conecte-se conosco


Rondônia

Cooperação entre órgãos estaduais permite emissão de documentos para abate de bovinos em uma única plataforma

Publicado

Com a integração dos sistemas, as informações já registradas na GTA passam a ser utilizadas na emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A partir deste mês de outubro, os pecuaristas de Rondônia terão mais praticidade para emitir os documentos obrigatórios ao abate de bovinos. A Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NF-e) poderá ser gerada diretamente no mesmo ambiente online em que já é expedida a Guia de Trânsito Animal (GTA), no sistema de autoatendimentoda Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

A medida, resultado de uma cooperação técnica entre a Idaron e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) vai simplificar a rotina do produtor rural, que não precisará mais acessar diferentes plataformas digitais para cumprir as exigências fiscais e sanitárias.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a modernização é importante para a redução de burocracias e o fortalecimento da atividade rural. “Nosso objetivo é oferecer soluções tecnológicas que estimulem o crescimento do setor produtivo. Essa integração mostra que Rondônia segue à frente, garantindo eficiência, praticidade e segurança para quem trabalha e gera riqueza para o estado”, salientou.

AGILIDADE  E EFICIÊNCIA 

Com a integração dos sistemas, as informações já registradas na GTA — como quantidade, idade dos animais e dados de origem e destino — passam a ser reutilizadas na emissão da Nota Fiscal Eletrônica. O produtor complementa apenas os campos específicos exigidos pela Sefin, o que elimina retrabalho e torna o processo mais ágil.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, destacou que a iniciativa atende a uma antiga demanda do setor produtivo. “Com a unificação, o produtor ganha tempo e segurança. Ele acessa uma única plataforma e em poucos passos consegue emitir tanto a GTA quanto a nota fiscal, com os dados já interligados.”

Segundo o secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, a iniciativa também traz avanços para a gestão pública. “Além de facilitar a vida do produtor, a integração fortalece a fiscalização tributária e sanitária. Estamos falando de modernização e simplificação, princípios que orientam o trabalho da Sefin para tornar o cumprimento das obrigações mais ágil e eficiente”, ressaltou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Cacoal sedia Fase Estadual Infantil do Joer 2025 a partir de 3 de novembro

Publicado

Equipe de apoio já se encontra no Comitê Central Organizador do Joer em Cacoal

De 3 a 13 de novembro de 2025, em Cacoal, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza a fase estadual infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), com cerimônia de abertura marcada para terça-feira (4), às 19h, no Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, com intuito de promover o esporte escolar, integração e desempenho pedagógico dos estudantes-atletas da rede pública e privada.

O cronograma prevê achegada das delegações, reuniões técnicas e competições nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, distribuídas em arenas, como: o ginásio Ronaldão, Capitão Ruy Teixeira,  associação atlética de instituição financeira, Pista Village do Sol, instituição de ensino superior privada e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clodoaldo Nunes de Almeida, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes e Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Josino Brito. As atividades se estendem ao longo do período dos jogos com fases classificatórias, quartas de final, semifinais e finais, conforme programação oficial.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha afirmou que “o JOER é um compromisso do Governo com a formação integral dos nossos estudantes. Ao incentivar o esporte escolar, fortalecemos valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, além de identificar talentos que podem representar Rondônia em competições nacionais.”

A titular da Seduc, Albaniza Oliveira ressaltou que “a etapa estadual infantil é resultado de planejamento pedagógico e logístico da Seduc em parceria com os municípios, garantindo estruturas adequadas, segurança e suporte técnico às delegações para que os estudantes-atletas compitam em condições de excelência.”

O gerente de esporte escolar da Seduc, Marcelo Araújo destacou que “é nesta categoria que muitos alunos participam pela primeira vez de um evento desse porte, vivenciam o espírito esportivo e passam a enxergar o esporte como parte fundamental do seu desenvolvimento educacional.”

Sistema de QR Code implantado em 2025 pelo governo de RO será utilizado para controle da alimentação durante o Joer



JOER

Criado para integrar o calendário educacional do estado, o Joer articula esporte e aprendizagem ao estimular a permanência e o bom desempenho escolar, o convívio social e a cultura de paz. Em 2025, a etapa em Cacoal reúne atletas das redes estadual, municipal e privada, mobilizando equipes técnicas, arbitragem e comunidade escolar em diferentes espaços esportivos da cidade.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO inicia Chamada Escolar Pública Online 2025 para estudantes fora da escola

Publicado

A Chamada Escolar identifica e acolher os estudantes que não estão matriculados

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou neste sábado, 1º de novembro de 2025, o período da Chamada Escolar Pública Online 2025. A ação é destinada exclusivamente aos estudantes que estão fora da sala de aula e desejam ingressar na rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2026.

A Chamada Escolar tem o objetivo de identificar e acolher os estudantes que não estão matriculados, garantindo o direito à educação previsto no inciso II do §1º do art. 5º da Lei Federal nº 9.394/1996 (LDB).

De acordo com o professor Ricardo Braz Bezerra, da Coordenadoria de Informação, Regulação, Currículo e Avaliação Educacional (Circae/Seduc), o processo é voltado para quem busca retomar os estudos e voltar à escola com o apoio da rede estadual.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a ação assegura que nenhuma criança ou jovem fique sem acesso à educação. “O objetivo é garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, crescer e construir um futuro melhor”.

A titular da Seduc,  Albaniza Oliveira ressaltou que o processo é fundamental para o planejamento do ano letivo de 2026. “A Chamada Escolar nos permite mapear as necessidades da rede e garantir que cada estudante tenha uma vaga e o suporte necessário para seguir sua trajetória escolar”.

As inscrições seguem até 30 de novembro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.rondonia.ro.gov.br/seduc por meio do banner da Chamada Escolar em destaque. O formulário deve ser preenchido com os dados do estudante e a escolha da escola mais próxima da residência. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3212-8201, 3212-8204 ou 3212-8205, junto à Circae/Seduc.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana