conecte-se conosco


Cidades

Biólogo alerta para doenças que podem ser transmitidas por revoada de andorinhas em Vilhena

Publicado

Um espetáculo no céu, principalmente para quem trefega ou mora na região central de Vilhena. Porém junto com o balé das andorinhas, para quem mora ou trafega pela avenida Marechal Rondon vem o transtorno e o perigo.

A reportagem do entrevistou um morador da região onde se concentra as andorinhas, que pediu para não ser identificado. Uma vez ao ano o bando proporciona um verdadeiro espetáculo pela sincronia de movimentos feito.

Mas nem tudo são flores, isso porque os excrementos das aves além de exalar um mau cheiro, podem provocar doenças. “É bonito de ver o movimento que elas fazem, principalmente para quem apenas passa por essa região. Mas para a gente, que mora aqui, o mais marcante é o fedor que provoca, principalmente nas primeiras horas do dia e no fim da tarde”, pontuou o morador.

À reportagem o biólogo Thiago Baldine explicou que o aparecimento das andorinhas faz parte do movimento migratório influenciado pelo crescimento do desmatamento. “Com as constantes desfragmentações das árvores (derrubadas), a gente tem pouca área de mata aqui na nossa região. Essas aves costumam voltar basicamente para os lugares que sempre ficaram historicamente, que são as árvores próximas a prefeitura e a Diságua”, relatou.

O biólogo alertou que a grande quantidade e proximidade com o ser humano pode provocar danos à saúde. “Elas transmitem as mesmas doenças relacionadas aos pombos, histoplasmose e criptococose, pela grande quantidade de fezes. Se a gente não tivesse os desmatamentos, elas estariam defecando nas áreas de matas”, alertou.

Para Baldine a melhor opção para resolver o problema seria o controle de pragas, por meio de aves de rapinas, prática permitida por lei. “Inclusive grandes empresas do Brasil já usam as aves de rapinas, como falcão e o gavião, para fazer o combate de aves migratórias”, pontuou.

 

DOENÇAS PROVOCADAS PELASFEZES DAS ANDORINAHS

SALMONELOSE: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;

CRIPTOCOCOSE: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;

HISTOPLASMOSE: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);

ORNITOSE: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;

MENINGITE: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

Fonte: Extra de Rondônia.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Ji-paraná

JI-PARANÁ: Luciano Hang visita empresa Ed’Rios Beach e inspira empreendedoras locais

Publicado

por

Neste final de semana, a indústria de confecções Ed’Rios Lingerie e Ed’Rios Beach, localizada em Ji-Paraná, Rondônia, recebeu a ilustre visita do empresário Luciano Hang, fundador da rede de lojas Havan. Conhecido como o “Véio da Havan”, Hang é uma figura emblemática no cenário empresarial brasileiro, reconhecido por seu estilo carismático e visão empreendedora.

A Ed’Rios Lingerie e a Ed’Rios Beach são empresas familiares, fundadas por Cristina, que, ao lado das filhas Edlaine e Edriane, atua há mais de 30 anos no mercado de lingerie, moda praia e fitness. Com uma equipe de mais de 66 colaboradores, a empresa se destaca pela qualidade de seus produtos e pelo compromisso com a excelência.

A visita de Luciano Hang foi celebrada pela equipe da Ed’Rios Lingerie e Ed’Rios Beach como um momento marcante. Em publicação nas redes sociais, a empresa expressou sua gratidão: “Hoje tivemos a honra de receber Luciano Hang em nossa empresa! Uma experiência inesquecível para nós e nossa equipe. Obrigada, Luciano Hang!”

A presença de Luciano Hang na Ed’Rios Lingerie e Ed’Rios Beach não apenas reconhece o trabalho árduo das empreendedoras locais, mas também serve como inspiração para outros empresários da região. Sua trajetória de sucesso e dedicação ao empreendedorismo brasileiro são exemplos motivadores para todos que buscam crescer e inovar em seus negócios.

 

A visita do empresário Luciano Hang a Ed’Rios Lingerie e Ed’Rios Beach foi um momento de reconhecimento e inspiração para o empreendedorismo rondoniense e reforça a força do trabalho de mulheres guerreiras à frente da indústria de confecções que leva Ji-Paraná para o Brasil inteiro com moda praia e fitness de qualidade.

Em suas redes sociais, o deputado Laerte Gomes comentou a visita do empresário em Ji-Paraná.

“Parabéns à família Ed’Rios pelo exemplo de dedicação e sucesso. Que essa visita continue motivando sonhos e abrindo caminhos”, ressaltou o parlamentar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cacoal

CACAULÂNDIA: Laerte Gomes intervém junto ao DER para obras de infraestrutura urbana e rural no município

Publicado

por

Neste mês de abril, o deputado Laerte Gomes (PSD) encaminhou requisitos ao Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodoviaria e Transportes (DER), solicitando medidas administrativas e operacionais fáceis para atender às restrições estabelecidas pela vereadora de Cacaulândia, Rayana Bueno (MDB).

Entre as demandas apresentadas pela vereadora estão a construção de uma rotatória, no início da mão dupla, entre a Avenida Cacau, Rua Cacoal e Rua Amapá, para viabilizar melhorias na trafegabilidade na RO-133, bem como, garantir segurança e evitar constantes registros de multas por infração de trânsito.

Outra indicação da vereadora ao deputado, encaminhada ao DER, foi a construção de uma pista de caminhada na entrada da cidade, que atende ao expressivo número de pessoas que praticam atividades físicas nas laterais da estrada secundária, garantindo um local seguro e adequado.

Já para atender a zona rural de Cacaulândia, a vereadora indicou a necessidade da instalação de novas manilhas no Travessão B-80, sentido Cunha do Marechal, proporciona uma garantia de escoamento de água para facilitar a trafegabilidade de veículos e pessoas que transitam na referida estrada.

“Nós já solicitamos todas as restrições da vereadora Rayana junto ao Governo e ao DER e vamos aguardar as medidas para o atendimento de todas as demandas e, dessa forma, contribuir com as melhorias para o nosso município de Cacaulândia”, ressaltou o deputado. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana