiro de 2025, a venda de combustíveis em recipientes avulsos passou a seguir um protocolo rigoroso em Rondônia, através do Decreto nº 29.954 e regulamentado pela Portaria n° 87, de 16 de janeiro de 2025, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A aquisição só está proibida para menores de idade. Para cidadãos maiores de idade a venda está permitida, mas somente mediante apresentação de documento de identificação, visando o preenchimento de formulário específico, o qual será enviado às autoridades competentes. O decreto é válido por 90 dias, podendo ser revogado antes desse prazo, após avaliação das autoridades estaduais.

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes  devem apresentar identificação

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes fora dos tanques dos veículos devem apresentar documento de identificação e informar a finalidade (abastecer embarcação, motor estacionário, equipamento agrícola, roçadeira, entre outros). 

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Os postos de combustíveis têm que preencher um formulário em três vias, contendo os dados do comprador e do veículo ou item abastecido. O consumidor receberá uma via do documento, enquanto as demais ficarão com o posto, que deverá encaminhá-las imediatamente ao órgão competente, por meio de e-mail ou conforme solicitação das autoridades. 

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, salientou sobre o impacto positivo da regulamentação. “Desde o início da vigência do decreto, temos trabalhado para garantir um ambiente mais seguro para a população, prevenindo incidentes e combatendo irregularidades. A medida reflete nosso compromisso com a segurança dos rondonienses.”

O secretário de Segurança Pública, Felipe Bernardo Vital, reforçou a importância da colaboração dos postos e da sociedade para o cumprimento das normas. “A parceria com os estabelecimentos é fundamental ao cumprimento da norma. O envio imediato das informações e o respeito às regras estabelecidas garantem um ambiente mais seguro para todos”, ressaltou. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO orienta como proceder na compra de combustível avulso

Publicado

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes fora dos tanques dos veículos devem apresentar documentos pessoais e do veículo ou item à ser abastecido

Desde o dia 15 de janeiro de 2025, a venda de combustíveis em recipientes avulsos passou a seguir um protocolo rigoroso em Rondônia, através do Decreto nº 29.954 e regulamentado pela Portaria n° 87, de 16 de janeiro de 2025, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A aquisição só está proibida para menores de idade. Para cidadãos maiores de idade a venda está permitida, mas somente mediante apresentação de documento de identificação visando o preenchimento de formulário específico, o qual será enviado às autoridades competentes. O decreto é válido por 90 dias podendo ser revogado antes desse prazo, após avaliação das autoridades estaduais.

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes  devem apresentar identificação

Os consumidores que necessitarem comprar combustíveis em recipientes fora dos tanques dos veículos devem apresentar documento de identificação e informar a finalidade (abastecer embarcação, motor estacionário, equipamento agrícola, roçadeira, etc). 

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Os postos de combustíveis tem que preencher um formulário em três vias, contendo os dados do comprador e do veículo ou item abastecido. O consumidor receberá uma via do documento, enquanto as demais ficarão com o posto, que deverá encaminhá-las imediatamente ao órgão competente, por meio de e-mail ou conforme solicitação das autoridades. 

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, destacou o impacto positivo da regulamentação.”Desde o início da vigência do decreto, temos trabalhado para garantir um ambiente mais seguro para a população, prevenindo incidentes e combatendo irregularidades. A medida reflete nosso compromisso com a segurança dos rondonienses”, afirmou. 

O secretário de Segurança Pública, Felipe Bernardo Vital, reforçou a importância da colaboração dos postos e da sociedade de bem para o cumprimento das normas. “A parceria com os estabelecimentos é fundamental para o cumprimento da norma. O envio imediato das informações e o respeito às regras estabelecidas garantem um ambiente mais seguro para todos”, ressaltou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana