conecte-se conosco


Rondônia

Fhemeron promove atividades comemorativas ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Nesta terça-feira (14) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é tradicionalmente um marco nas atividades de campanha de conscientização e doações de sangue. Em Rondônia toda Hemorrede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron está com atividades especiais para a data.

Em Porto velho, o atendimento do Hemocentro receberá doações de sangue em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Polícia Militar, servidores do Hospital de Guarnição, além de empresas privadas e faculdades que já confirmaram participação.

Já nos hemocentros regionais de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Ariquemes também terão atendimentos com parcerias com a Ordem dos Advogados, faculdades e empresas privadas.

JUNHO VERMELHO

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue. Ainda dentro do mês comemorativo, haverá várias atividades relacionadas a coleta e conscientização de doação de sangue na Capital.

No dia 21 no horário de 8h às 12h, a equipe de técnicos do Fhemeron estará realizando coleta nas dependências da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. No dia 24, no horário das 13h30 às 18h, haverá coleta nas dependências do Hospital de Amor. Uma igreja evangélica também se organizou para participar da campanha de doações de sangue nos dias 24 e 25 no horário da 7h30 às 13h.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

Tenha entre 16 e 69 anos;

Pese mais de 50 quilos;

Não esteja grávida;

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar em boas condições de saúde;

Não seja Epilético;

Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Inscrições de processo seletivo para instrutores do Pronatec Bioeconomia começam dia 11 de dezembro

Publicado

O processo seletivo é destinado ao público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) publicou na segunda-feira (4), o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de bolsistas instrutores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Bioeconomia para Amazônia Legal.

As inscrições podem ser realizadas de 11 a 17 de dezembro, no site da instituição de ensino profissionalizante, no qual constam as orientações para os candidatos, podendo ser acessado no link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-no-13-2023-idep-grca-pronatec-bioeconomia-para-amazonia-legal-bolsa-formacao-processo-seletivo-publico-simplificado-de-bolsistas-instrutores/

Entre os objetivos do Pronatec estão a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de formação inicial continuada. Com inscrições gratuitas, o processo seletivo é destinado ao público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo de qualquer instituição da administração pública federal, estadual ou municipal, desde que atenda à compatibilidade da carga horária.

ECONOMIA VERDE

Para o Governo de Rondônia, a seleção de professores instrutores na área de bioeconomia é relevante, tanto para a economia local quanto à sustentabilidade, tendo em vista que serão ofertados cursos direcionados a oportunidades em profissões futuras, que surgem com os avanços na economia verde, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Pronto Socorro João Paulo II registrou uma queda de 30% na ocupação de internações de pacientes no mês de novembro

Publicado

No mês de novembro foram realizados 2.807 atendimentos

O Pronto Socorro João Paulo II registrou uma queda de 30% na ocupação de internações de pacientes no mês de novembro, em comparação a outubro, resultado do aprimoramento do processo de trabalho, ampliação e melhoramento do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade, que foi mediador dessa redução, além de capacitações sobre classificações de riscos com os profissionais. O objetivo é  estabilizar e manter um fluxo de atendimentos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, as cirurgias estão sendo realizadas todos os dias nas unidades hospitalares, os profissionais recebem capacitação e mais médicos estão sendo contratados para oferecer um suporte maior no atendimento às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realizou no mês de novembro  2.807 atendimentos no Pronto Socorro, abrangendo clínica médica, cirurgias em traumatologia, exames, entre outros, com o registro de dois óbitos.

FLUXO 

O Pronto Socorro realizou o aprimoramento do Núcleo Interno de Regulação na unidade, implantando o médico regulador e ampliando a equipe do setor, que cumpre o papel de ordenar as entradas de pacientes e suas classificações de risco, oferecendo o serviço necessário para cada quadro clínico. Também implementou o processo de desospitalização, onde o Serviço de Assistência Domiciliar (Samd) analisa os usuários SUS em internação, que podem continuar recebendo os atendimentos médicos em sua própria residência.

A diretora da unidade, Celma Calixto, enfatizou a importância do NIR e Samd na estabilização de entradas no Pronto Socorro. “Essas medidas fazem parte do novo processo de trabalho do hospital, com o objetivo de não deixar pacientes aguardando por atendimento e direcionando para o serviço que precisa. O NIR tem sido o grande fator para esses resultados positivos”, salientou.

O andamento  diário de cirurgias tem sido um suporte do fluxo. O Hospital de Retaguarda de Rondônia realizou 367 procedimentos cirúrgicos no mês de novembro, juntamente ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde foram realizados 423, ou seja, uma média de 26 cirurgias feitas diariamente nas unidades. 

CONTRATAÇÃO

A Sesau contratou 224 médicos em mais de 10 especialidades para atuação nas unidades hospitalares do Estado e  impulsionamento de cirurgias no projeto Compartilhando Saúde. O projeto visa a execução de procedimentos de demandas cirúrgicas nos municípios, atendimentos clínicos, contratação de equipes especializadas, assim contribuindo para a redução das filas de espera. 

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana