conecte-se conosco


Porto Velho

ANTIRRÁBICA – Tutores de mais de 10 animais domésticos podem solicitar a vacinação agendada

Publicado

Responsáveis por abrigos de animais também podem fazer a solicitação pelo telefone: (69) 98473-6712

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses de vida
Tutores de mais de dez animais domésticos e organizações não governamentais (ONGs) podem solicitar a vacinação antirrábica agendada e domiciliar junto a Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS). Neste primeiro semestre já foram atendidos 47 tutores e 686 animais vacinados.

A vacinação, neste caso, tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas responsáveis por um número expressivo de animais ao imunizante devido à dificuldade de transporte dos pets. O agendamento é feito pelo telefone: (69) 98473-6712.

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses de vida, mesmo que ainda não tenham a carteirinha de vacinação.

O gerente da DCZADS, Edson Cruz, pede aos donos de pets que levem seus bichos de estimação para serem imunizados. A Prefeitura de Porto Velho disponibiliza a vacina antirrábica o ano inteiro. Para os demais proprietários de animais, além das campanhas anuais, o atendimento é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na própria sede da DCZADS, na Avenida Mamoré, nº 1120, bairro Cascalheira ou no trailer que está funcionando no Parque Circuito, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h e no sábado, das 8h às 14h.

Texto: Renata Beccária
Foto: Wesley Pontes e Carlos Sabino

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Publicado

Evento foi voltado para o artesanato, com uma grande variedade de produtos feitos com linhas, sementes e tecidos, entre outros

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, a Prefeitura de Porto Velho realizou a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte. Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), o evento aconteceu ao final da tarde de quarta-feira (19), no pátio do Mercado Cultural, no centro histórico da cidade.

Prefeitura oferece a estrutura para que artesãs possam expor seus produtos“Essa feira tem como objetivo abrir espaço e oportunidades para ascensão de renda das mulheres, onde a Prefeitura oferece a estrutura para que essas artesãs possam expor seus produtos e, assim, ganhar seu dinheiro e ter uma vida mais digna”, explicou a titular da Coordenadoria de Mulheres, Anne Cleyanne.

No total, 15 mulheres foram selecionadas para participar da feira. Além do espaço, a Prefeitura contribuiu com a divulgação do evento e com toda a mobilização, por meio da CPPM, para que a população entenda e prestigie o trabalho das artesãs, que já participam de outras feiras organizadas por elas mesmas.

“Essa feira é só um núcleo, é uma pequena ação dentro de várias outras ações, porque essas artesãs, tanto quanto as outras empreendedoras, também recebem o acompanhamento da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, por determinação do prefeito Léo Moraes”, comentou Cleyanne.

Artesã Terezinha Frazão trabalha com acessórios em miçangasPor se tratar de um evento totalmente alusivo ao Dia do Artesão, a feira foi voltada somente para esse segmento, com uma grande variedade de produtos feitos com linhas, sementes e tecidos, entre outros. As mulheres capricharam e cada uma expôs o seu melhor, como bonecas feitas à mão, cordão, pulseiras e colares em geral, tanto biojoias quanto miçangas.

PARTICIPANTES

A artesã Terezinha Frazão, mais conhecida como ‘Tetê Frazão’, que trabalha com acessórios em miçangas, disse que a feira é uma ótima oportunidade não somente para vender, mas também como uma grande vitrine para que o público conheça o seu trabalho e das demais participantes.

Grande oportunidade para o artesanato e Porto Velho precisa disso, completou a artesã Fran Frazão“Nossa cidade tem muitos artesãos e eu estou muito feliz porque estão surgindo esses projetos que dão oportunidades. Às vezes, você está numa feira e quer muito vender, mas, além disso, aqui é uma vitrine maravilhosa que faz com que as pessoas conheçam o nosso trabalho. As pessoas não têm noção do quanto os artesãos de Porto Velho têm coisas maravilhosas para mostrar”, destacou.

“Foi muito importante eu ser chamada para esse primeiro evento da feira. Eu fiquei muito feliz porque você mostra o seu serviço, o que você faz de melhor e isso chama a atenção dos clientes que vêm nos prestigiar. Isso aqui dá visibilidade pra gente, é uma grande oportunidade para o artesanato e Porto Velho precisa disso”, completou a artesã Fran Frazão.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Palestra na Escola Padre Zenildo conscientiza sobre a importância do respeito aos recursos hídricos

Publicado

Foi destacado o papel de todos na preservação da água e no cuidado com a drenagem urbana, que impacta na qualidade de vida e no trânsito

Evento abordou a relação entre o uso consciente da água e a proteção à vidaEm alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), realizou uma ação com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do respeito aos recursos hídricos no cotidiano da cidade e também no trânsito. O evento contou com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam).

Durante a ação, que aconteceu na Escola Padre Zenildo Gomes, na zona Sul da cidade, o agente Silva, da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito (DTET), destacou o papel fundamental de todos na preservação da água e no cuidado com a drenagem urbana, que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores de Porto Velho.

“Devemos estar atentos ao descarte correto de lixo nas ruas. Quando o lixo é jogado de forma inadequada, ele pode entupir bueiros, causando alagamentos e transtornos para muitas pessoas, inclusive no trânsito, como já vimos em algumas áreas da cidade, a exemplo do cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé, onde um novo sistema de drenagem está sendo construído”, afirmou.

Ação visa sensibilizar sobro o respeito aos recursos hídricos no cotidiano da cidade e também no trânsito

O agente também falou sobre a situação em outras cidades, como São Paulo, onde os impactos de enchentes são tão severos, que chegam a invadir a estação do metrô. Daí a necessidade constante de manter a cidade com infraestrutura adequada, trabalho que já está sendo feito pela atual gestão, para o escoamento da água da chuva.

Ele explicou para as crianças que ações como essa garantem a drenagem correta nos bueiros e evitam danos causados por alagamentos nas vias públicas, fatores que representam sérios riscos para quem está no trânsito.

O evento também abordou a relação entre o uso consciente da água e a proteção à vida, um tema essencial para o desenvolvimento sustentável da cidade. “A água é um recurso vital para a nossa saúde e para o funcionamento da cidade. Proteger esse recurso, cuidar da drenagem e garantir a fluidez do trânsito nas vias é essencial para termos uma cidade mais segura e saudável para todos”, destacou.

Ao final, foi enfatizado que, assim como a água potável é essencial para a vida humana, a água de escoamento também precisa ser respeitada para evitar danos à urbanidade e garantir a segurança das pessoas.

“Com ações como esta, a Semtran reafirma seu compromisso com o bem-estar da população nas vias públicas e a preservação dos recursos naturais”, disse o secretário da Semtran, Iremar Torres.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semtran

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana