conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Publicado

Equipes de dramatização teatral realizaram apresentações educativas sobre comportamentos de risco no trânsito

O governo de Rondônia lançou, na sexta-feira (6), ações educativas e de fiscalização que serão desenvolvidas durante o Carnaval 2026, em Porto Velho. O lançamento ocorreu no cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Rua Duque de Caxias, ponto estratégico de acesso aos blocos do circuito Pinheiro Machado, com foco na orientação preventiva e na preservação da vida.

A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), contou com a instalação de um espaço de embarque e desembarque seguro, voltado aos foliões que se deslocam a pé ou por veículos de aplicativo. No local, equipes de mobilização realizaram abordagens educativas, com entrega de bafômetros descartáveis e bandanas personalizadas, reforçando a importância de não misturar álcool e direção.

Mobilização educativa aconteceu em diversos pontos no centro de Porto Velho

ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

Durante o lançamento, duas equipes de dramatização teatral realizaram apresentações educativas, utilizando a linguagem cênica para sensibilizar o público sobre comportamentos de risco no trânsito, como a combinação entre álcool e direção e o uso do celular ao volante. Além do ponto principal, outras seis equipes atuaram simultaneamente em pontos estratégicos no centro de Porto Velho, com mobilização educativa, apresentações teatrais e aplicação de pesquisas junto aos condutores.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a diversificação das estratégias educativas amplia o alcance das mensagens. “A dramatização teatral aproxima o cidadão e facilita a compreensão dos riscos. Nosso trabalho é orientar e prevenir, reforçando que a vida é o bem maior”, ressaltou.

FISCALIZAÇÃO REFORÇADA NO CARNAVAL

Paralelamente às ações educativas, a Diretoria Técnica de Ações e Fiscalização de Trânsito (DTFAT) reforçou a segurança do perímetro com equipes posicionadas em pontos estratégicos e circulação pela cidade. Ainda na noite de sexta-feira, 6, tiveram início as operações da Lei Seca, integradas à programação do Carnaval 2026.

Dados preliminares, referentes a 2025, indicam que, em todo o estado, foram lavrados mais de 4,6 mil autos de infração relacionados à condução sob influência de álcool. Em Porto Velho, apenas no contexto da Operação Lei Seca, foram registrados 1.807 autos. Durante o período carnavalesco de 2025, entre fevereiro e março, a Capital concentrou 426 infrações desse tipo, evidenciando o impacto do consumo de álcool associado à direção.

No mesmo recorte de Carnaval, os registros apontam 370 sinistros de trânsito em Rondônia, com mais de 94% das ocorrências georreferenciadas. O comparativo entre fevereiro de 2024 e março de 2025 manteve o mesmo número de sinistros, com 185 registros em cada período, reforçando a necessidade de ações contínuas de educação e fiscalização.

As ações reforçadas do Detran Rondônia seguem durante todo o período carnavalesco, integrando educação e fiscalização para reduzir riscos, preservar vidas e reforçar que a segurança viária é responsabilidade de todos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Link para requerimento de regularização ambiental é disponibilizada pelo governo de RO

Publicado

O Recam oferece condições especiais para quitação de débitos não tributários decorrentes de infrações ambientais

(mais…)

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Circuito Arrais Rondônia fortalece segurança na pesca esportiva com curso gratuito em Pimenta Bueno

Publicado

As aulas práticas aconteceram no Rio Melgaço, nos períodos da manhã e tarde, de terça-feira (10), a sábado (14)

Com o objetivo de promover mais segurança, responsabilidade e qualificação no setor da pesca esportiva, o governo de Rondônia realiza, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Condutores de Pesca Esportiva (Acep), o primeiro Curso de Arrais Amador gratuito, no município de Pimenta Bueno. A Carteira de Arrais Amador é um documento de habilitação emitido pela Marinha do Brasil para a condução de embarcações de esporte e recreio em rios e lagos.

O curso conta com 100 inscritos e é realizado entre os dias 9 e 14 de fevereiro. As aulas práticas acontecem no Rio Melgaço, nos períodos da manhã e tarde, de terça-feira a sábado. Já as aulas teóricas foram ministradas no período noturno, de segunda a sexta-feira, no auditório de uma empresa local. A iniciativa é viabilizada por meio de emenda parlamentar estadual, com investimento aproximado de R$ 100 mil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o curso fortalece a segurança dos pescadores, tanto amadores quanto profissionais, para a atuação de forma legalizada e segura nos rios de Pimenta Bueno e região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pesca esportiva.

O curso conta com 100 inscritos e é realizado entre os dias 9 e 14 de fevereiro

GRADE CURRICULAR 

A capacitação foi conduzida por uma equipe despachante credenciada pela Marinha do Brasil e apresenta uma grade curricular ampla, incluindo noções de primeiros socorros, salvamento, noções básicas de embarcação e todas as legislações vigentes exigidas para a habilitação de Arrais Amador.

HABILITAÇÃO DOS CONDUTORES 

Ao final do mês de março, representantes da Marinha do Brasil estarão no município para aplicar a prova escrita aos participantes. O exame contará com 40 questões, sendo necessário o acerto mínimo de 50% para aprovação e emissão da Carteira de Arrais Amador, documento com validade de 10 anos, podendo ser renovado posteriormente. Além da habilitação dos condutores, a ação também contemplou a regularização e o registro das embarcações, fortalecendo a organização da atividade.

Pescadora profissional desde 2009, Ester Paiva, moradora de Pimenta Bueno, mostrou satisfação em tem a oportunidade de fazer o Curso de Arrais. “É muito bom participar de um curso como esse, que agrega muito ao nosso ramo da pesca. É um grande incentivo para mim e para todos os companheiros pescadores a buscar qualificação na área”, afirmou.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, a ação contribui para o fortalecimento da pesca esportiva, geração de oportunidades e promoção da segurança nas atividades desenvolvidas nos rios do estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana