conecte-se conosco


Rondônia

Emater Rondônia promove mutirão de atendimento em parceria com INSS no distrito de São Carlos, no Baixo Madeira

Publicado

Mutirão realizado pela parceria Emater Rondônia e INSS foi de grande importância para a comunidade

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO realizou no último dia 20 de junho, no distrito de São Carlos, em Porto Velho, um mutirão de atendimento de serviços previdenciários. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, visando atender a demandas de atividades oferecidas pelo órgão naquela localidade.

O distrito de São Carlos está localizado às margens do rio Madeira, cerca de 120 quilômetros à jusante da Capital, Porto Velho, e abriga aproximadamente 1700 habitantes. Devido à dificuldade de acesso à região, em especial na área localizada na margem oposta do rio, onde a travessia depende de pequenas embarcações, as políticas públicas de desenvolvimento e cidadania demoram a chegar.

Políticas públicas são levadas à comunidade ribeirinha por intermédio da Emater

Com a pandemia, a comunidade que já havia sofrido com uma cheia em 2014 ficou ainda mais isolada, deixando de receber atendimento nos mais diversos segmentos governamentais. “A dificuldade da comunidade é grande”, diz Nagila Maria Paula de Oliveira, presidente da Associação dos Agentes de Ecoturismo, Pescadores e Agricultores do Rio Jamari e Adjacências do Baixo Rio Madeira – Aspar.

Embora uma parcela de moradores de São Carlos seja funcionário público, principalmente dos setores de saúde e educação, a economia da região é fortalecida por atividades tradicionais como: extrativismo de castanha e açaí; agricultura de várzea e de terra firme e pesca artesanal. Com a retomada das atividades, a Emater RO tem intensificado o serviço de assistência técnica e extensão rural através de visitas e metodologias coletivas, atendendo às demandas.

O mutirão realizado em parceria com o INSS foi de relevância para a comunidade. Muitos ribeirinhos tiveram acesso a serviços essenciais. “Foram realizados 31 atendimentos de protocolo para o benefício social salário-maternidade”, diz a extensionista da Emater/RO, Julia Costa, do escritório local de Porto Velho. Além do salário-maternidade, também foram realizados atendimentos para o recebimento de aposentadoria rural e auxílio doença.

Nagila argumenta que desde 2016 não havia esse tipo de serviço na comunidade, por isso agradeceu à Emater/RO e ao INSS pelo apoio e trabalho que vêm sendo feito com os ribeirinhos. “A comunidade está agradecida por eles terem vindo até a nossa comunidade”, finalizou a presidente da Aspar.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO incentiva a cultura com inscrições abertas para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025

Publicado

As inscrições devem ser realizadas pelas unidades escolares, através do site oficial da Seduc Rondônia: artecultura.seduc.ro.gov.br.

O governo de Rondônia informa que seguem abertas até a próxima quarta-feira (30), as inscrições para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2025, considerado o maior evento estudantil de artes do estado. Estudantes da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever nas modalidades de artes visuais, dança, música, teatro, audiovisual, bandas e fanfarras. As inscrições devem ser realizadas pelas unidades escolares, através do site oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)  artecultura.seduc.ro.gov.br.

O Fera encontra-se na fase municipal, e quase todos os municípios de Rondônia realizaram ou estão em processo de execução de suas etapas locais, proporcionando momentos de integração entre escola e comunidade, com o objetivo de valorizar a cultura e incentivar o protagonismo juvenil. O Festival já contabiliza aproximadamente 3 mil inscrições de estudantes dos 52 municípios do estado, reafirmando sua ampla mobilização e alcance.

A Fase Estadual ocorrerá entre os dias 22 e 27 de junho de 2025, em Porto Velho, com extensa programação artística envolvendo apresentações, exposições, shows e apresentações de bandas e fanfarras.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do Festival para a juventude e cultura local. “O Fera é uma vitrine para o talento dos estudantes e demonstração da força da nossa identidade cultural. Incentivar a arte é investir no desenvolvimento humano e futuro do estado.”

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou o impacto educativo do evento. “O Fera é mais do que um festival; é uma oportunidade para nossos estudantes expressarem seus talentos, fortalecerem sua identidade cultural e se tornarem protagonistas de suas histórias. Convidamos todas as escolas e comunidades a participarem desse grande movimento artístico, que tem mobilizado as escolas estaduais de todo o estado.”

O FESTIVAL

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes integra o programa Arte Rondônia e, em 2025, adota o tema “Todas as Artes, Um Só Norte: A Celebração da Nossa Identidade e o Protagonismo Juvenil”. A escolha do tema reflete o aprofundamento do foco cultural da edição anterior, que abordava a brasilidade, e agora volta-se para valorização da cultura, das tradições e expressões artísticas da Região Norte, destacando a juventude como agente central na construção e difusão da identidade amazônica.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Operações de fiscalização reforçam segurança no trânsito em Rondônia durante o final de semana

Publicado

Agentes do Detran durante Operação Corta Giro, em Porto Velho, no último domingo (27).Agentes do Detran durante Operação Corta Giro, em Porto Velho, no último domingo (27).

Operação “Corta Giro”, realizada no domingo (27), em Porto Velho, teve como objetivo coibir motociclistas que utilizam escapamentos adulterados

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensificou as ações de fiscalização durante o final de semana com a realização de três operações, a fim de contribuir para a segurança viária em todo o estado. As atividades fazem parte do compromisso do governo de Rondônia de proteger a vida dos cidadãos e garantir um trânsito mais seguro.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou a importância da atuação integrada das equipes. “Nossas operações são planejadas com foco na proteção do cidadão, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir o número de vítimas no trânsito.”

AÇÕES

Operação Lei Seca em Porto Velho.

A operação “Lei Seca” intensificou a fiscalização de motoristas sob efeito de álcool

Na sexta-feira (25), o Detran-RO participou da mobilização nacional da operação “Lei Seca”, realizada simultaneamente em todos os estados do país. Em Rondônia, a fiscalização aconteceu nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho, registrando 267 infrações de trânsito, sendo 118 casos de embriaguez ao volante e 31 motoristas flagrados dirigindo sem habilitação.

No sábado (26), a Autarquia deu continuidade aos trabalhos com a realização da operação “Lei Seca” nas cidades de Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru e na Capital. Foram contabilizadas 111 infrações, entre as quais 45 motoristas autuados por dirigirem sob efeito de álcool e 20 condutores inabilitados.

Encerrando o final de semana, no domingo (27), o Detran-RO realizou mais uma etapa da operação “Corta Giro”, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), voltada ao combate à condução perigosa, o uso de escapamentos barulhentos, retirada de circulação de motocicletas irregulares, clonadas, adulteradas, com registro de furto ou roubo. Ao todo, 71 infrações foram constatadas, com três motoristas flagrados embriagados e 11 inabilitados.

PLANEJAMENTO E RESULTADOS

Segundo o diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney, o resultado positivo das ações reflete o empenho dos servidores e a consciência da população. “Cada condutor abordado e orientado representa uma oportunidade de conscientização e de mudança de comportamento. Estamos atuando para salvar vidas e construir um trânsito mais seguro para todos”, concluiu.

As ações de fiscalização fazem parte do planejamento estratégico do Detran-RO, alinhado às diretrizes do governo do estado, e continuarão sendo realizadas com regularidade, sempre com foco na preservação da vida e no respeito às normas de trânsito.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana