conecte-se conosco


Rondônia

Fhemeron reforça doação de medula óssea que é vital para o tratamento de mais de 50 doenças hematológicas

Publicado

A Fhemeron destaca que, além da doação de sangue, o cadastro de doadores de medula óssea é um compromisso com a vida

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado neste sábado (20), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) ressalta sobre a importância desse gesto solidário. A doação de medula é vital para o tratamento de mais de 50 doenças hematológicas, incluindo várias formas de leucemia, anemia aplástica, linfomas e outras condições que afetam a produção de sangue.

A Fhemeron destaca que, além da doação de sangue, o cadastro de doadores de medula óssea é um compromisso com a vida. O transplante só é possível se houver compatibilidade entre doador e receptor, por isso cada novo cadastro amplia a chance de cura para quem espera.

A doação de medula é vital para o tratamento de mais de 50 doenças hematológicas

Segundo a presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ser doador de medula óssea é um ato de amor que pode mudar a história de alguém. “Como enfermeira e gestora de saúde pública, vejo de perto a urgência que muitos pacientes enfrentam, a espera por compatibilidade, por uma chance de cura,” pontuou.

O QUE PRECISA

Para ser um doador de medula óssea, é necessário se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Se houver mudança de endereço e/ou de contato, é importante atualizar os dados em qualquer unidade da Fhemeron ou no aplicativo do Redome.

  • Ter entre 18 e 35 anos e não apresentar histórico pessoal de doenças oncológicas;
  • Apresentar um documento de identidade e telefones para contato;
  • O voluntário preencherá uma ficha com dados pessoais e terá coletada uma amostra de 5 ml de sangue.

Pessoas já cadastradas devem ficar atentas para o caso de serem convocadas. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Obras de pontes na RO-460 ampliam segurança e melhoram trafegabilidade entre Buritis e Rio Pardo

Publicado

A ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo já foi concluída e liberada para o tráfego

Duas importantes obras de infraestrutura estão em execução na RO-460, no trecho que liga o município de Buritis ao distrito de Rio Pardo, em Porto Velho. A primeira, uma ponte de madeira com 30 metros de extensão sobre o Rio Pardo, já foi concluída e liberada para o tráfego, oferecendo mais segurança aos motoristas e moradores. A nova estrutura substitui a antiga travessia, garantindo melhores condições de circulação. A segunda ponte, também com 30 metros de extensão, está sendo construída sobre o Rio Viola e segue em ritmo acelerado.

As intervenções, executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), têm como objetivo melhorar a trafegabilidade da região e proporcionar mais segurança à população local.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as pontes representam mais do que travessias seguras, elas significam desenvolvimento e dignidade para quem vive e produz nessa região. “Estamos investindo em obras que trazem resultados imediatos para quem precisa se deslocar diariamente. Essas pontes vão facilitar o transporte da produção e garantir mais segurança para o cidadão”, ressaltou.

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, destacou a importância das pontes. “Estamos trabalhando para garantir que a população tenha condições de ir e vir com segurança e que o escoamento da produção continue fortalecendo a economia do nosso estado.”

Luciano Costa passa pela RO-460 todos os dias, feliz com a nova ponte

Segundo o coordenador de Operações e Fiscalização do DER, Leandro Risso, “a ponte que está concluída foi executada dentro dos padrões necessários, e a do Rio Viola está sendo construída com toda eficiência para garantir a durabilidade e segurança”, explicou.

O fazendeiro Luciano Costa Melo, que vive nas proximidades, comemorou. Para ele, as obras representam um alívio no dia a dia. “A gente sofria muito na época das chuvas, porque era perigoso passar. Agora, com a nova ponte e outra chegando, vai ser bem melhor para a segurança das famílias e para escoar nossa produção”, disse.

O responsável pelas obras da 15ª Residência Regional do DER-RO, em Buritis, Paulo Cezar, enfatizou o empenho das equipes. “Temos trabalhado com afinco para que a população seja beneficiada e a obra termine o quanto antes. A ponte sobre o Rio Viola, assim como a do Rio Pardo, será um marco de melhoria para a região.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO leva mutirão integrado de CAR e Regularização Ambiental para o município de Governador Jorge Teixeira

Publicado

A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra

Com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade e promover a preservação ambiental na região, o governo de Rondônia realiza de 22 a 26 de setembro, um mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Regularização Ambiental no município de Governador Jorge Teixeira. A ação é conduzida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). A programação acontece no auditório da Prefeitura Municipal e tem como público-alvo os produtores rurais com imóveis de até quatro módulos fiscais.

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores, garantindo maior agilidade na regularização de seus imóveis rurais. Além de promover a conformidade ambiental, também estão sendo cadastrados potenciais beneficiários para receberem pagamentos por serviços ambientais por meio do Projeto Floresta + Amazônia. A iniciativa contribui para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e incentivos voltados à produção sustentável, fortalecendo a economia local e incentivando práticas de uso responsável da terra.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do mutirão na valorização  do produtor rural. “O governo trabalha para garantir que o desenvolvimento do campo caminhe junto com a preservação ambiental. Com ações como o mutirão, fortalecemos a sustentabilidade, apoiamos os produtores e criamos condições para que Rondônia seja referência em regularização e produção responsável.”

O mutirão busca oferecer orientação técnica e apoio direto aos agricultores

De acordo com o  coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o trabalho conjunto reforça o comprometimento da gestão estadual com o desenvolvimento rural responsável. “Esse trabalho é fundamental para aproximar o produtor das políticas públicas de regularização ambiental. O CAR e a regularização garantem segurança jurídica e ainda abrem portas para benefícios como o acesso ao Projeto Floresta + Amazônia, que valoriza quem preserva”, destacou. 

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a regularização dos imóveis rurais fortalece uma produção sustentável. “O governo de Rondônia tem investido em ações práticas e descentralizadas para que os produtores rurais de todos os municípios tenham acesso às ferramentas de regularização. A iniciativa em Governador Jorge Teixeira demonstra que sustentabilidade e desenvolvimento podem andar juntos”, afirmou. 

Esta é mais uma ação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado por uma instituição financeira mundial, executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil). 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana