conecte-se conosco


Porto Velho

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Porto Velho promove mutirão de atendimento à população em situação de rua

Publicado

Serviços assistenciais e de garantia à Justiça foram ofertados

Centro Pop recebeu primeira edição do mutirãoA Prefeitura de Porto Velho, por meio do Centro Pop “Dom Moacyr Grechi”, participou do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Região Norte – Pop Rua Jud. O evento, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) aconteceu na última quinta-feira (30) na sede do Centro Pop.

A ação contou com a participação de instituições do poder público federal, estadual e municipal, o Exército Brasileiro, e organizações da sociedade civil para oferecer diversos serviços às pessoas em situação de rua.

Entre os serviços oferecidos estiveram atendimentos na Justiça Federal, Tribunal de Justiça de Rondônia, Defensoria Pública Estadual (DPE); Defensoria Pública da União (DPU); Ministério Público Federal (MPF); Caixa Econômica Federal; Advocacia-Geral da União (AGU) e INSS; requerimento administrativo para concessão de benefícios previdenciários; Cadastro Único (CadÚnico); Carteira Estadual do Idoso; testes de ISTs; vacinação contra a covid-19; corte de cabelo; atendimento médico (clínico geral) e odontológico.

A ação envolveu três eixos fundamentais: atendimento assistencial e de saúde, expedição de documentos necessários ao exercício da cidadania e atendimento jurídico por instituições parceiras, dando garantia de acesso à Justiça para ações e procedimentos, com especial atenção às questões assistenciais e previdenciárias.

Serviços de garantia à Justiça foram ofertados ao público-alvoO Desembargador e Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Dr. Carlos Pires Brandão, agradeceu a boa acolhida em Porto Velho. “Nossos parabéns aos organizadores e todas as instituições que aqui se fazem presentes. Momento em que a cidadania é destacada, promovendo acesso a direitos às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, observou o desembargador.

O secretário-adjunto municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Álvaro Mendonça, em nome do prefeito Hildon Chaves e do secretário da Semasf, Claudi Rocha, deu boas-vindas à equipe.

“É uma grande satisfação ver todo esse esforço. Agradecemos a equipe por proporcionar tantos serviços a essa população”, disse Álvaro Mendonça.

O “Pop Rua Jud” atende a Resolução CNJ n. 425/2021, aprovada em setembro do ano passado, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Entre outros aspectos, o ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como, por exemplo, a manutenção de equipe especializada de atendimento – preferencialmente multidisciplinar – em suas unidades.

Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

MEIO AMBIENTERoda de conversas abre a 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Publicado

Além de Porto Velho, participam da conferência os municípios de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará-Mirim; evento segue nesta terça e quarta-feira (10 e 11)

Participantes entre sociedade civil, governamental e instituições iniciaram os debates A Capital de Rondônia dá mais um passo no caminho da sustentabilidade, visando melhorias ao meio ambiente para as próximas gerações futuras. O exemplo prático desse compromisso é a realização da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). A abertura ocorreu nesta segunda-feira (9), no auditório do Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro).

Além de Porto Velho, a conferência reúne representantes dos municípios de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Com o tema central “Clima Emergência: O Desafio da Transformação Ecológica”, os participantes, entre sociedade civil, governamental e instituições iniciaram os debates em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.

ABERTURA

Neidinha Suruí considerou os problemas ambientais existentes e a importância do debateDurante a abertura, o titular da Sema, secretário Richardson Cruz da Silva, enfatizou o propósito da realização da conferência e destacou algumas ações que a Prefeitura de Porto Velho vem realizando em prol do meio ambiente. “A nossa proposta é discutir ações para mitigar os impactos provocados pelos fatores climáticos, como a recente seca dos rios na região Norte, entre outras circunstâncias. E a conferência vem justamente para discutirmos práticas para melhorar o meio ambiente e buscarmos controlar as mudanças climáticas. A Prefeitura de Porto Velho vem atuando de diversas formas em prol de uma cidade mais verde, a exemplo do plantio de mudas que estamos fazendo na rua Santos Dumont, recuperação de áreas de nascentes e áreas de conservação, fazendo doação de mudas nativas da região, monitorando a prática de queimadas, entre outras ações que têm gerado bons resultados”, frisou.

Compuseram também a mesa, durante o ato solene de abertura, a juíza auxiliar da presidência do Comitê Gestor Plano de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/TO) Karina Miguel Sobral, a assessora de Sustentabilidade e Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), Solange Mendes Garcia, a Defensora Pública do estado, Késia Abrantes, membro da comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados (OAB/RO), Isadora Andrade, diretor do Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia, Alyson Dheep Oliveira Rover, o secretário de Meio Ambiente de Itaguaí (RJ) e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Antônio Marcos Barreto, a coordenadora do movimento de Juventude Indígena de Rondônia, Txai Suruí e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (DPVH), Leandro Dill.

Para Antônio Marcos Barreto, os municípios envolvidos estão dando passo importante em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da regiãoPara Antônio Marcos Barreto, os municípios envolvidos estão dando um ponta pé inicial muito importante em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento da região. “Acredito que a aplicabilidade das propostas que serão apresentadas precisa ser a curto prazo. Pois estamos vivendo a época das emergências climáticas e estão batendo à porta o tempo inteiro e precisamos de resultados agora, no presente, para que possamos mitigar isso em frente, no futuro”, declarou.

Da mesma visão compartilha Karina Miguel Sobral, que destacou o envolvimento do TRE nas ações ambientais. “Desde 2022, o TRE tem sido bem atuante na sustentabilidade ambiental. Nós estamos unidos aos órgãos públicos para que juntos possamos olhar o meio ambiente na perspectiva do coletivo. Não tem como enfrentar uma emergência climática sozinhos. Por isso o TRE está construindo e aberto, olhando para emergência climática numa perspectiva real de solução, compartilhada”, pontuou.

RODA DE CONVERSA

Após o ato de abertura, deu-se início a roda de conversa, mediada por Leandro Dill, com a presença do secretário da Sema, Richardson, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Antônio Marcos Barreto, do gerente regional Amazônia da Permian Brasil, Denison Trindade, e do CEO do Grupo Rovema, Adélio Barofaldi.

Propósito é discutir ações para mitigar os impactos provocados pelos fatores climáticos, como a recente seca dos rios na região NorteDesafios quanto aos problemas ambientais, fortalecimento dos municípios brasileiros, estratégias do uso de baixo carbono e implementos de projetos tendo como base a sustentabilidade foram algumas das discussões em pauta, durante a roda de conversa entre os participantes.

A gerente de Educação da Ecoporé, Ana Paula Albuquerque, também esteve presente na conferência. Para ela, a conferência reforça a urgência de políticas públicas em relação às mudanças climáticas. “A participação da Ecoporé é contribuir justamente no fortalecimento dessas políticas públicas. A Ecoporé está na comissão organizadora, pelo fato de entendermos a importância do evento. E a prefeitura está excelente em poder dar o ponta pé em todas as iniciativas que estão vindo para o nosso município, envolvendo ainda outros que buscam esse reforço”, afirmou.

A ativista ambiental da Canindé, Neidinha Suruí, afirmou esse ser o momento de suma importância para o município de Porto Velho, tendo em vista os problemas ambientais existentes. “Esse é o momento de discutirmos como agiremos hoje, pensando no futuro. Nós temos uma lei estadual de mudança climática e Porto Velho tem uma lei municipal voltada às questões climáticas. Portanto é importante compartilhar com os demais municípios e aprender com os outros municípios também. O propósito da Canindé é somar com os órgãos, pois é sobre o nosso futuro que estamos falando”, disse.

A programação da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente segue nesta terça e quarta-feira (10 e 11), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, com apresentação de dinâmicas, organização de grupos de trabalho, entre outras atividades que podem ser conferidas aqui.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

CÃES E GATOSPrefeitura divulga edital de chamamento para cadastrar entidades interessadas em receber ração animal

Publicado

Até 40 entidades e protetores de animais serão cadastradas para o recebimento de ração gratuitamente

Período de credenciamento se inicia nesta quarta-feira (11)A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), através do edital nº 01/GAB/SEMA/2024, publicado nesta terça-feira (10), realiza chamamento público de cadastramento de até 40 entidades e demais protetores de animais para o recebimento de ração gratuitamente para cães adultos e filhotes e felinos, em cumprimento à lei municipal nº 825/2020.

Os interessados devem acessar o Edital nº 01/GAB/SEMA/2024 e consultar todas as informações necessárias para o cadastro, podem acessar no endereço eletrônico da Sema; ou presencialmente por meio de pen drive ou cartão de memória na Gerência de Proteção Animal, no Departamento de Proteção e Conservação Ambiental localizado no terceiro andar do prédio sede da Sema, situado a rua General Osório, nº 81, Centro, ou ainda através do e-mail [email protected].

O período de credenciamento se inicia nesta quarta-feira (11​/12/2024) e segue até às 23h59min do dia ​9 de janeiro de 2025.

Você pode também acessar aqui o requerimento para cadastro de entidades. E ainda conhecer o cronograma completo aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana