conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO amplia negociações sobre corredor bioceânico durante visita de delegação chilena em Porto Velho

Publicado

O encontro teve como objetivo estreitar relações e alinhar parcerias que possam viabilizar a expansão do comércio exterior

O governo de Rondônia recebeu, na terça-feira (2), uma delegação chilena para conhecer a estrutura do Porto de Porto Velho e avançar nas tratativas sobre o corredor bioceânico, rota estratégica que ligará Rondônia ao Oceano Pacífico e aos mercados da Ásia. O grupo conheceu a estrutura do terminal portuário e discutiu novas formas de integração econômica.

O encontro teve como objetivo estreitar relações e alinhar parcerias que possam viabilizar a expansão do comércio exterior. Durante a visita, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) destacou os investimentos que estão em andamento para fortalecer a infraestrutura e ampliar a capacidade logística do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a logística fluvial pelo Rio Madeira garante redução de custos, sustentabilidade e maior eficiência para o agronegócio. “O governo tem trabalhado em obras e investimentos que potencializam a produção agrícola e criam novas oportunidades de exportação. Estamos avançando para que Rondônia seja cada vez mais competitiva, garantindo condições de escoamento seguras e modernas, o que fortalece nossa economia e abre novos mercados para os produtores locais”, ressaltou.

Segundo o presidente da Soph, Fernando Parente, a concessão da Hidrovia do Madeira é estratégica para ampliar o escoamento da produção agrícola e integrar Rondônia ao comércio exterior. “O corredor bioceânico abre para Rondônia uma porta direta para o Pacífico. Isso significa mais competitividade para nossos produtores e maior inserção do estado no comércio internacional”, afirmou.

PARCERIA INTERNACIONAL

A delegação chilena conheceu de perto a infraestrutura do Porto de Porto Velho

A delegação chilena conheceu de perto a infraestrutura do Porto de Porto Velho, que conta com 20 hectares, e reforçou a importância da aproximação entre os dois países para ampliar rotas de exportação e oportunidades de negócios. Na ocasião foi apresentado ainda, a dinâmica da exportação de grãos.

De acordo com o presidente da Sohp, a soja, principal produto que passa pelo terminal, vem de Rondônia e do noroeste do Mato Grosso. No último ano, a área de plantio no estado cresceu 15%. Cada embarcação transporta em média 2 mil toneladas de soja, e os comboios, com até 30 embarcações, equivalem de 1.200 a 1.500 caminhões fora das rodovias. “Esse modelo reduz custos logísticos, diminui a emissão de poluentes e amplia a sustentabilidade, fortalecendo a competitividade do agronegócio rondoniense”, frisou.

A delegação também foi recebida pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira

ALIANÇA 

Os representantes chilenos reforçaram a importância da aproximação e reforçaram que Arica e Parinacota estão no coração da América do Sul, e a aliança com Rondônia é necessária para a integração regional e para o fortalecimento do corredor bioceânico. A delegação também foi recebida pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira. O encontro teve como como foco estabelecer parcerias estratégicas no contexto do Corredor Bioceânico, por meio de um projeto que busca fortalecer a integração logística entre o Brasil e os países da costa do Pacífico, ampliando rotas de exportação e a geração de negócios.

PARTICIPANTES

A comitiva foi formada pelo governador regional de Arica e Parinacota, Diego Paco Mamani; o chefe da Divisão de Fomento e Indústria, Mirtha Arancibia Cruz; o gerente-geral da Empresa Portuária Arica, Jorge Cáceres Godoy; e gerente-geral do Terminal Puerto Arica, Camilo Jobet Weisser.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Publicado

A medida visa reforçar os estoques das unidades estaduais da rede pública de Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza de 3 a 9 de junho  uma força-tarefa de distribuição desses materiais nas unidades da rede estadual. A iniciativa busca assegurar qualidade e continuidade nos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesta primeira etapa, foram entregues aproximadamente 362.458 insumos hospitalares, incluindo luvas, esparadrapos impermeáveis, máscaras descartáveis, fraldas, eletrodos, sondas, entre outros itens essenciais. Uma nova remessa está prevista para os próximos dias, garantindo o reforço dos estoques. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Gestão de Produtos Médicos (CGPM).

O governador Marcos Rocha destacou a importância da medida como estratégia de gestão. “Estamos tomando todas as providências necessárias para assegurar a qualidade dos serviços prestados. Nosso compromisso é com os pacientes da rede pública e com os profissionais de saúde”, afirmou.

INVESTIMENTO EM SAÚDE 

A CGPM consolidou a entrada de duas grandes remessas de insumos hospitalares, destinado às unidades estaduais. Ainda neste mês, novas entregas serão realizadas para reforçar os estoques.

Mais duas grandes remessas estão prevista para serem entregues nos próximos dias

Paralelamente, a Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF) mantém a distribuição contínua de medicamentos. Entre janeiro e junho deste ano, foram entregues cerca de 4.364.772 (quatro milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, setecentos e setenta e dois) medicamentos às unidades hospitalares do estado.

O secretário de Saúde, Edilton Oliveira, ressaltou que a iniciativa reflete o compromisso da gestão com a população. “Sabemos da importância de uma estrutura adequada para garantir a atuação dos profissionais. Estamos empenhados em fortalecer cada vez mais os serviços de saúde”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO destina R$ 58,4 milhões à Segurança Pública em nova fase de combate à criminalidade

Publicado

Foco na entrega de resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade marca nova fase da Segurança Pública

O governo de Rondônia autorizou a destinação de R$ 58.488.118,18 para a Segurança Pública do estado, conforme Lei n° 6.423, publicada na terça-feira (2), no Diário Oficial do Estado (Diof) e sancionada pelo governador Marcos Rocha, ao instalar uma nova fase de combate à criminalidade com maior proteção aos cidadãos.

O objetivo, segundo o governador é ampliar a rede de proteção ao cidadão rondoniense com mais policiamento nas ruas, expandir o uso de tecnologias de ponta, modernizar os serviços, incluindo recursos para emissão mais eficiente de documentos, como a carteira de identidade digital e combater constantemente à criminalidade.

Marcos Rocha destacou reforço do combate à violência contra a mulher

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou,  ainda, que a gestão estadual também coloca o combate à violência contra a mulher no centro das ações, onde parte desse investimento será aplicada no fortalecimento da rede de proteção, incluindo a otimização dos serviços nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). “Esse volume significativo de recursos dará condições para reforçar e modernizar as ações estratégicas de segurança em diversas frentes no estado, incluindo: o combate à violência contra a mulher; a agilidade na emissão da carteira de identidade digital; o aprimoramento das operações policiais; e a valorização e promoção da qualidade de vida dos profissionais que protegem a sociedade. É mais do que dar continuidade aos trabalhos, é entregar para a população um sistema de segurança mais inteligente, ágil e implacável contra o crime.

O secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, explica que, com a aplicação deste recurso, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) entregará resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade. “Estamos expandindo nossa capacidade de resposta, estamos reestruturando a inteligência por trás de cada ação policial e integrando soluções tecnológicas para acelerar o atendimento ao cidadão.”

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O objetivo é ter mais policiamento nas ruas e combate constante à criminalidade

A destinação dos recursos foi projetada para atacar problemas que impactam a rotina e a segurança das famílias rondonienses:

  • Proteção à Mulher: fortalecimento do atendimento especializado, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS) e das unidades de policiamento ostensivo e preventivo, garantindo acolhimento e proteção às mulheres.
  • Identidade Digital: agilidade e desburocratização na emissão de carteiras de identidade digital, facilitando o acesso do cidadão a um documento essencial.
  • Tecnologia de Ponta: implementação de soluções de tecnologia e inovação para tornar as forças de segurança mais ágeis e eficientes.
  • Valorização Profissional: capacitação contínua dos policiais e investimentos em saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho para quem protege a sociedade.
  • Modernização: renovação de equipamentos e do aparelho de segurança pública para assegurar uma resposta mais rápida ao crime.
  • Obras de infraestrutura: execução de obras estratégicas e melhorias na infraestrutura para otimizar o trabalho e o atendimento à população.
  • Eficiência Operacional: intensificação das ações operacionais e garantia da manutenção contínua das unidades, assegurando presença constante nas ruas.

Confira a Lei_N_6.423 na íntegra

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana