conecte-se conosco


Rondônia

Escola Pública de Trânsito do Detran-RO compartilha atividades com Pelotão Mirim da PM-AM

Publicado

Pelotão Mirim do Amazonas (PM-AM) participou do circuito educativo do Detran em Movimento, em Porto Velho

O projeto “Detran em Movimento” recebeu na quinta-feira, 28, em Porto Velho, 60 alunos do Pelotão Mirim, vinculado ao 4º Batalhão da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para conhecer a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A ação faz parte da programação do Maio Amarelo que oferece às crianças e jovens um dia focado na educação para o trânsito, reforçando a mensagem “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o investimento na base é a chave para um futuro seguro. “A educação salva vidas. Quando promovemos ações integradas para crianças e jovens, plantamos sementes de respeito e responsabilidade. Eles replicam isso em casa e se tornam cidadãos mais conscientes”.

DETRAN EM MOVIMENTO

Circuito de jogos pedagógicos é um espaço muito apreciado 

Durante todo a manhã, os policiais mirins envolveram-se em um cronograma pedagógico e lúdico estruturado para fixar conceitos fundamentais de segurança viária. Entre as principais atividades desenvolvidas, destacaram-se:

  • Circuito de jogos pedagógicos: Espaço dedicado ao raciocínio lógico voltado às normas de convivência nas ruas.
  • Túnel do trânsito: Uma verdadeira viagem histórica que apresentou a evolução das motocicletas e a importância do uso correto dos equipamentos de proteção.
  • Arte e Expressão: Apresentação teatral, que descontraidamente orientou sobre comportamentos seguros no trânsito.
  • Circuito com carrinhos:  Com uma pista simulada, os integrantes do Pelotão Mirim aprenderam, na prática, as regras de mobilidade urbana, vivenciando a importância do uso correto do cinto de segurança, o respeito rigoroso à faixa de pedestres, o funcionamento dos semáforos, o significado das placas de sinalização e, sobretudo, o respeito devido ao agente de trânsito como um guardião da vida.

O diretor da EPT, Hassan Hijazi enfatizou que o propósito do projeto é de abrir as portas do Detran-RO para que as pessoas conheçam a autarquia de perto e, acima de tudo, sejam sensibilizadas sobre a importância de adotar bons comportamentos no trânsito. “Acreditamos que a vivência prática gera uma conexão real com o tema.”

A 2ª sargento da Polícia Militar do Amazonas, Creuza Chaves ressaltou o impacto positivo da experiência, que vai além das divisas estaduais em prol da segurança viária. “Essa oportunidade de trazer o Pelotão Mirim até Rondônia agrega muito valor à formação deles. Ver o entusiasmo das nossas crianças em aprender brincando e assimilando regras tão sérias de forma prática, mostra que a parceria e o intercâmbio valeram muito a pena.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a importância da Campanha Maio Amarelo, destacando que as ações desenvolvidas pelo Detran-RO são fundamentais. “Com um papel primordial de aproximar o órgão da comunidade, inserindo a mensagem da segurança em todos os âmbitos sociais para promover uma cultura perene de respeito e empatia coletiva nas vias”.

MOBILIZAÇÃO INTERNACIONAL

O Maio Amarelo é o movimento internacional de mobilização social com foco na conscientização e redução de sinistros e mortes nas vias.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Servidores levam mensagem de amor e segurança no trânsito a condutores em ação alusiva ao Dia dos Namorados

Publicado

Em alusão ao Dia dos Namorados, Detran-RO realiza ação “Segurança no trânsito é um ato de amor”

A ação educativa realizada na manhã dessa sexta-feira (12) no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé, em Porto Velho, levou aos condutores e motociclistas uma mensagem de conscientização e cuidados no trânsito em alusão ao Dia dos Namorados. Com o tema “Segurança no trânsito é um ato de amor”, a equipe abordou os usuários das vias para reforçar a importância de atitudes responsáveis e do respeito mútuo no trânsito.

Durante a atividade, também foi destacada a mensagem da campanha Maio Amarelo 2026: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, incentivando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a praticarem a empatia e a atenção no dia a dia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o cuidado com a vida deve estar presente em todas as ações de educação para o trânsito. “Quando falamos de segurança viária, estamos falando de proteger famílias. Respeitar as leis de trânsito, dirigir com atenção e enxergar o próximo são atitudes que demonstram responsabilidade e amor ao outro,” pontuou.

Equipe levou mensagem de amor, responsabilidade e empatia aos usuários das vias

A ação buscou associar o sentimento de amor e cuidado, celebrado nesta data, à responsabilidade compartilhada pela preservação da vida, lembrando que cada escolha feita no trânsito pode contribuir para a segurança de todos. 

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a mensagem da campanha reforça valores que devem ser praticados diariamente por todos os usuários das vias. “O amor também se manifesta nas pequenas atitudes do trânsito. Respeitar a faixa de pedestres, utilizar os equipamentos de segurança, não dirigir sob efeito de álcool e agir com empatia são comportamentos que ajudam a salvar vidas e tornam o trânsito mais seguro para todos.”

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Hassan Hijazi destacou o impacto positivo quando aproximamos a população utilizando datas simbólicas por meio de mensagens educativas. “O Dia dos Namorados nos oferece uma oportunidade especial para refletir sobre o cuidado com quem amamos. A melhor demonstração de carinho é voltar para casa em segurança e contribuir para que outras pessoas também possam fazer o mesmo. É essa consciência que buscamos despertar por meio das nossas ações educativas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Pagamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc é iniciado e fortalece setor cultural

Publicado

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), iniciou na quinta-feira (11), o pagamento dos projetos contemplados nos Editais nº 3, 4, 5 e 8 de 2025, executados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A medida representa mais um importante avanço na execução das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura e ao incentivo aos fazedores de cultura em todo o estado.

Os recursos começam a chegar aos artistas, produtores culturais, coletivos, grupos, associações e demais agentes contemplados, contribuindo para a realização de projetos, circulação de atividades culturais, preservação de patrimônios e fortalecimento das diversas expressões artísticas presentes em Rondônia.

Medida representa importante avanço na execução de políticas públicas voltadas à cultura

A Sejucel destaca que este é o início do cronograma de repasses previsto para os projetos contemplados e que, no decorrer das próximas semanas, novos pagamentos serão realizados, garantindo a continuidade da execução dos editais e a chegada dos recursos aos agentes culturais selecionados. 

A execução dos editais fortalece a democratização do acesso aos recursos públicos da cultura, promovendo oportunidades para profissionais de diferentes segmentos e municípios do estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o início dos pagamentos representa mais uma etapa cumprida no processo de valorização da cultura rondoniense. “A cultura tem papel fundamental na construção da identidade do nosso estado e no desenvolvimento social e econômico das comunidades.”

DIVERSIDADE CULTURAL 

A Política Nacional Aldir Blanc é considerada atualmente o maior programa contínuo de fomento à cultura do país, assegurando recursos para estados e municípios investirem em ações que promovam a produção cultural, a formação artística, a preservação da memória e a valorização da diversidade cultural brasileira.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, enfatizou o trabalho realizado para garantir a execução dos editais e a chegada dos recursos aos contemplados. “Esse é um momento muito importante para a cultura de Rondônia. Temos trabalhado com responsabilidade e transparência em todas as etapas do processo para que os recursos fossem destinados aos agentes culturais selecionados. O início dos pagamentos representa a concretização de uma política pública que fortalece o setor cultural e amplia oportunidades para artistas e produtores de todo o estado.”

Além de fomentar a produção cultural, os investimentos contribuem para movimentar a economia criativa, gerar emprego e renda, estimular cadeias produtivas ligadas à cultura e ampliar o acesso da população a atividades artísticas e culturais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana