conecte-se conosco


Rondônia

Destaques das ações do governo de RO de 25 a 29 de novembro

Publicado

Polícia Militar completou 49 anos de atuação, marcados por histórias e desafios no estado de Rondônia

Lei estadual é sancionada para fortalecer a livre iniciativa e simplificar a execução de atividades econômicas; expositores fortalecem a economia por meio da Feira do Empreendedor nos municípios; Rondônia conquista mais um prêmio nacional para o Porto de Porto Velho; Polícia Militar do Estado comemora 49 anos de atuação no estado; Orientações para evitar golpes são reforçadas aos consumidores nesta semana de promoções da Black Friday; essas e outras notícias são destaques da semana do governo de Rondônia.

  • LIBERDADE ECONÔMICA

O governo de Rondônia sancionou a lei que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica para fortalecer a livre iniciativa e simplificar o exercício de atividades econômicas. A nova lei estabelece normas para proteger o empreendedorismo e diretrizes para a função do estado como agente regulador e normativo, promovendo a boa-fé dos cidadãos em relação às autoridades públicas e a mínima intervenção estatal no setor privado.

Matéria na íntegra

  • EMPREENDEDORES

Feiras fortalecem a economia e contribuem para a inclusão social no estado

A economia de Rondônia sai fortalecida com a Feira dos Empreendedores, que conecta trabalhadores do setor e valoriza a diversidade do que é produzido no estado no final do ano, com edições em Porto Velho nesta sexta-feira (29), Vilhena (7 e 8/12), Jaru (12 e 13/12), Ouro Preto do Oeste (13 e 14/12) e Ji-Paraná (20 e 21/12). O governo de Rondônia disponibiliza estrutura confortável, adequada e eficiente para acomodar os expositores.

Matéria na íntegra

  • ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Inovação, sustentabilidade e inclusão na educação profissional em Rondônia foram apresentadas durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu de 26 a 28 de novembro, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. O evento teve a participação do governo de Rondônia, reunindo autoridades, estudantes e representantes de instituições de ensino do Brasil e do Projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde.

Matéria na íntegra

  • PREMIAÇÃO NACIONAL

Governo de Rondônia mais uma vez se destacou no cenário nacional

O governo de Rondônia mais uma vez se destacou no cenário nacional, com a premiação para o Porto de Porto Velho, que ficou em 1º lugar na categoria “Conformidade Regulatória”, na modalidade Porto Público. O reconhecimento foi durante a 7ª edição do Prêmio Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), realizada na terça-feira (26), em Brasília.

Matéria na íntegra

  • CATADORES DE PAPEL

O 2º Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, organizado pelo governo estadual, reforçou a importância da troca de conhecimentos e experiências que possibilitem que esses profissionais alcancem seus objetivos. O Encontro trouxe discussões sobre como os catadores podem se organizar e reivindicar medidas efetivas para melhorar as condições de trabalho, acesso a recursos e reconhecimento.

Matéria na íntegra

  • LINHA DE CRÉDITO

Parceria entre estado e órgãos federais desenvolve planos de crédito e assistência técnica para produtores rurais

Agricultores familiares de Rondônia podem ter direito a uma linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como forma de incentivar a instalação de assentados da reforma agrária e incentivar a produção de mulheres e jovens rurais. A ação é uma parceria do governo de Rondônia com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para desenvolver planos de crédito e assistência técnica para produtores rurais.

Matéria na íntegra

  • PMRO 49 ANOS

Uma cerimônia com apresentações, homenagens e anúncio de investimentos marcou o aniversário de 49 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) na segunda-feira (25), em Porto Velho. Autoridades, oficiais, praças e a população celebraram a história da entidade em uma programação especial, que trouxe outorgas de medalhas, desfile militar, entrega de equipamentos e lançamento de programas inovadores.

Matéria na íntegra

  • SERVIÇOS MÉDICOS

A POC atende em média 800 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por dia, vindos de todo o estado

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) oferece uma gama de serviços médicos e especialidades ao tratamento de doenças mais complexas e de alta demanda, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho. A POC atende em média 800 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por dia, vindos de todo o estado, além de distritos, comunidades ribeirinhas e indígenas.

Matéria na íntegra

  • BLACK FRIDAY

Orientações para que os consumidores garantam compras seguras na Black Friday, a fim de evitar transtornos foram reforçadas, nesta semana pelo governo de Rondônia. Segundo o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO), o período, conhecido por grandes promoções, também exige cautela para não cair em golpes e assegurar que os direitos do consumidor sejam respeitados.

Matéria na íntegra

  • CRESCIMENTO

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia atingiu R$ 66,795 bilhões em 2022, registrando um crescimento em valores correntes de 14,83% em comparação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), através da Gerência de Estudos e Análises Socioeconômicas (GEA). O desempenho superou o crescimento nacional, que foi de 11,85% no mesmo período.

Matéria na íntegra

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Caminhonete Hilux cai em lagoa após colisão com Corolla na RO 481, condutores ficaram feridos

Publicado

por

Hilux e Corolla colidem na RO 481; condutores feridos e levados ao hospital – Foto: Reprodução

 

Na tarde desta terça-feira, 3 de dezembro, um acidente grave ocorreu na RO 481, no km/20, próximo ao município de São Miguel do Guaporé. Dois veículos se envolveram em uma batida lateral, deixando as vítimas com lesões, sendo socorridos com urgência.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, os veículos envolvidos eram uma caminhonete Hilux SW4, conduzido por uma mulher, e um veículo Corolla. O acidente aconteceu quando os dois veículos se aproximaram de maneiras opostas. O acidente ocorreu quando a Hilux SW4, seguia no sentido oposto, quando foi atingida pelo veículo Corolla, causando perda de controle da caminhonete, que capotou, indo parar dentro de uma lagoa as margens rodovia.

Tanto motorista, quanto a condutora, foram rapidamente socorridos pelos populares e levados para o hospital, antes mesmo da chegada da operação policial. Ao chegarem no local, os policiais realizaram os procedimentos necessários e seguiram até o hospital para conversar com as vítimas.

A motorista da Hilux relatou que estava trafegando em direção a São Miguel do Guaporé, quando viu que o Corolla invadiu sua pista. Mesmo tentando desviar para evitar o choque frontal, o veículo estava muito rápido, tornando-se impossível.

Por outro lado, o condutor do Corolla não se lembrava do ocorrido, alegando estar extremamente cansado após um longo turno de trabalho. Segundo ele, havia ficado acordado desde as 2 horas da manhã, dando a entender que, possivelmente teria dormido na direção.

Após os trabalhos da perícia técnica, a PM registrou a ocorrência, encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Guaporé para devidas providências.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Evolução tecnológica aperfeiçoa gestão contábil e fiscal do governo de RO

Publicado

Resultados deste ano apontam evolução nas boas práticas da gestão dos recursos públicos pelo governo de Rondônia

Os resultados de 2024 apontam evolução nas boas práticas em relação à administração dos recursos públicos pelo governo de Rondônia, com aperfeiçoamento tecnológico, capacitações e destaque nacional pelo desempenho. No estado, o cidadão deseja ter segurança que cada centavo do orçamento público seja investido com transparência e atenda às necessidades da população.

O aperfeiçoamento das boas práticas, a modernização da gestão contábil e fiscal rendeu ao governo de Rondônia, a conquista do prêmio de Qualidade da Informação Contábil Fiscal 2024, com a garantia, pelo segundo ano consecutivo, do 2° lugar no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O que evidencia o governo do estado como a Administração Pública responsável, eficiente e alinhada aos melhores padrões de gestão pública.

DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir na modernização da gestão contábil e fiscal é garantir para população eficiência no uso dos recursos públicos. ‘‘O estado colhe resultados dos investimentos feitos pelo governo para melhorar a eficiência na gestão pública, e esse trabalho sério e responsável fortalece o empenho com o desenvolvimento estadual e bem-estar social’’, ressaltou.

Governo de Rondônia se mantém com nota máxima em Qualidade da Informação Contábil Fiscal

Além disso, o contador-geral de Rondônia, Jurandir Cláudio Dadda, salientou que, o desempenho da gestão contábil e fiscal tem reflexo, também, no aumento da confiança da população e dos órgãos de controle na administração financeira do estado, destacando ainda, as condições criadas para inovar. ‘‘Os investimentos foram destinados para aprimoramento em tecnologia e qualificação dos servidores envolvidos na gestão pública e permitiu a entrega de melhores serviços.’’

TECNOLOGIA

A principal tecnologia utilizada pela Contabilidade-Geral do Estado (Coges) é o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Financeira (Sigef). Até o final de 2024, o governo de Rondônia terá investido R$ 4,4 milhões no aprimoramento da ferramenta, considerada, segundo o contador-geral, um pilar fundamental para gestão financeira e contábil do estado, permitindo maior controle, segurança e transparência no uso dos recursos públicos.

Entre os principais aprimoramentos implementados este ano, destacam-se:

  • Aperfeiçoamento na integração automática das transações financeiras, facilitando o processo de envio de arquivos bancários;
  • Garantia da operação contínua do sistema por meio de manutenções corretivas e suporte técnico especializado;
  •  Implementação de processos automatizados que garantem maior agilidade e precisão no fechamento das movimentações financeiras;
  • Melhoria no controle de prazos de pagamento, reduzindo riscos de atrasos, para melhorar a eficiência nos processos;
  • Expansão das funcionalidades do sistema para aceitar novos tipos de pagamento, aprimorando a execução orçamentária;
  • Aperfeiçoamento no processo de ajustes, tornando-o mais ágil e em conformidade com as normas fiscais;
  • Inclusão de funcionalidades que permitem o cumprimento de obrigações tributárias de forma mais eficiente;
  • Adaptação do sistema para atender ao novo padrão fiscal, garantindo maior conformidade tributária;
  • Implementação de um novo padrão de preenchimento de informações, possibilitando o alinhamento com as normativas vigentes;
  • Ajustes no módulo que gerencia contratos públicos, ampliando o controle e a transparência nas contratações.

CAPACITAÇÃO

Simultaneamente ao fortalecimento tecnológico, o governo de Rondônia tem investido na qualificação das equipes envolvidas na gestão pública, mostrando empenho com a formação contínua dos servidores para prestação de serviços cada vez melhores à população.

De acordo com a Coges, em 2024, foram alocados R$ 907 mil para programas de qualificação, alcançando 98 servidores. Destes, 74 concluíram as capacitações e 24 foram contemplados com o Programa de Aperfeiçoamento Funcional Permanente, que possibilita a formação no Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Administração, que está em andamento e teve investimento de R$ 600 mil.

O estado incentivou a participação dos servidores em cursos, eventos e congressos de alta relevância no campo da gestão pública e contábil como:

  • Curso de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Administração (24 servidores)
  • 2º Seminário Nacional de Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público (2 servidores)
  • 29ª Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios – Secofem/STN (4 servidores)
  • 5º Congresso Brasileiro de Compras Públicas (3 servidores)
  • 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (5 servidores)
  • Introdução ao Sistema de Informações de Custos no Setor Público (59 servidores)
  • 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (1 servidor)

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana