conecte-se conosco


Porto Velho

DEFICIÊNCIA VISUALBiblioteca Municipal Francisco Meirelles promove atividades do projeto “De olho na Inclusão 2024”

Publicado

Em parceria da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (Asdevron), desenvolvem inúmeras ações para o público-alvo da sala braille

O OrCam MyEye é um óculos de inteligência artificial que escaneia e transforma instantaneamente os textos em áudioComo parte das comemorações alusivas ao Dia do Deficiente Visual, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (Asdevron), realiza de 9 a 13 de dezembro, evento aberto ao público, “De olho da Inclusão 2024″, cujas atividades acontecem na Sala de Braile da Biblioteca, pela manhã (a partir das 8 horas) e à tarde (a partir das 14 horas).

A programação conta com palestra motivacional ministrada pela professora doutora Silvânia Gregório, da Secretaria de Educação e 20 oficinas abordando temas como Tecnologia Assistiva Responsável; Leitura e Escrita Braille Responsável; Introdução às Técnicas de uso do Soroban; Tecnologia Assistiva; Orientação e Mobilidade, entre outras. As atividades serão realizadas por profissionais da Seduc; do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RO/AC), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), e Semed.

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Comemora-se, todos os anos, no dia 13 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data existe desde 1961 e foi criada com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade e reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas. O preconceito contra as pessoas com deficiência chama-se Capacitismo e precisa ser combatido. Antes chamado de o “Dia do Cego”, a data mudou de nome porque a deficiência visual não se trata apenas de cegueira, mas também de baixa visão.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Atividades acontecerão na Sala de Braile da Biblioteca Funcionando há mais de 50 anos, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, prédio histórico de Porto Velho, que teve recentemente sua estrutura totalmente restaurada com acervo catalogado e salas climatizadas, se tornou referência na acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual, através da Sala de Braile.

Além de aparelhos tecnológicos como o OrCam MyEye, um óculos de inteligência artificial que escaneia e transforma instantaneamente os textos em áudio. A aquisição foi possível através de parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e o governo do Estado.

HORÁRIOS E AGENDAMENTOS

Para se cadastrar na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, situada à rua Dom Pedro II, 826, no Centro, o interessado deve levar documento com foto e comprovante de residência atualizado. Para os portadores de deficiência visual, deve apresentar junto com os documentos, o laudo médico atestando a deficiência.

A biblioteca conta com cerca de 30 funcionários para o atendimento e organização do acervo e duas servidoras que fazem o cadastro das aulas da Sala de Braile. Para os livros em braile, o empréstimo é de 30 dias. Já para os comuns, o prazo de empréstimo é de sete dias. Os equipamentos e materiais ficam à disposição dos usuários com deficiência visual na Sala de Braile da biblioteca.

Também há uma extensão da biblioteca que funciona na Praça CEU, na zona Leste de Porto Velho. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (não fecha para o almoço).

Texto: Humberto Oliveira
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

VÍDEO: Vitória do CV, suspeita de envolvimento em morte de PM, é transferida para Porto Velho

Publicado

por

Transferência foi realizada pela Polícia Civil com apoio de aeronave própria

Neste sábado (18), Edsandra Costa da Silva, conhecida como Vitória do CV, foi transferida para Porto Velho (RO) após ser presa em Sena Madureira, no Acre. Ela é investigada pela participação na execução do Policial Militar Fábio Martins. A transferência foi coordenada pela Polícia Civil de Rondônia (PCRO), com o apoio do Serviço Aeropolicial (SAER) e da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF).

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, Vitória do CV foi detida pelo 8° Batalhão da Polícia Militar do Acre e posteriormente entregue à Polícia Civil local. Em uma ação coordenada, a PCRO utilizou sua aeronave para transportar a investigada até Porto Velho, onde permanecerá à disposição da Justiça para responder pelo envolvimento no crime.

A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros envolvidos na morte do policial. A instituição reafirma o compromisso de apurar crimes graves com rigor, buscando a responsabilização dos culpados e promovendo a segurança pública.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

OAB Rondônia acompanha entrega de suspeito de envolvimento nos ataques contra segurança pública em Porto Velho

Publicado

por

Temendo por sua vida, o indivíduo solicitou a presença da entidade para garantir um acompanhamento seguro durante sua entrega às autoridades

 

Nesta sexta-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), por meio da Comissão de Direitos Humanos, atendeu ao pedido de um suspeito de envolvimento nos ataques contra a segurança pública em Porto Velho. Temendo por sua vida, o indivíduo solicitou a presença da entidade para garantir um acompanhamento seguro durante sua entrega às autoridades.

A ação ocorreu às 16h na Delegacia de Furtos Contra o Patrimônio, localizada na Rua Roger Weber, no complexo da Polícia Civil, subequipa com a Avenida Sete de Setembro. Representando a Ordem, a presidente em exercício, Vanessa Esber, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Carlos, estiveram no local.

A OAB Rondônia reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e o acompanhamento de situações que envolvem possíveis riscos à integridade e segurança dos cidadãos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana