conecte-se conosco


Rondônia

Centro de Atendimento ao Turista é inaugurado no prédio da Estação da EFMM, no distrito do Iata, em Guajará-Mirim

Publicado

A reinaugração do prédio reuniu autoridades, historiadores, estudantes e comunidade em geral

A região do Vale do Mamoré passa a ter um Centro de Atendimento ao Turista – CAT, localizado no prédio onde funcionava a Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no distrito do Iata, zona rural do município de Guajará-Mirim. A restauração do prédio e o resgate histórico foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, com o propósito de servir como um ponto de prestação de serviços de atendimento ao turista.

A mais nova sede do CAT foi inaugurada nesta terça-feira (21), durante solenidade que contou com a participação de alunos das escolas estaduais do município de Guajará-Mirim e do distrito do Iata, além de moradores, autoridades locais e estaduais.

Folders informativos sobre as atrações turísticas de Rondônia estão expostos no local

PONTOS HISTÓRICOS

No local estão sendo disponibilizados fôlderes informativos e o atendimento será feito diariamente. O prédio apresenta painéis ilustrativos que retratam a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, os prédios das Estações e as pontes metálicas, Forte Príncipe da Beira, Festa do Divino, Catedral Sagrado Coração de Jesus, uma referência aleatória sobre a pesca esportiva, atrativos do rio Pacaás Novos e o enfoque aos principais pontos turísticos de Rondônia. A história da Colônia Agrícola do Iata, Estação do Iata, é retratada em uma das entradas do prédio.

“Isso é o início de um grande trabalho que estamos fazendo aqui no Iata, em Guajará-Mirim. Queremos que todas as pessoas que desçam para Nova Mamoré, Guajará-Mirim, venham visitar o Iata, e que experimentem a culinária. Digo mais, podem fazer camisetas para vender com imagens do Iata, porque vamos alavancar o turismo na região”, disse o superintendente da Setur Gilvan José Pereira.

A prefeita de Guajará-Mirim, Raissa da Silva Paes ressalta que o local vai fomentar a economia e o turismo da região. “Esses alunos estão vendo e lendo de perto; cada tijolinho aqui tem uma história, saindo do livro e presenciando a história do município. O CAT será de extrema importância para o distrito do Iata, pois vai fomentar a economia e ajudar na questão do turismo”, destacou.

A Superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Mayara Metran, destacou sobre a importância do prédio à valorização da história. “Para nós da Sejucel ter esse prédio é dar continuidade à história para que seja contada por muitos e muitos anos”.

“Importante obra cultural para o Estado de Rondônia, aqui era um ponto logístico importante para o passado e fica a mensagem para o futuro, às novas gerações. A Setur deixa um legado cultural e histórico. A Seosp tem contribuído para melhorar as condições de vida dos guajaramirenses, como a iluminação, o “Tchau Poeira” e o “Governo na Cidade”, que tão logo chegará aqui na região”, destacou o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos – Seosp, Jefferson Ribeiro da Rocha.

A coordenadora de Turismo do Sesc/RO, Camila Canova, que também representava a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio, enfatizou acerca do fomento quanto à atividade econômica e turística na região. “Aqui está sendo entregue uma obra cheia de histórias que é mais um dos vários atrativos que o Estado tem”, pontuou .

Simon Oliveira lendo o trecho do livro que fala sobre distrito do Iata

RESGATE DA HISTÓRIA

Aluízio Lucas Caetano da Silva, morador da região há 50 anos, sente orgulho com a restauração do prédio. “Estou satisfeito com essa reforma e toda conquista no distrito é sempre bem-vinda. Para nós moradores é um presente, esse prédio foi fundado em 1943, vi funcionar, abastecer a região. Só temos a agradecer”, frisou o morador Aluízio Lucas Caetano da Silva.

O professor e historiador Charliton Edson Gomes da Silva Brito enalteceu a ativação do prédio. “É de suma importância esse resgate para que de fato a sociedade perceba o valor da nossa história. Estamos resgatando o turismo do Iata, vejo com satisfação, não só como cidadão rondoniense e guajaramirense, mas como historiador pelo resgate da cultura e história”, reforçou Charliton.

O escritor e professor Simon Oliveira dos Santos, autor do livro “Causos e Crônicas do Berço do Madeira”, leu o trecho que enfatiza: “No Iata é assim”. A solenidade encerrou com o descerramento da fita e da placa inaugural, e a visitação ao prédio.

AUTORIDADES

Prestigiaram a solenidade de reinauguração: deputado estadual Dr. Neidson Soares; representado por assessor Basiliano Barros; Flávio Derzete da Mota, secretário Regional da Casa Civil em Guajará-Mirim e Nova Mamoré; George Teles, representando a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; Professora Eunice Oliveira Pires Santos, coordenadora Regional de Ensino – CRE de Guajará-Mirim e Nova Mamoré; Rubens Naraikoe Suruí, representando a Sedam e os povos indígenas; Zilmar Teixeira, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, em Guajará-Mirim; representantes das Secretarias do Governo do Estado; uma das moradores mais antigas do distrito do Iata, Teresinha do Nascimento, de 84 anos; escritores e historiadores, professores, alunos e comunidade em geral.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Caminhonete Hilux cai em lagoa após colisão com Corolla na RO 481, condutores ficaram feridos

Publicado

por

Hilux e Corolla colidem na RO 481; condutores feridos e levados ao hospital – Foto: Reprodução

 

Na tarde desta terça-feira, 3 de dezembro, um acidente grave ocorreu na RO 481, no km/20, próximo ao município de São Miguel do Guaporé. Dois veículos se envolveram em uma batida lateral, deixando as vítimas com lesões, sendo socorridos com urgência.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, os veículos envolvidos eram uma caminhonete Hilux SW4, conduzido por uma mulher, e um veículo Corolla. O acidente aconteceu quando os dois veículos se aproximaram de maneiras opostas. O acidente ocorreu quando a Hilux SW4, seguia no sentido oposto, quando foi atingida pelo veículo Corolla, causando perda de controle da caminhonete, que capotou, indo parar dentro de uma lagoa as margens rodovia.

Tanto motorista, quanto a condutora, foram rapidamente socorridos pelos populares e levados para o hospital, antes mesmo da chegada da operação policial. Ao chegarem no local, os policiais realizaram os procedimentos necessários e seguiram até o hospital para conversar com as vítimas.

A motorista da Hilux relatou que estava trafegando em direção a São Miguel do Guaporé, quando viu que o Corolla invadiu sua pista. Mesmo tentando desviar para evitar o choque frontal, o veículo estava muito rápido, tornando-se impossível.

Por outro lado, o condutor do Corolla não se lembrava do ocorrido, alegando estar extremamente cansado após um longo turno de trabalho. Segundo ele, havia ficado acordado desde as 2 horas da manhã, dando a entender que, possivelmente teria dormido na direção.

Após os trabalhos da perícia técnica, a PM registrou a ocorrência, encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Guaporé para devidas providências.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Evolução tecnológica aperfeiçoa gestão contábil e fiscal do governo de RO

Publicado

Resultados deste ano apontam evolução nas boas práticas da gestão dos recursos públicos pelo governo de Rondônia

Os resultados de 2024 apontam evolução nas boas práticas em relação à administração dos recursos públicos pelo governo de Rondônia, com aperfeiçoamento tecnológico, capacitações e destaque nacional pelo desempenho. No estado, o cidadão deseja ter segurança que cada centavo do orçamento público seja investido com transparência e atenda às necessidades da população.

O aperfeiçoamento das boas práticas, a modernização da gestão contábil e fiscal rendeu ao governo de Rondônia, a conquista do prêmio de Qualidade da Informação Contábil Fiscal 2024, com a garantia, pelo segundo ano consecutivo, do 2° lugar no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O que evidencia o governo do estado como a Administração Pública responsável, eficiente e alinhada aos melhores padrões de gestão pública.

DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir na modernização da gestão contábil e fiscal é garantir para população eficiência no uso dos recursos públicos. ‘‘O estado colhe resultados dos investimentos feitos pelo governo para melhorar a eficiência na gestão pública, e esse trabalho sério e responsável fortalece o empenho com o desenvolvimento estadual e bem-estar social’’, ressaltou.

Governo de Rondônia se mantém com nota máxima em Qualidade da Informação Contábil Fiscal

Além disso, o contador-geral de Rondônia, Jurandir Cláudio Dadda, salientou que, o desempenho da gestão contábil e fiscal tem reflexo, também, no aumento da confiança da população e dos órgãos de controle na administração financeira do estado, destacando ainda, as condições criadas para inovar. ‘‘Os investimentos foram destinados para aprimoramento em tecnologia e qualificação dos servidores envolvidos na gestão pública e permitiu a entrega de melhores serviços.’’

TECNOLOGIA

A principal tecnologia utilizada pela Contabilidade-Geral do Estado (Coges) é o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Financeira (Sigef). Até o final de 2024, o governo de Rondônia terá investido R$ 4,4 milhões no aprimoramento da ferramenta, considerada, segundo o contador-geral, um pilar fundamental para gestão financeira e contábil do estado, permitindo maior controle, segurança e transparência no uso dos recursos públicos.

Entre os principais aprimoramentos implementados este ano, destacam-se:

  • Aperfeiçoamento na integração automática das transações financeiras, facilitando o processo de envio de arquivos bancários;
  • Garantia da operação contínua do sistema por meio de manutenções corretivas e suporte técnico especializado;
  •  Implementação de processos automatizados que garantem maior agilidade e precisão no fechamento das movimentações financeiras;
  • Melhoria no controle de prazos de pagamento, reduzindo riscos de atrasos, para melhorar a eficiência nos processos;
  • Expansão das funcionalidades do sistema para aceitar novos tipos de pagamento, aprimorando a execução orçamentária;
  • Aperfeiçoamento no processo de ajustes, tornando-o mais ágil e em conformidade com as normas fiscais;
  • Inclusão de funcionalidades que permitem o cumprimento de obrigações tributárias de forma mais eficiente;
  • Adaptação do sistema para atender ao novo padrão fiscal, garantindo maior conformidade tributária;
  • Implementação de um novo padrão de preenchimento de informações, possibilitando o alinhamento com as normativas vigentes;
  • Ajustes no módulo que gerencia contratos públicos, ampliando o controle e a transparência nas contratações.

CAPACITAÇÃO

Simultaneamente ao fortalecimento tecnológico, o governo de Rondônia tem investido na qualificação das equipes envolvidas na gestão pública, mostrando empenho com a formação contínua dos servidores para prestação de serviços cada vez melhores à população.

De acordo com a Coges, em 2024, foram alocados R$ 907 mil para programas de qualificação, alcançando 98 servidores. Destes, 74 concluíram as capacitações e 24 foram contemplados com o Programa de Aperfeiçoamento Funcional Permanente, que possibilita a formação no Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Administração, que está em andamento e teve investimento de R$ 600 mil.

O estado incentivou a participação dos servidores em cursos, eventos e congressos de alta relevância no campo da gestão pública e contábil como:

  • Curso de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Administração (24 servidores)
  • 2º Seminário Nacional de Gestão de Pessoas e Liderança no Setor Público (2 servidores)
  • 29ª Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios – Secofem/STN (4 servidores)
  • 5º Congresso Brasileiro de Compras Públicas (3 servidores)
  • 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (5 servidores)
  • Introdução ao Sistema de Informações de Custos no Setor Público (59 servidores)
  • 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (1 servidor)

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana