conecte-se conosco


Rondônia

Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Publicado

Durante as atividades, também foram discutidas estratégias de ensino e ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização, buscando aprimorar o desempenho dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental

A equipe do Programa de Alfabetização (ProAlfa Rondônia) promoveu, entre os dias 29 e 31 de outubro, em Guajará-Mirim três ações principais: dar continuidade à elaboração do material didático complementar voltado às escolas indígenas, realizar formação para professores das redes estadual e municipal do 4º e 5º ano de escolas rurais e urbanas, e promover formação específica para docentes indígenas do mesmo ciclo.

As ações do ProAlfa Rondônia são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e fazem parte da política de fortalecimento da alfabetização e dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de assegurar uma educação inclusiva e de qualidade em todas as regiões do estado.

Durante as atividades, também foram discutidas estratégias de ensino e ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização, buscando aprimorar o desempenho dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na melhoria da educação, com atenção especial às realidades locais e às comunidades indígenas são fundamentais. “Iniciativas como essa, desenvolvidas pelo ProAlfa Rondônia garantem uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças, respeitando as diferenças culturais e valorizando o trabalho dos professores”, evidenciou. 

De acordo com o coordenador do ProAlfa Rondônia, Augusto Leite, a agenda teve como foco apoiar os docentes na prática pedagógica e na melhoria dos resultados de aprendizagem. “Nessas formações, tratamos sobre os descritores que estão com baixa proficiência, sobre intervenções pedagógicas e sobre como trabalhar na prática para conseguir melhorar o resultado da educação”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Solidariedade marca ação inédita do governo de RO no distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré

Publicado

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos

No dia 1º de novembro, o governo de Rondônia realizou uma coleta itinerante histórica no distrito de Jacinópolis, pertencente ao município de Nova Mamoré. A ação, de iniciativa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), foi organizada pelo Hemocentro de Ariquemes, com o apoio de servidores da sede em Porto Velho, e marcou a primeira vez que uma coleta desse tipo foi realizada na localidade.

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos, resultando em 82 bolsas de sangue coletadas e 16 novos cadastros de medula óssea (HLA). Moradores do distrito e de comunidades vizinhas se deslocaram  para participar da ação. A maioria dos doadores realizou a doação pela primeira vez, demonstrando o impacto e a importância das coletas itinerantes para levar esperança e vida a todos os cantos do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada bolsa de sangue representa uma chance de vida. “Em cada ação, o governo evidencia o resultado de planejamento, investimento e, acima de tudo, da solidariedade da população”, salientou. 

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou que “estar em Jacinópolis foi um marco para todos. Cada sorriso, cada doação e cada gesto de solidariedade mostram o quanto é importante a solidariedade das pessoas.”

AÇÃO QUE RENOVA VIDA

A coleta aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Mendes Cardoso, onde a comunidade local se reuniu em peso. O evento reforça a importância das coletas itinerantes que permitem que pessoas de localidades distantes também possam exercer o gesto de doar sangue, contribuindo para o abastecimento dos estoques e para o salvamento de vidas em todo o estado.

Quer doar sangue? Veja os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar alimentado e descansado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

As bolas confeccionadas foram entregues às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana