conecte-se conosco


Porto Velho

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Porto Velho discute projetos assistenciais com o Secretário Nacional do CadÚnico

Publicado

Encontro buscou alinhar o andamento dos projetos desenvolvidos pelo município

Grupo debateu alinhamento das políticas de assistência social Com o objetivo de debater o andamento dos projetos assistenciais e sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Porto Velho, a capital recebeu, nesta sexta-feira (10), a visita do Secretário Nacional do CadÚnico, Tércio Brandão, do Ministério da Cidadania, e do Diretor do Departamento Nacional do CadÚnico, Liomar Leite.

O encontro discutiu as ações desenvolvidas pelo município à população em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho da Semasf é extremamente importante para nós, em específico, porque não basta somente traçarmos as estratégias de um lado da ponta lá em Brasília para atender a população aqui. É preciso também entendermos o que acontece deste lado da ponta”, destacou Tércio Brandão, secretário nacional.

O encontro aconteceu no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e contou também com a presença do diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Vanderlei Batista, e do Coordenador do CadÚnico, Vitor Nascimento.

Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira, secretário adjunto da Semasf, ressaltou a importância da visita ministerial ao município de Porto Velho. “São 84 milhões de brasileiros dependentes ou vinculados ao Cadastro Único em todo o Brasil hoje. Esse quantitativo representa mais de um terço da população do país. É muito importante até para a manutenção da ordem pública, conhecer de perto as demandas da sociedade”, disse.

O CadÚnico é um registro que possibilita o Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda. Em Porto Velho, o Cadastro é operacionalizado e atualizado pelo município de forma gratuita a todos os cidadãos. Ao realizar a inscrição, o munícipe tem direito a participar de diversos programas sociais conforme estabelece as diretrizes de cada programa. Programa Auxílio Brasil, Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, são alguns dos programas ofertados para quem é registrado no CadÚnico.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização nas obras em andamento no bairro Parque Amazônia

Publicado

O prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), está fiscalizando as obras de infraestrutura em andamento no bairro Parque Amazônia, zona Leste da Capital. O empreendimento inclui a pavimentação de mais de quatro quilômetros de ruas completas, meio-fio e sarjeta. Outras obras em desenvolvimento também estão sendo rigorosamente fiscalizadas.

Gustavo Portela esteve no local para verificar o andamento dos trabalhosO prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população. “Esta é uma obra de valor significativo para beneficiar, a princípio, oito quarteirões do Parque Amazônia. Para isso, contratamos uma empresa especializada, mas o acompanhamento é feito pelos nossos fiscais da Semob, para garantir que a obra está de fato conforme o projeto. Tudo pensando na população”, garantiu.

“É uma obra sob a responsabilidade da empresa Yem Serviços Técnicos e Construções Ltda, que tem prazo de aproximadamente de 365 dias para execução e custo estimado em quase R$ 9 milhões”, conforme o fiscal da Semob, Gustavo Portela, que na manhã desta segunda-feira (28), esteve no local para verificar o andamento dos trabalhos. “A Prefeitura conta com várias equipes de fiscais acompanhando todas as etapas dos serviços realizados, com o objetivo de garantir que a obra seja entregue no prazo”, disse.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempo. “Aqui, no período de chuva, fica apenas o lamaçal, é intransitável para quem passa a pé ou de carro, minha filha não consegue sair para ir trabalhar. Sem falar na dificuldade de levar as crianças para a escola, mas agora, graças ao prefeito Léo Moraes, isso vai mudar, nossa vida vai mudar para melhor. Vai ser muito bom para todos”, comentou.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempoO morador falou ainda que entende que a obra vai demorar por causa do período chuvoso e sabe que não tem como ser feito da noite para o dia. Mas no final das contas, isso vai ser bom para os moradores das ruas contempladas, entre elas, a rua Eça de Queiroz e Tucupi, rua Palheteiro, a Bakuri. Guajuvira, Jacarandá, Seringueira e rua Monguba.

Para o secretário adjunto da Semob, Thiago Cantanhede, a fiscalização é duplamente importante. “Primeiro, por ser nossa visão de contratante para a empresa contratada para a execução da obra, ainda mais sendo tão longa. Temos que olhar se está sendo realizada a contento e como está o projeto. Porque se não há fiscalização, pode ser feito de qualquer jeito. É uma exigência do prefeito Léo Moraes que a fiscalização esteja o tempo todo na rua acompanhando cada passo. Não apenas a do Parque Amazônia, mas todas em andamento”, afirmou.

O segundo ponto, de acordo com Cantanhêde, a fiscalização é essencial para informar à população de que todo o trabalho realizado pela atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho, preza pela transparência.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Sema distribui mudas de plantas gratuitamente no Hospital Cemetron em Porto Velho

Publicado

A ação aconteceu durante comemoração especial alusiva ao Dia das Mães na unidade

Iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambientalA Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho participou, nesta segunda-feira (28), de uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães no Hospital Cemetron. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e contou com a doação de mudas de plantas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.

De acordo com a Sema, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao cultivo de plantas como forma de humanização dos espaços de saúde e valorização da vida. A ação busca fortalecer os vínculos entre a comunidade e o meio ambiente, promovendo bem-estar, saúde e sustentabilidade.

Mariana Ayres, representante da direção do hospital, comentou sobre a importância da parceria com a Sema para o fornecimento de mudas para as instituições. “Hoje é uma data especial aqui no hospital e poder contar com o apoio da Prefeitura por meio da Sema é fundamental para que nossos pacientes e acompanhantes possam ter um dia diferente, já que sabemos como é o dia a dia dentro de um hospital”, disse Mariana Ayres.

Este ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à populaçãoDe acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a Prefeitura de Porto Velho tem como objetivo chegar em todos os cantos do município, principalmente levando a mensagem da importância do cuidado com o meio ambiente. “A Sema agradece a parceria com o Hospital Cemetron e reafirma seu compromisso em apoiar ações que disseminem práticas sustentáveis e contribuam para uma cidade mais verde e acolhedora”, disse o secretário.

DADOS

Vale destacar que, entre janeiro e abril deste ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à população, escolas, entidades e projetos ambientais em todo o município. Os dados revelam um crescimento significativo nas ações do Viveiro, que contabilizou 9.691 doações em janeiro, 6.850 em fevereiro, 6.338 em março e 8.062 em abril, totalizando 31.141 mudas doadas no período.

Para solicitar mudas ou saber mais sobre as espécies disponíveis, interessados podem procurar o Viveiro Municipal, vinculado à Sema, localizado no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade. Cada morador pode solicitar até cinquenta mudas para plantio.

Texto: Sema
Foto: Sema/ Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana