conecte-se conosco


Porto Velho

DIREITOS – Campanha contra a violência à pessoa idosa é lançada pela Prefeitura de Porto Velho

Publicado

Ação segue na quarta-feira (15) com distribuição de materiais no Porto Velho Shopping

Evento de lançamento da campanha aconteceu no auditório da SemusaA Prefeitura de Porto Velho promoveu, nesta segunda-feira (13), a abertura da campanha “Respeitar as Pessoas Idosas é tratar o Próprio Futuro com Respeito”. A ação faz parte da celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, e tem como propósito conscientizar a população sobre os cuidados especiais que o idoso merece.

Um stand da campanha está sendo preparado no Porto Velho Shopping, próximo ao Tudo Aqui, para atender o público das 10h às 22h, a partir da próxima quarta-feira (15). “Muitos acreditam que o poder público é o único responsável pelo cuidado com a pessoa idosa, mas não, quem tem que cuidar primeiro é a família. A campanha serve para despertar o senso de respeito e cuidado com os mais velhos” falou Vanusa Soares, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI) e coordenadora da campanha.

A cerimônia de abertura da campanha aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e contou com representantes de diversos órgãos municipais que também abraçam esta causa junto ao CMI, como o Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e a Secretária Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Vanusa Soares, vice-presidente do CMI e coordenadora da campanha “Ações como essa são essenciais para reforçarmos os cuidados com essa fatia da nossa população que é tão importante para nós, que são os nossos pais, mães, avós, tios. A violência contra o idoso é duas vezes abominável e a Prefeitura de Porto Velho está de portas abertas em prol desta causa”, contou Álvaro Luiz, secretário adjunto da Semasf.

Desde 2006, o dia 15 de junho já era a data escolhida para combater os abusos contra idosos, mas só em 2011 foi instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, após uma solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea).

O Estatuto do Idoso prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou de privação de alimentos e cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Caso o resultado do crime seja lesão corporal grave, a pena pode chegar até quatro anos de reclusão. Já em caso de óbito, a pena varia de quatro a doze anos de prisão.

As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo número 190, da Polícia Militar, ou pelo número 100, canal de disque denúncias exclusivo para este tipo de ocorrência. O Conselho Municipal do Idoso também disponibiliza um contato de denúncia, que é o (69) 3901-2951.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

MODERNIZAÇÃOPrefeitura inicia a instalação de semáforos inteligentes para melhorar fluxo do trânsito em Porto Velho

Publicado

As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama com Rio Madeira, Rio Madeira com Imigrantes, e Imigrantes com Lauro Sodré

As câmeras estão sendo instaladas em três cruzamentos com grande fluxo de veículosUma medida tecnológica que busca reduzir o engarrafamento, garantir maior eficiência e melhorar o fluxo do trânsito. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), iniciou nesta semana a instalação de semáforos inteligentes em pontos estratégicos da capital.

Para funcionar de forma eficaz, os semáforos possuem o auxílio de câmeras que identificam a quantidade de veículos na via e ajustam o tempo de fechamento ou abertura de acordo com o que é mostrado. O equipamento é regulado automaticamente ao longo do dia para melhorar o fluxo do trânsito e, consequentemente, reduzir o tempo de espera dos motoristas na via.

As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama e Rio Madeira, Rio Madeira e Imigrantes, e Imigrantes com Lauro Sodré. De acordo com Anderson Pereira, titular da Semtran, os locais foram escolhidos por terem um intenso fluxo de trânsito.

Segundo o secretário, engenheiros de trânsito estão observando a efetividade da tecnologia“A câmera vai identificar o fluxo e fazer a programação para a liberação do semáforo, para que ele fique mais tempo aberto, até liberar o fluxo de carros existente. Com isso, o condutor vai ficar menos tempo esperando no semáforo. Escolhemos a Calama, porque houve essa mudança de fluxo no horário de pico, e isso acaba ajudando na parte da manhã e da tarde lá. Na Imigrantes, porque temos um fluxo intenso de carretas e a via liga o centro à zona leste, e também na avenida Lauro Sodré”.

Quatro câmeras já foram instaladas para monitorar o fluxo de trânsito no cruzamento das avenidas Imigrantes e Rio Madeira. A funcionalidade está em fase de testes e os engenheiros de trânsito estão observando a efetividade da tecnologia. Anderson Pereira explica que essa é mais uma das estratégias adotadas pela Semtran para trazer mais mobilidade a Porto Velho.

“A Semtran tem feito estudos, como a gente fez na Calama, de mudança de fluxo em horário de pico. Também estamos em discussão com o Dnit sobre as carretas que transitam pela avenida Jorge Teixeira. Na área de sinalização, estamos empenhados com a nossa equipe de execução direta, com mão de obra apenada, por meio de um convênio com a Sejus, que está reforçando isso. O fluxo cresceu muito, e nós temos que pensar em Porto Velho não só em curto prazo ou médio, mas sim à longo prazo, deixando projetos prontos e buscando cada vez mais recursos para a execução desses projetos”, finalizou.

Texto: Taís Botelho
Foto: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

GIRO EMPREENDEDORFeira de artesanato estará em diversos pontos da capital no mês de dezembro

Publicado

O “Giro Natalino” vai fomentar empreendedores locais com produtos de temática natalina

As plantas decorativas também estão entre as opções no Giro Natalino  Com o fim do ano se aproximando, aumenta a procura por itens exclusivos e feitos à mão, como é o caso do artesanato local de Porto Velho, por isso a feira “Giro Empreendedor” tem extensa agenda neste mês de dezembro.

A feira, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), se torna “Giro Natalino” neste período do ano, com objetivo de fomentar a economia solidária e empreendedores de pequenos negócios, voltada para a temática natalina. A feira estará presente em alguns órgãos públicos e em pontos turísticos de Porto Velho/RO.

AGENDA

As comidas e doces são sempre um sucesso entre os produtos expostosAinda neste mês de novembro, nesta quinta-feira (30), das 7h às 14h, o Giro estará na calçada do Ministério Público de Rondônia, na rua Jamary, 1555, no bairro Olaria. O Ministério Público também receberá a feira nos dias 8, 14 e 18 de dezembro, sempre das 7h às 14h.

De sexta à segunda-feira (1 a 4 de dezembro), das 16h às 21h, o Giro Natalino estará na área externa do Teatro Estadual Palácio das Artes. Nos três primeiros dias, durante o 6º Evento Cultural da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), e na segunda-feira (4), durante a apresentação de final de ano do Centro de Danças Bárbara Takase.

O artesanato em madeira e outras matérias primas é delicadamente produzidoNo dia 7 de dezembro, das 10h às 17h, o Giro Natalino estará no Tribunal Regional Eleitoral, localizado na avenida Presidente Dutra, 1889, bairro Olaria. Dia 14, o Giro Natalino chega à Assembleia Legislativa de Rondônia, das 9h às 13h.

A Praça das Três Caixas D’Água, emblemático ponto turístico da capital, receberá o Giro Natalino nos dias 15, 22 e 29 de dezembro de 2023, das 16h às 20h.

SEJA UM EXPOSITOR

A adesão ao Giro é gratuita e a Prefeitura fornece as tendas, bastando que o empreendedor chegue ao local com sua mercadoria e mesa. Cadastre-se direto no formulário https://forms.gle/5KWkpTTST5DafQUc7 ou pelo telefone (69) 98473-8216, nos dias úteis, das 8h às 14h.

SERVIÇO

30 de novembro; 8, 14 e 18 de dezembro
Horário: das 7h às 14h
Local: Ministério Público de Rondônia, rua Jamary, 1555, bairro Olaria

1 a 4 de dezembro
Horário: 16h às 21h
Local: área externa do Teatro Estadual Palácio das Artes

7 de dezembro
Horário: 10h às 17h
Local: Tribunal Regional Eleitoral, avenida Presidente Dutra, 1889, bairro Olaria

14 de dezembro
Horário: 9h às 13h
Local: Assembleia Legislativa de Rondônia

15, 22 e 29 de dezembro
Horário: 16h às 20h
Local: Praça das Três Caixas D’Água

Texto: Isabella Leite
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana