conecte-se conosco


Rondônia

Escolas cívico-militares de Rondônia recebem certificação do Ministério da Educação

Publicado

O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa junto à adesão do Governo de Rondônia

Estudante Sara Garcia Teles da Escola Estadual Ulisses Guimarães cantou o Hino Nacional na abertura do evento

Na terça-feira (7), os diretores de quatro escolas cívico-militares de Rondônia participaram do encontro de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim e da XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares – Ecim, em Brasília. Duas escolas receberam certificação de níveis básico e intermediário. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa junto à adesão do Governo de Rondônia.

Receberam a certificação, as escolas Irmã Maria Celeste de Guajará-Mirim, em nível básico e, pela segunda vez, a escola Ulisses Guimarães de Porto Velho, nível intermediário.  A certificação é emitida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade de Brasília – Ibict.

As escolas cívico-militares Professor Daniel Neri da Silva e Getúlio Vargas, também participaram da capacitação.

Na ocasião, foi lançado o e-book do Pecim, com a participação de especialistas e diretores. A estudante Sara Garcia Teles, da Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho foi convidada pelo Ministério da Educação e esteve presente para cantar o Hino Nacional, na abertura do evento.

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, marcou presença e foi homenageada pelo sucesso do Pecim em Rondônia. “As escolas cívico-militares resgatam a consciência cívica dos estudantes, os valores e disciplina através de um trabalho focado no planejamento e na gestão de excelência. Portanto, é uma honra receber esta menção de reconhecimento”, destacou.

Gilson Passos de Oliveira, o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação – Decim, agradeceu a parceria que tem recebido da atual gestão. “Agradeço a parceria com o Governo de Rondônia que não mediu esforços para mandar sua comitiva ao evento. Agora o desafio é implantar mais 200 escolas em todo o Brasil”, destacou o diretor.

TEMAS DISCUTIDOS NO EVENTO

Durante o encontro houve debate sobre a importância da educação, em valores na construção do projeto de vida dos alunos. Além disso, também foi abordado sobre o papel da certificação como princípio norteador da política educacional e a importância da atuação dos secretários de Educação no regime de colaboração na implantação do programa, entre outros.

O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Victor Godoy; do Diretor da Decim, Gilson Passos de Oliveira; da secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da Coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Ana Cristina Leandro; e dos diretores das escolas cívico-militares de Rondônia.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação educativa do Detran-RO sensibiliza população com os cuidados essenciais no trânsito, em Candeias do Jamari

Publicado

As ações educativas do Detran-RO acontecem em todo o estado, orientando a população para um trânsito mais seguro

Conscientização sobre acessibilidade e inclusão no trânsito, com orientações direcionadas principalmente aos pedestres, foi tema de ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no dia 23 de janeiro, na feira livre de Candeias do Jamari. As atividades foram desenvolvidas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Além das orientações, os participantes receberam materiais educativos, como panfletos informativos, e lixeirinhas personalizadas para veículos (Lixocar), incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no trânsito.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações educativas fortalecem, junto à sociedade, a importância de todos se comprometerem com a segurança, salvando vidas no trânsito.

SEGURANÇA VIÁRIA 

Durante o evento, foi reforçada a importância do uso correto da faixa de pedestres e o gesto de levantar a mão ao atravessar a via, chamado de ‘Sinal de Vida’, uma prática essencial para garantir maior visibilidade e segurança, especialmente em momentos de grande fluxo de veículos.

O produtor rural e feirante, Raimundo Pereira da Silva, de 30 anos, elogiou a iniciativa. “Essas orientações são muito importantes, ainda mais, em uma feira como essa, onde o movimento é intenso. Com certeza vai ajudar muita gente a se cuidar melhor no trânsito.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a atividade educativa demonstra o empenho da gestão estadual em promover um trânsito mais seguro e acessível, salientando a importância de atitudes simples, mas que salvam vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Chinelos confeccionados por reeducandos do sistema prisional são doados para serviços de saúde

Publicado

Os chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, foram entregues ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho

Com o intuito de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que colabora com a melhoria das condições de atendimento à população vulnerável, o governo de Rondônia, realizou no dia 10 de janeiro, a entrega de 150 pares de chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho.

Através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a doação visa atender a uma demanda por itens de higiene pessoal, roupas e calçados, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contribui para a integração das ações do sistema de justiça com os serviços de saúde, gerando um impacto na comunidade, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia com o bem-estar social.

Os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais

No Pronto Atendimento Ana Adelaide, os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais, responsáveis por encaminhar os itens aos pacientes em situação de vulnerabilidade.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a colaboração entre as instituições é essencial para promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A entrega das sandálias representa um ato de solidariedade, e uma forma de proporcionar um cuidado integral à saúde das pessoas”, salientou.

RESSOCIALIZAÇÃO

A mão de obra utilizada é dos reeducandos do projeto da Unidade Prisional do Vale do Guaporé, que alcança a média diária de fabricação de 90 pares de chinelos. A Lei de Execução Penal (LEP) assegura, ainda, a remição de pena através do trabalho, garantindo ao reeducando um dia de pena a menos, a cada três dias trabalhados.

DESTAQUE NACIONAL 

Em Rondônia, 69,40% da população carcerária está inserida em atividades laborais, o que coloca o estado em 1° lugar no ranking nacional, em número de reeducandos trabalhando durante o cumprimento de suas penas. Os dados foram publicados em outubro, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e são referentes ao período do segundo semestre de 2023, e no primeiro semestre de 2024.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância da ação na qual promove a justiça social, inclusão e ressocialização ao utilizar a mão de obra reeducanda. “Com o trabalho, oferecemos uma oportunidade de reintegração social e, ao mesmo tempo, suprimos uma necessidade da população em situação vulnerável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana