conecte-se conosco


Policial

Em Vilhena/RO, PRF e PC/RO executam mandado de Busca e Apreensão

Publicado

Rondônia, 30/6/2022 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, no início da manhã desta quinta-feira (30), realizando Operação Conjunta com a Polícia Civil de Rondônia (PC/RO), no município de Vilhena, cumpriu 01 (um) mandado de Busca e Apreensão em Residência.

A ação faz parte da OPERAÇÃO ZAYN, desencadeada hoje (30/06/2022), em virtude da Força Tarefa entre Polícia Civil de Goiás (PC/GO) e PRF. Esta operação busca desarticular uma Organização Criminosa que atua em 08 (oito) Estados.

Integrantes da Polícia Rodoviária Federal e da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas lideraram os levantamentos, individualizando as condutas, identificando bens e patrimônios da organização criminosa e coletando evidências.

Após cerca de um ano de investigações e levantamentos de inteligência policial, esta organização criminosa foi identificada como responsável por dezenas de crimes cometidos em vários estados, tais como: Roubos e furtos de cargas; Roubo dos veículos de carga; Roubo com emprego de arma de fogo; Cárcere privado; Uso de documento falso; Falsidade ideológica; Adulteração de veículos automotores; Receptação qualificada; Furto mediante fraude; Organização criminosa e
Lavagem de capitais.

Hoje foram executados, 44 mandados judiciais de busca e apreensão para pessoas físicas e jurídicas. Foram expedidos também 56 mandados de busca e apreensão para veículos, que estão proibidos de circular.

As medidas cautelares foram executadas em 08 (oito) estados: Goiás; São Paulo; Tocantins; Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Esse não é o único golpe desferido contra o crime organizado. As outras fases da Operação ZAYN prenderam mais de 40 criminosos, recuperaram quase uma centena de veículos e identificaram dezenas de caminhões e carretas fraudadas. Estima-se que o grupo seja responsável por dezenas de fraudes e roubos em todo o país, com volume de perdas estimado em R$ 100 milhões de reais nos últimos 5 (cinco) anos.

Siga a PRF Rondônia nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/prf_ro/ ou @prf_ro

Twitter: https://twitter.com/prf_ro

Flickr: https://www.flickr.com/photos/189540379@N06/albums

Núcleo de Comunicação Institucional – (Assessoria de Imprensa)

Fonte: PRF RO

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Projeto social envolvendo a Polícia Militar ganha Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública

Publicado

O projeto Anjos por Anjos, idealizado por integrantes da Polícia Militar no distrito Bom Futuro e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública no Estado de Rondônia do ano de 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/12). O Prêmio é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) e premia projetos de servidores públicos que encontraram soluções inovadoras e eficazes para os desafios da segurança.

A inciativa vencedora surgiu da necessidade de melhorar a comunicação entre a comunidade e a Polícia Militar em Bom Futuro – distrito do município de Ariquemes/RO. O distrito ainda não possui rede de telefonia móvel, portanto não há telefonia 190 para esta localidade, situação que limitava a forma de reportar emergências ou solicitar imediata assistência da PM, já que este acionamento era feito ao encontrar a viatura durante patrulhamento ou por meio do WhtasApp apenas se a viatura estivesse no quartel.

Diante deste desafio e para aprimorar esta comunicação, o policial militar sargento PM Gilberto dos Santos Dorneles – comandante Unidade da PM em distrito Bom Futuro e a gestora do FIA a senhora Maria Neuza Luiz Gomes, desenvolveram dentro do Projeto Anjos por Anjos a implementação do sistema de internet satelital móvel (Starlink) na viatura da localidade. O equipamento é acoplado ao teto da viatura e rede de internet banda larga móvel 24 horas por dia, possibilitando assim uma comunicação contínua e eficiente

Desde implementada, o uso da internet satelital móvel pela PM tem impactado diretamente nas operações policiais e a segurança da comunidade local, e tem contribuído para aumentou o número dos atendimentos, comunicação mais confiável e tempo de resposta a emergências muito mais ágil. Um exemplo mais recente, aconteceu no último domingo – 08/12, quando uma vítima de violência doméstica se trancou em seu quarto e seu marido estava tentando arrombar a porta para matá-la. A vítima acionou a PM por meio de WhtasApp, que chegou rápido ao local e evitou uma tragédia.

O BrC é composto pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, e criou o Prêmio para incentivar e reconhecer o esforço contínuo dos profissionais que trabalham incansavelmente para promover uma segurança pública eficaz na região, estimulando a criação e implementação de políticas públicas eficientes e inovadoras que contribuam para a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

A cerimônia de homenagem aos vencedores será realizada no primeiro trimestre de 2025. Outras duas iniciativas do estado também foram agraciadas: em 2º – Cooperação UNODC-Rondônia: Impacto na Perícia, Cadeia de Custódia e Justiça e em 3º – Centro de Treinamento OP. BM MIRIM CBMRO X TR.

Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos

Fonte: Unidade Militar Distrito Bom Futuro

Fonte: PM RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende drogas em Ariquemes

Publicado

Na noite desta terça-feira, 10, a Polícia Militar de Rondônia, realizou a prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas na cidade de Ariquemes. A ação teve início após uma equipe da Força Tática receber várias informações que em uma residência no bairro Zona Sul estava havendo comercialização de drogas.

Em patrulhamento pela localidade, foi visto um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura policial se escondeu levantando suspeita da guarnição. Após fazerem o patrulhamento pelo setor, e retomarem, e passar em frente a residência novamente, foram vistos dois suspeitos e odor forte de substância semelhante a maconha vindo de dentro da casa.

Diante das suspeitas, os policiais ntraram na propriedade, onde abordaram os indivíduos, neste momento o cachorro do vizinho começou a latir, então os policiais olharam por cima do muro e foi vista uma mochila e o cachorro a sacudindo. A mochila foi pega e dentro dela se encontrava duas balanças de precisão, varias embalagens vazias, entorpecente aparentando ser maconha que pesou 129 gramas e crack que pesou 23 gramas. No quintal foi localizado um aparelho celular, um pé de maconha e uma caderneta de anotações de quem devia droga. Na busca pela residência no quarto onde os elementos tentaram se esconder foram localizadas mais algumas porções de substância entorpecente maconha.

Durante a condução dos indivíduos, um deles informou que havia mais entorpecentes em uma outra residência. Lá, foram localizados 11 invólucros de substância entorpecente tipo maconha.

Diante dos fatos, os suspeitos juntamente com as drogas apreendidas foram conduzidos a Unisp para as devidas medidas cabíveis.

Texto: P-5 do 7º BPM / PVSA Letícia

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência

Fonte: PM RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana