conecte-se conosco


Porto Velho

CADASTRO – Prefeitura abre edital para credenciamento de permissionários na 2ª edição da Expoporto

Publicado

Exposição acontece de 24 a 28 de agosto

Permissionários vão atuar na oferta de comidas e bebidas O edital para o credenciamento de permissionários que desejam atuar na 2ª edição da Expoporto já está disponível para consulta. O evento acontecerá no Parque dos Tanques, zona norte de Porto Velho, entre os dias 24 e 28 de agosto.

O quadro definiu pontos fixos para restaurantes, pastelaria, pizzaria, crepes, bebidas, entre outros. Há também vagas para ambulantes, como carrinhos de pipoca, sorvete, cachorro quente, churrasco grego, bolos e outros.

No edital consta também as responsabilidades dos permissionários e os horários de funcionamento facultativos e obrigatórios.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Wellen Prestes, esta é uma ação que fomenta a economia no período da exposição.

“Através do edital conseguimos organizar e viabilizar a participação de selecionados, tanto em pontos fixos como ambulantes, e isso ajuda dando mais oportunidades, gerando mais renda e, claro, fomentando a economia dentro quanto fora do evento”, explica.

Toda documentação deve ser entregue no Departamento de Posturas Urbanas – Divisão de Fiscalização de Espaços Públicos, localizado na rua Aparício de Moraes, nº 3616, bairro Industrial, entre 14 e 26 de Julho, de segunda a sexta, das 08h às 13h.

Confira o edital aqui.

Texto: Larissa Vieira
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Conheça histórias de quem preserva a memória e a paixão pelos trilhos

Publicado

Paulo, Lord e Moisés são alguns exemplos de amor pela Estrada de Ferro Madeira Mamoré

O Dia do Ferroviário é comemorado neste 30 de abril, e tem um marco especial para quem ajudou a construir a memória de um povo. A data celebra a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, primeira linha de ferro brasileira, em 1854.

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia a ser construída no paísA história de Porto Velho com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é profunda. Milhares de trabalhadores de diversas nacionalidades chegaram nesta região da Amazônia e ajudaram, através de muito suor, a construir a lendária ferrovia que deu origem ao município de Porto Velho e à criação de outros municípios na região dos rios Madeira e também Mamoré.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, executada entre 1907 e 1912. Por seu legado e história, nesta data, a Prefeitura de Porto Velho homenageia três ferroviários que se dedicam diariamente pela preservação da memória e do patrimônio da ferrovia.

Antônio Moisés, Paulo da Costa e Lord Jesus Brown são histórias vivas e que se dedicam diariamente para manter a preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os três trabalham diariamente no Complexo Madeira-Mamoré, e, além disso, representam uma pequena parte dos ferroviários que foram e são essenciais na continuação dessa história.

Antônio Moisés, Paulo da Costa e Lord Jesus Brown dedicam diariamente para manter a preservação da Estrada de Ferro Madeira-MamoréO ferroviário Paulo da Costa começou a trabalhar na EFM-M aos 12 anos, no chamado “trem de lastro”, anos depois a paixão pela ferrovia continua a mesma. “Isso aqui é minha vida. Tenho um amor muito grande pela Madeira-Mamoré. Antes de partir dessa para melhor, meu sonho é ver o trem funcionando de novo,e seria minha maior alegria”, disse Paulo da Costa.

Filho de ferroviário, Lord Jesus Brown, contou que trabalha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde a década de 70. “Meu pai chegou aqui para trabalhar na construção da ferrovia. Eu tenho muito orgulho dessa trajetória da minha família aqui na Amazônia. Eu luto e sempre vou lutar pela preservação da ferrovia. Essa é uma história muito linda e nós, ferroviários, temos que lutar até o fim”, concluiu.

No galpão da antiga oficina, além dos trens ficam guardadas com muito carinho a kalamazu, cegonha, a litorina e também outros veículos centenários utilizados na época de ouro da ferrovia. O ferroviário Antônio Moisés afirma que todos esses equipamentos fazem parte da trajetória da ferrovia. “Neste ano tivemos a grata surpresa de ver a Litorina voltar a andar, através da iniciativa do prefeito Léo Moraes. Ficamos felizes porque todo final de semana estamos aqui transportando cerca de 300 a 400 pessoas aos sábados e domingos, para sentirem a emoção de andar por esses trilhos”, relatou o ferroviário.

No galpão da antiga oficina, além dos trens ficam guardadas com muito carinho a kalamazu, cegonha, a litorinaDesde do início da gestão de Léo Moraes, a prefeitura tem olhado com atenção para a preservação da EFMM, como por exemplo, o retorno do passeio da litorina, a liberação de entrada gratuita ao Museu da Ferrovia e ainda mais recente com o anúncio de estudos técnicos, com representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o objetivo de realizar estudos de viabilidade técnica visando a restauração e reativação da Locomotiva 18.

Segundo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, os pioneiros da cidade merecem respeito e reconhecimento pelo trabalho que fizeram e ainda continuam fazendo pela EFM-M. “Hoje é uma data tão significativa para a cidade de Porto Velho pela trajetória dos nossos ferroviários. Eu tenho respeito e admiração pelas milhares de histórias de homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa ferrovia. Aos ferroviários eu deixo a minha homenagem e dizer que vamos fazer muito mais e nossa ferrovia, se Deus quiser, vai voltar a apitar de novo”, finaliza o prefeito.

Texto: André Oliveira
Fotos: André Oliveira

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Projeto enviado ao Novo Pac prevê a construção de centro esportivo comunitário no valor de R$ 1,5 milhão no Residencial Orgulho Madeira

Publicado

O espaço contará com quadra de basquete 3×3, parquinho infantil, campo de futebol e pista de caminhada.

Espaço contará com mobiliário público projetado para fortalecer os laços comunitáriosAmpliar o acesso da população a espaços de convivência e atividade física com uma infraestrutura social que contribui para o fortalecimento de vínculos comunitários e redução de desigualdades sociais e regionais, promovendo uma vida ativa e saudável para todas as idades. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura de Porto Velho com o projeto enviado ao Governo Federal para a construção de um Centro Esportivo Comunitário na capital.

A proposta cadastrada no Novo PAC Seleções prevê a construção do centro no valor de R$1,5 milhão e deve contemplar os moradores do Residencial Orgulho do Madeira, localizado na zona leste da capital, com equipamentos públicos multiuso, localizados em áreas de vulnerabilidade socioeconômica, que comportarão atividades físicas, esportivas e de lazer para todas as idades.

Segundo a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), responsável pela proposta cadastrada, o novo centro contará com infraestrutura completa, incluindo campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. Além disso, o espaço contará com mobiliário público projetado para fortalecer os laços comunitários e incentivar uma vida mais ativa e saudável.

O prefeito Léo Moraes reforçou o compromisso de a prefeitura em sempre buscar alternativas para garantir investimentos importantes para o município. “Toda a prefeitura está empenhada em trabalhar para viabilizar ainda mais recursos em projetos essenciais da nossa Porto Velho. A participação da Prefeitura de Porto Velho no PAC Seleções é mais uma estratégia para que a gente possa garantir melhorias significativas na infraestrutura e na qualidade de vida dos porto-velhenses, em especial no esporte”, pontuou o prefeito.

Os projetos cadastrados pela Prefeitura de Porto Velho agora seguem para análise do Governo Federal, que será responsável pela seleção e aprovação das propostas. A liberação dos recursos dependerá dessa avaliação. Vale destacar que foram inscritos 21 projetos, colocando a capital rondoniense como o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos, ficando atrás, apenas, de Uberlândia (MG) e Fortaleza (CE).

De acordo com o secretário da Semesc, Antônio Prata, o projeto deve beneficiar não somente os moradores do Orgulho do Madeira, mas também a população da zona leste. “Esse é um projeto essencial na vida da nossa população, em especial do Orgulho do Madeira. O Governo Federal liberou apenas um projeto para nossa capital, por isso não fizemos outras inscrições para centros esportivos. Além de toda estrutura com equipamentos, o local também será todo cercado para a proteção daqueles que vão utilizar o espaço”, finaliza.

Texto: André Oliveira
Fotos: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana