conecte-se conosco


Rondônia

Estudantes de cursos técnicos do agronegócio buscam conhecimentos na Rondônia Rural Show Internacional

Publicado

Estudantes de cursos técnicos do agronegócio participam da programação realizada no Espaço Interativo e Dialógico do Idep

Estudantes de cursos voltados ao agronegócio participam da 12ª Rondônia Rural Show Internacional com o objetivo de buscar novos conhecimentos no campo. Durante a maior feira de agronegócio da Região Norte, que acontece até sábado (31), em Ji-Paraná, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) realiza em seu Espaço, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, palestras, workshops e oficinas para alunos do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará, unidade executora da instituição que fica localizada, em Pimenta Bueno.

A programação aborda temas que estão em alta no mercado de trabalho devido ao avanço tecnológico e o fortalecimento da economia verde, como: 

  • Futuro das profissões no agro
  • O avanço dos drones no campo
  • Bioeconomia para a Amazônia Legal
  • Transformação Digital no Agronegócio
  • Oportunidades no Mercado Brasileiro
  • Monitoramento de Safras por Inteligência Artificial

Kathilyn Danielle Sampaio Vaz, 17 anos

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação de estudantes de cursos técnicos destinados a ocupações do agro é resultado dos investimentos que a gestão estadual vem fazendo na qualificação da mão de obra. “O ensino profissionalizante vem se expandindo no estado, contemplando cidadãos da zona urbana e rural”, evidenciou.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, frisou que a visita dos estudantes do Centec Abaitará à feira agropecuária permite um maior aprendizado, porque a proposta pedagógica é manter os alunos, sempre atualizados diante das inovações do mercado de trabalho.  “A Rondônia Rural Show Internacional é uma oportunidade imperdível para se inteirar sobre as últimas novidades, pois, é um ambiente de aprendizado e network.”

AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES

  • Kathilyn Danielle Sampaio Vaz, 17 anos – Pimenta Bueno

Nathan Martins Souza, 17 anos

“Estou no 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária porque o curso técnico abre portas. Quando tem dois candidatos a um emprego, a empresa prioriza quem tem curso técnico. Além da vantagem no mercado de trabalho, estou me capacitando nessa área porque recebo o incentivo da família para investir no agronegócio. Meu pai é gerente de uma fazenda. Meus avós são produtores de leite. A Rondônia Rural Show deste ano está incrível. Adquiri conhecimento porque o evento conta com pessoas de outros lugares. Eu descobri, por exemplo, um mel de cacau muito saboroso”, disse.

  • Nathan Martins Souza, 17 anos – Rolim de Moura

“Faço o curso Técnico em Zootecnia e estou no 3º ano. Esse curso tem mais proximidade com o ramo que minha família segue que é pecuária de corte. Serve de base para o curso superior. Quero cursar medicina veterinária. A Rondônia Rural Show Internacional neste ano está com mais espaço para o pequeno produtor. Fiquei sabendo que houve valores acessíveis para expositores. Aprendi no evento que a tecnologia no campo está mais próxima do que eu imaginava”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Solidariedade marca ação inédita do governo de RO no distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré

Publicado

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos

No dia 1º de novembro, o governo de Rondônia realizou uma coleta itinerante histórica no distrito de Jacinópolis, pertencente ao município de Nova Mamoré. A ação, de iniciativa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), foi organizada pelo Hemocentro de Ariquemes, com o apoio de servidores da sede em Porto Velho, e marcou a primeira vez que uma coleta desse tipo foi realizada na localidade.

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos, resultando em 82 bolsas de sangue coletadas e 16 novos cadastros de medula óssea (HLA). Moradores do distrito e de comunidades vizinhas se deslocaram  para participar da ação. A maioria dos doadores realizou a doação pela primeira vez, demonstrando o impacto e a importância das coletas itinerantes para levar esperança e vida a todos os cantos do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada bolsa de sangue representa uma chance de vida. “Em cada ação, o governo evidencia o resultado de planejamento, investimento e, acima de tudo, da solidariedade da população”, salientou. 

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou que “estar em Jacinópolis foi um marco para todos. Cada sorriso, cada doação e cada gesto de solidariedade mostram o quanto é importante a solidariedade das pessoas.”

AÇÃO QUE RENOVA VIDA

A coleta aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Mendes Cardoso, onde a comunidade local se reuniu em peso. O evento reforça a importância das coletas itinerantes que permitem que pessoas de localidades distantes também possam exercer o gesto de doar sangue, contribuindo para o abastecimento dos estoques e para o salvamento de vidas em todo o estado.

Quer doar sangue? Veja os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar alimentado e descansado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

As bolas confeccionadas foram entregues às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana