conecte-se conosco


Rondônia

Com ações educativas em todo estado, governo de RO abre Semana de Políticas Públicas sobre Drogas

Publicado

As atividades acontecem simultaneamente nas 10 Secretarias Executivas Regionais da Governadoria, alcançando municípios de todas as regiões do estado

A prevenção ao uso de drogas é uma das principais ferramentas para a construção de uma sociedade mais saudável, segura e consciente. Investir em educação, esporte, cultura e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários é fundamental para proteger crianças, adolescentes e jovens dos riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas. Com esse propósito, o governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), realizou nesta segunda-feira (22), a abertura oficial da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. As atividades acontecem simultaneamente nas 10 Secretarias Executivas Regionais da Governadoria, alcançando municípios de todas as regiões do estado. Em Porto Velho, a solenidade de abertura foi realizada na Escola Estadual Flora Calheiros, localizada na Zona Leste da Capital.

Com o tema “Esporte é Vida”, a programação segue até o dia 26 de junho, com uma série de ações educativas, esportivas, culturais e de conscientização. Entre as atividades previstas estão palestras, torneios esportivos, rodas de conversa, apresentações culturais, pit stops educativos, caminhadas e ações sociais voltadas para crianças, adolescentes, jovens e toda a comunidade. A proposta é utilizar o esporte como instrumento de inclusão social, fortalecimento da autoestima e prevenção ao uso de drogas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a união entre governo, escolas, famílias, instituições parceiras e sociedade civil é fundamental para promover oportunidades, incentivar hábitos saudáveis e construir ambientes seguros para o desenvolvimento das futuras gerações. “A mobilização fortalece as políticas públicas voltadas à proteção da juventude”, salientou.

Em Porto Velho, a solenidade de abertura foi realizada na Escola Estadual Flora Calheiros, localizada na Zona Leste da Capital

O presidente do Conepod, David Inácio, ressaltou que a campanha busca ampliar o alcance das ações preventivas em todo o estado, levando informação de qualidade à população. Para ele, o enfrentamento às drogas passa pela conscientização, pelo fortalecimento dos fatores de proteção e pela oferta de alternativas saudáveis que contribuam para o desenvolvimento social e humano.

O titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Massud Jorge Badra Neto, enfatizou a importância das ações de prevenção desenvolvidas no ambiente escolar. De acordo com o secretário, a escola desempenha papel estratégico na formação cidadã dos estudantes, sendo um espaço essencial para o diálogo, a orientação e o desenvolvimento de atividades que estimulem escolhas responsáveis e a valorização da vida.

A secretária-geral do Conepod, Aline Alves, evidenciou o esforço conjunto das equipes regionais para a realização das atividades em todo o estado. “A mobilização simultânea das 10 Secretarias Executivas Regionais da Governadoria amplia a informação, conscientização e prevenção a todos os municípios atendidos pelas regionais. Durante toda a semana, a população poderá participar das atividades promovidas pelo Conepod em parceria com instituições públicas, entidades esportivas, escolas, organizações da sociedade civil e demais parceiros. A expectativa é alcançar milhares de pessoas, reforçando a mensagem de que a prevenção continua sendo o melhor caminho para a construção de uma sociedade mais segura, saudável e livre das drogas.”

Programação da Regional de Porto Velho – SER I

Terça-feira – 23 de junho

  • 8h -Palestra e atividades esportivas na EEEM César Freitas Cassol – Distrito de União Bandeirantes
  • 8h – Palestra e atividades esportivas na Casa Família Rosetta – Candeias do Jamari
  • 11h – Webinário (online)
  • 15h – Palestra e atividades esportivas na EEEM César Freitas Cassol – Distrito de União Bandeirantes
  • 16h – Palestra e atividades esportivas funcionais na Comunidade Terapêutica Acriar
  • 17h – Webinário (online)
  • 19h – Palestra e atividades esportivas na EEEM César Freitas Cassol – Distrito de União Bandeirantes
  • 20h – – Roda de conversa com o grupo Alcoólicos Anônimos e alunos da EJA da Escola Flora Calheiros

Quarta-feira – 24 de junho

  • 8h – Ação educativa na Escola Marcos Freire
  • 10h – Pit Stop da Polícia Militar Mirim – Escola Tiradentes
  • 14h – Torneio de futsal e voleibol na Comunidade Terapêutica Vivos para a Glória de Deus
  • 10h – Pit Stop da Polícia Militar Mirim (ALE)
  • 18h – Palestra e atividade esportiva na EEEFM Ulisses Guimarães

Quinta-feira – 25 de junho

  • 8h – Caminhada, palestra e atividade esportiva na Quadra Lucivaldo Gabriel – Candeias do Jamari
  • 9h – Incineração de drogas na em uma cerâmica localizada no Bairro Ronaldo Aragão, Porto Velho
  • 13h – Palestra e atividade esportiva na EEEFM Paulo Freire – Itapuã do Oeste
  • 14h – Palestra e atividade esportiva na EEEFM Ulisses Guimarães
  • 18h – Roda de capoeira e palestras para crianças e jovens no Condomínio Porto Madeira III

Sexta-feira – 26 de junho

  • 15h – Encerramento Oficial – Espaço Alternativo – Porto Velho

Atividade aberta ao público com:

  • Circuito de Capoeira;
  • Aulas de Muay Thai;
  • Karatê;
  • Kickboxing;
  • Teatro Terapêutico;
  • Ação Social da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas);
  • Atividades culturais e recreativas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO entrega condicionadores de solo para mais de 2 mil produtores e impulsiona produção agrícola no estado

Publicado

Ao todo, a ação beneficiou 2.288 produtores rurais em 16 municípios de Rondônia, com a distribuição de 35 quilos de condicionador de solo para cada produtor atendido

Com o objetivo de impulsionar a produção rural e promover a sustentabilidade na agricultura familiar, o governo de Rondônia, realizou no mês de junho, até esta segunda-feira (22), a entrega de condicionadores de solo aos produtores rurais de diferentes municípios do estado. Ao todo, a ação beneficiou 2.288 produtores rurais em 16 cidades, com a distribuição de 35 quilos de condicionador de solo para cada produtor atendido.

A iniciativa, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), contribui para a melhoria da qualidade do solo, o aumento da produtividade e o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia. Foram beneficiados produtores dos municípios de Alvorada do Oeste, Teixeirópolis, Presidente Médici, Ji-Paraná, Urupá, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Itapuã do Oeste, Rio Crespo, Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Ariquemes, Vale do Anari, Mirante da Serra e Cujubim.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a gestão estadual tem investido em ações que geram resultados diretos para o produtor rural. “A entrega de condicionadores de solo representa mais produtividade, sustentabilidade e melhores condições de trabalho para quem produz e contribui para o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, enfatizou que a iniciativa integra as políticas públicas voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas. “O trabalho é oferecer suporte ao produtor rural, levando insumos que contribuam para a melhoria da produção. O condicionador de solo é uma ferramenta importante para a recuperação e o manejo adequado das áreas agrícolas, promovendo mais eficiência e sustentabilidade no campo.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Políticas Públicas de Trânsito: Detran-RO disponibiliza Anuário Estatístico de Sinistros 2025

Publicado

O Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito está disponível para consulta pública no site do Detran Rondônia

Com o objetivo de oferecer um panorama completo sobre os sinistros de trânsito no estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) disponibiliza para consulta pública, em seu site, o Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia em 2025.

A ferramenta permite consultas por localidade, período e outros filtros, possibilitando análise detalhada dos sinistros registrados nos últimos anos, constituindo importante base para o acompanhamento da segurança viária no Estado. Mais do que um balanço de fim de ano, o relatório 2025, é um importante instrumento para a tomada de decisão estratégica para órgãos de trânsito.   

(mais…)

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana