conecte-se conosco


Esportes

Dupla brasileira Fonseca/Melo estreia com vitória no Rio Open

Publicado

A parceria brasileira formada pelo jovem João Fonseca, de 19 anos, e o experiente Marcelo Melo, de 42, começou com o pé direito no torneio de duplas do Rio Open. Na tarde desta segunda-feira (16), a dupla superou o argentino Ramón Burruchaga e o italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, na Quadra Guga Kuerten, principal palco do Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

A vitória marca um excelente início para a dupla, que combina a ascensão de Fonseca, atual 38º do mundo em simples e principal nome do tênis brasileiro na atualidade, com a vasta experiência de Melo, um especialista em duplas. Diferentemente de Fonseca, que não tem o foco principal nas duplas, Marcelo Melo já foi número 1 do mundo na modalidade em 2015 e é o atual campeão do Rio Open, tendo conquistado o título no ano passado ao lado do gaúcho Rafael Matos.

Mudanças de última hora e adversários inesperados

A partida teve um tempero a mais devido a mudanças de última hora na chave. Inicialmente, Fonseca e Melo enfrentariam o bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Müller. Contudo, minutos antes do confronto, a organização do torneio informou a desistência de Müller por uma distensão muscular. Com isso, Burruchaga – filho do ex-jogador de futebol Jorge Burruchaga, campeão mundial pela Argentina em 1986 – e Pellegrino foram chamados para substituir a dupla. Burruchaga também participa da chave principal de simples, enquanto Pellegrino havia sido eliminado no qualifying por Villius Gaubas no último domingo (15).

Próximos desafios

Nas quartas de final, a dupla brasileira terá pela frente os vencedores do confronto entre os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) e a parceria do equatoriano Gonzalo Escobar (76º) com o holandês Jean-Julien Rojer (85º). A data e horário deste próximo duelo ainda serão definidos pela organização.

Além da campanha nas duplas, João Fonseca tem um importante compromisso na chave de simples. Ele fará sua estreia em um confronto 100% brasileiro contra o cearense Thiago Monteiro, atual 208º do mundo e que já figurou entre os top 61 em 2022. A expectativa é que essa partida ocorra nesta terça-feira (17), com horário e quadra a serem anunciados em breve.

O Rio Open, que acontece desde 2014, é uma competição de nível 500, sendo o terceiro em importância e pontuação no calendário do tênis mundial, atrás apenas dos torneios Masters 1000 e dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Flamengo vence o Botafogo e avança às semifinais do Campeonato Carioca

Publicado

Em um clássico eletrizante disputado no Estádio Nilton Santos, o Flamengo superou o Botafogo por 2 a 1 e garantiu sua vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. A vitória rubro-negra veio com gols de Lucas Paquetá e Pulgar, neste domingo, em partida válida pelas quartas de final do torneio estadual.

Com o triunfo, o time da Gávea enfrentará o Madureira na próxima fase da competição. As datas, horários e locais dos confrontos de ida e volta serão definidos em breve pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). Para o Botafogo, a derrota marca a despedida do Campeonato Carioca, e a equipe agora volta suas atenções para os desafios internacionais e nacionais.

O jogo

O início da partida foi marcado por um intenso equilíbrio, com ambas as equipes buscando a iniciativa, mas encontrando dificuldades na criação. Aos 18 minutos, o Flamengo quebrou o zero no placar em um lance que gerou polêmica. Após uma roubada de bola de Vitão em Matheus Martins, o Rubro-Negro engatou um contra-ataque rápido. Bruno Henrique avançou com liberdade e serviu Lucas Paquetá, que finalizou rasteiro no canto do goleiro Neto. Apesar das reclamações alvinegras de uma suposta falta no início da jogada, o árbitro validou o gol.

Em vantagem, o Flamengo assumiu o controle das ações e assustou o goleiro botafoguense em outras oportunidades, principalmente com Emerson Royal. O Botafogo tentava reagir através de Matheus Martins, que teve a melhor chance alvinegra ao aproveitar um lançamento de Barrera e tocar na saída de Andrew, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Segundo tempo

A etapa final começou com o Botafogo demonstrando maior agressividade, buscando o empate com Newton e Montoro. A insistência alvinegra foi recompensada aos oito minutos. Em cobrança de escanteio de Alex Telles, Barboza subiu mais alto que a defesa flamenguista e cabeceou com precisão, estufando as redes de Andrew para igualar o placar.

Motivada pelo empate, a equipe de Martín Anselmi continuou pressionando e quase virou o jogo com Villalba, e depois com Arthur Novaes, que chutou rente ao travessão. O técnico Filipe Luís, do Flamengo, reagiu promovendo alterações que tornaram o time mais ofensivo. Luiz Araújo, atuando de forma mais adiantada, exigiu uma boa defesa de Neto em um chute rasteiro.

Aos 38 minutos, o Flamengo garantiu a vitória em outro lance de bola parada. Após cobrança de escanteio de Arrascaeta e um desvio na área, Pulgar apareceu livre na esquerda. O camisa 5 cabeceou, e Neto não conseguiu segurar. No rebote, o próprio Pulgar, sem marcação, completou para o gol, selando o 2 a 1. Nos acréscimos, o Botafogo se lançou ao ataque, mas a defesa rubro-negra, e a imprecisão dos atacantes alvinegros, como Arthur Cabral e Barrera, impediram o novo empate, garantindo a classificação do Flamengo.

Próximos compromissos

O Botafogo agora se prepara para um importante desafio pela Copa Libertadores. A equipe enfrentará o Nacional de Potosí-BOL, pelo jogo de ida da segunda fase da competição, no dia 18 de fevereiro (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (BOL).

Já o Flamengo terá um compromisso internacional de peso pela frente. O Rubro-Negro disputará o jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús-ARG, no dia 19 de fevereiro (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, em Buenos Aires (ARG).

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Corinthians supera São Bernardo e avança às quartas de final do Paulistão 

Publicado

O Corinthians garantiu sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista ao vencer o São Bernardo por 1 a 0, na noite deste domingo, no Estádio Primeiro de Maio. O gol da vitória Alvinegra foi marcado por André, que retornou de lesão em grande estilo, na oitava e última rodada da fase de grupos do Estadual.

Com o resultado, o Timão encerrou a primeira fase na quinta colocação geral, somando 14 pontos (três vitórias, três empates e duas derrotas em oito jogos). A vitória foi crucial para assegurar sua vaga na próxima etapa do torneio. Para o São Bernardo, apesar da eliminação do Paulistão, a equipe respirou aliviada ao se manter na Série A1, terminando na 12ª posição com nove pontos.

O jogo

A partida começou com chances para ambos os lados. Logo aos quatro minutos, o São Bernardo assustou com Gui Negão, que finalizou por cima. O Corinthians respondeu com Garro, que cobrou uma falta perigosa defendida por Alex Alves, e Allan, que bateu para fora. Aos 16, Pará, do Bernô, testou o goleiro Hugo Souza.

O time da casa chegou a balançar as redes aos 30 minutos com Augusto, após cobrança de falta, mas o lance foi anulado por impedimento, mantendo o placar inalterado. O Corinthians seguiu pressionando, com Matheus Bidu e Garro exigindo boas defesas de Alex Alves, e André quase marcando com um chute de fora da área.

No segundo tempo, a intensidade continuou. Aos oito minutos, o Corinthians teve uma chance clara com André, que finalizou para defesa de Alex Alves, e no rebote, Gui Negão chutou para fora. A persistência do Alvinegro foi recompensada aos 21 minutos. Após um lançamento, Vitinho escorou de cabeça para Yuri Alberto. A bola acabou sobrando para André na entrada da área, que pegou de primeira e acertou o ângulo, abrindo o placar para o Timão.

Nos minutos finais, o Corinthians quase ampliou com Garro, em uma cobrança de falta que Alex Alves defendeu. O São Bernardo ainda tentou o empate com um cabeceio de Pablo Dyego, mas Hugo Souza garantiu a vitória e a classificação corintiana.

Próximos desafios

Agora, o Corinthians se prepara para enfrentar a Portuguesa nas quartas de final do Campeonato Paulista. O clássico, que ainda terá data e horário definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), será disputado com mando de campo da Lusa, que ficou uma posição acima do Timão na fase de grupos.

O São Bernardo, por sua vez, volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro Série B, onde fará sua estreia contra o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, em data e horário a serem confirmados. O Corinthians também terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Athletico-PR no dia 19 de fevereiro (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília), na Arena da Baixada.

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana