conecte-se conosco


Porto Velho

ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho já emitiu mais de 350 Carteiras de Identificação do Autista

Publicado

Documento facilita acesso às políticas públicas disponibilizadas pela Prefeitura

Documento facilita acesso a políticas públicas de pessoas com espectro autistaMais de 350 unidades da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA) já foram emitidas pela Prefeitura de Porto Velho. O trabalho é realizado pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família.

Conforme o diretor do departamento, Evandro Vanderley, o município começou a emitir o documento no dia 22 de março deste ano. Até a tarde de quarta-feira (8), 372 carteirinhas já tinham sido entregues, de um total de 1.800 pessoas com espectro autista que existem no município. A validade da CMIA é de 5 anos.

Para atingir esse público com a maior rapidez e eficiência possível, a Prefeitura continua realizando ações junto às associações, grupos e entidades que atendem os autistas.

“A gente tem uma agenda estabelecida para levar os nossos operadores até essas entidades, para que sejam feitos os requerimentos em massa, na própria entidade, sem a necessidade das mães se deslocarem até a sede do Cras (Centros de Referência em Assistência Social) mais próximo para solicitar a carteirinha”, explicou Vanderley.

Evandro Vanderley, diretor do DPSBEle acrescentou que os requerimentos devem ser solicitados na sede do Cras, mas o município leva esse serviço até às instituições para facilitar a situação das mães, já que a maioria busca atendimento para os filhos junto a essas entidades.

DOCUMENTOS

Para solicitar a Carteira Municipal de Identificação do Autista, o requerente ou responsável pelo autista deve apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. Também deve ter em mãos o RG e CPF do beneficiário, além do laudo médico para comprovar o espectro autista.

Toda essa documentação deve ser apresentada no Cras mais próximo da casa do requerente, caso ele não seja atendido em alguma instituição que presta assistência aos autistas.

Na capital existem três unidades na zona Leste, uma na zona Sul, outra na região Norte e o Cras distrital em Jaci-Paraná. O requerimento também pode ser solicitado no Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas).

BENEFÍCIO

Um dos principais benefícios para quem recebe a CMIA, de acordo com Vanderley, é o acesso às políticas públicas disponibilizadas pela Prefeitura. Também evita que seja necessário a apresentação de laudos e outros documentos para comprovar o espectro autista. O documento ainda garante prioridade no acesso à saúde, educação e assistência social, entre outros.

“Ela também é uma importante ferramenta para que a gente possa fazer uma pesquisa um pouco mais apurada em busca de outras questões relativas aos autistas, bem como implementar políticas e pensar estratégias para melhorar o atendimento a esse público específico”, acrescentou.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Show de fogos e apresentações musicais encerram comemorações do aniversário de Porto Velho

Publicado

O evento é o início de uma série de atividades promovidas pela Funcultural na cidade

Evento contou com diversas atrações culturais Show de fogos e apresentações musicais abertas ao público no Mercado Cultural encerraram as atividades comemorativas dos 110 anos de instalação do município de Porto Velho, promovidas pela prefeitura durante todo o dia na última sexta-feira (24).

De acordo com Antônio Alves Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), esse evento ofereceu aos porto-velhenses a oportunidade de festejarem o aniversário da cidade em um espaço histórico e com apresentações artísticas e culturais.

“A cidade de Porto Velho celebra 110 anos com uma festa digna de sua grandeza, hoje nós comemoramos essa data, que também marca o começo de um novo tempo de valorização da cultura e respeito à nossa população”, destacou Antônio Alves Ferreira.

EVENTOS 2025

Antônio Ferreira, presidente da Funcultural Para Vanderlei Maraca, diretor de eventos da Funcultural, essa festa é o início de uma agenda que irá contemplar os 110 anos de Porto Velho ao longo de todo 2025, transformando o calendário cultural da cidade.

“Temos a confiança e o desejo do prefeito Léo Moraes em tornar os eventos culturais acessíveis e plurais para toda a sociedade porto-velhense. O aniversário de Porto Velho é o começo de um ano repleto de prestígio para o setor cultural e de eventos”, falou Vanderlei Maraca.

Cantores e cantoras de variados estilos musicais deram o tom da festa, que fechou com uma salva de parabéns e um belo show de fogos que iluminou o centro histórico da cidade.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Culto ecumênico reúne centenas de pessoas para celebrar o aniversário de instalação de Porto Velho

Publicado

Culto selou as festividades do dia na EFMM

Culto selou as festividades do dia de aniversário Um culto ecumênico de adoração a Deus marcou as atividades em alusão aos 110 anos da instalação do município de Porto Velho nesta última sexta-feira (24). Celebrando o diálogo religioso, o evento reuniu os membros de diversas instituições religiosas, em um grande louvor de agradecimento.

Contando com a presença do prefeito Léo Moraes e da vice-prefeita Magna dos Anjos, o culto foi celebrado pelo presbítero Paulo Luiz, que representou o pastor presidente da igreja Assembleia de Deus em Rondônia, Nelson Luchtenberg.

“Existem diferentes formas de fé, porém só um Deus, por esse motivo precisamos aprender a exercer o diálogo religioso, para podermos construir uma cidade digna, justa e próspera de se viver”, destacou o Presbítero Paulo Luiz.

Representando o Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, o padre Hélio José, da Paróquia São Cristóvão, garantiu que esse é um dia de festividade e alegria, por todos estarem unidos, celebrando Porto Velho e louvando a Deus.

“É uma alegria imensa festejar esse dia em que todos estão irmanados em um início de ano de paz, força e sucesso para todos os porto-velhenses que acreditam no potencial dessa cidade e no poder de Deus”, afirmou o Padre Hélio José.

Paulo Moraes Júnior, secretário da SemdesturPara o bispo eclesiástico Paulo Cavalcanti, que representou a Igreja Quadrangular Apostólica em Porto Velho, quando os cristãos se reúnem, não importa qual é a igreja a que cada um pertence, mas sim o cumprimento da palavra de Deus, que é falar sobre Jesus Cristo.

“O maior mandamento de Jesus é que nos amemos mutuamente, então o único pensamento de Cristo era de que nós vivêssemos em união. Se nós estamos unidos em um único pensamento, nós estamos cumprindo aquilo que é o propósito de Cristo”, destacou o bispo Paulo Cavalcante.

De acordo com Paulo Moraes Júnior, titular da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o espaço da Madeira-Mamoré foi o local ideal para a realização desta celebração à fé. “Em Porto Velho temos uma população expressivamente cristã, motivo pelo qual hoje foi um dia de celebração da importância de Deus em nossa cidade, reunindo igrejas de variadas denominações, mas com apenas uma intenção, louvar ao Senhor”, afirmou Paulo Moraes Júnior.

O culto selou as festividades do dia de aniversário da instalação do município de Porto Velho dentro do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana