conecte-se conosco


Rondônia

Ambulancha para atender comunidades ribeirinhas da região do distrito de Calama é entregue pela Sesau

Publicado

A embarcação à gasolina com reboque vai atender comunidades ribeirinhas

Na manhã da última quarta-feira (15) o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau entregou à Prefeitura de Porto Velho uma ambulancha. A Unidade Fluvial de Saúde – UFS vai atender comunidades ribeirinhas na região do Distrito de Calama, no Baixo Madeira.

A entrega da chave da unidade fluvial foi feita pelo secretário adjunto da Sesau, Maxwendell Gomes Batista ao prefeito de Porto Velho Hildon Chaves. A medida consolida o início de uma assistência de saúde mais completa para as comunidades ribeirinhas dos Distritos de Calama, Nova Esperança, Demarcação, Gleba Rio Preto e Papagaio.

Eliana Pasini, secretária municipal de saúde de Porto Velho destacou que “essa embarcação é uma benção para a população do Baixo Madeira. São muitos moradores que precisam de atendimento e a ambulancha por ter maior velocidade, facilita o trabalho das equipes com uma assistência mais rápida”.

Secretários de Saúde verificam a estrutura interna da ambulancha

A equipe de saúde básica conta com agentes comunitários, técnicos, enfermeiros, médicos e todo suporte para realizar consultas médicas, procedimentos ambulatoriais, primeiros socorros e transportes de pacientes para unidades de maior porte.

“Quase meio milhão de reais foram destinados para a assistência básica de saúde à população de Calama e arredores. Esses locais têm uma dinâmica de transporte diferente das condições normais, devido às dificuldades de acesso. Mas agora com essa ambulancha terão um atendimento mais ágil”, disse o prefeito Hildon Chaves.

A aquisição da ambulancha, uma embarcação de alumínio modelo São Gabriel, com capacidade para oito pessoas, foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar dop deputado Estadual Lebrão, no valor de R$ 409.000,00 (quatrocentos e nove mil reais) do deputado estadual Lebrão. “É uma transformação no quadro de saúde, a população ribeirinha precisa e merece. É um motivo de satisfação contribuir e somar com a administração municipal” enfatizou o legislador.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO é reconhecido por incentivar a leitura no sistema prisional e recebe doações

Publicado

A doação, promove mais oportunidades de acesso à informação, à leitura e ao desenvolvimento pessoal dos internos nas unidades prisionais

Com o objetivo de equipar e fortalecer as ações de ressocialização por meio da educação no sistema prisional, o governo de Rondônia recebeu, no dia 17 de julho, a doação de livros e televisores destinados às salas de aula e bibliotecas das unidades prisionais do estado. A ação ocorreu no Almoxarifado da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em Porto Velho.

A Sejus foi uma das cinco secretarias estaduais selecionadas entre as unidades da federação por apresentar expressivo crescimento no envio de relatórios de remição de pena pela leitura. A iniciativa faz parte de um projeto nacional coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com a editora Companhia das Letras, o Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com o propósito de ampliar as ações de remição de pena por meio da leitura e do acesso à educação no sistema prisional brasileiro.

Com a doação, os internos das unidades prisionais terão mais oportunidades de acesso à informação, à leitura e ao desenvolvimento pessoal, contribuindo para a redução da reincidência criminal e o fortalecimento de uma política penitenciária mais eficaz.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a leitura é uma das ferramentas que promovem a ressocialização por meio da educação e da cultura, sempre com foco na reintegração social. “Esse resultado mostra que estamos promovendo oportunidades de mudança que beneficiam toda a sociedade”, pontuou.

REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Os livros serão incorporados às bibliotecas das unidades prisionais, enquanto os televisores permitirão aos reeducandos o acesso a conteúdos pedagógicos, profissionais e culturais, ampliando as oportunidades de estudo e qualificação.

Os equipamentos também poderão ser utilizados em projetos culturais, como a exibição de filmes durante eventos de cinema nas unidades

A entrega oficial contou com a presença do coordenador nacional de educação, cultura e esportes da Senappen, Carlos Rodrigo Martins Dias, que destacou o papel de Rondônia como referência no desenvolvimento de políticas públicas no sistema prisional. “A visita foi muito positiva. Viemos com o objetivo de tratar da pauta da educação, mas principalmente da cultura, em razão da primeira Mostra de Cinema do Sistema Prisional. Rondônia foi escolhido justamente pelo que o estado tem feito na educação, cultura e esporte dentro das unidades prisionais”, enfatizou.

O coordenador também ressaltou a importância da secretaria na implementação de políticas de reintegração por meio da educação: “O secretário de Justiça, Marcus Rito e toda a sua equipe, consolidam mais uma vez o compromisso de fortalecer a leitura para que ela alcance cada vez mais todas as pessoas privadas de liberdade que estejam no sistema prisional. O estado está entre os cinco que mais cresceram nas atividades de remição de pena pela leitura”, evidenciou.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a ação reconhece o compromisso da gestão com uma política penitenciária baseada na educação e na ressocialização. “Essa entrega é resultado do trabalho de toda a equipe e do engajamento dos servidores nos projetos de remição pela leitura. Esses equipamentos vão fortalecer ainda mais o acesso ao conhecimento nas unidades prisionais.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Representando um marco para o desenvolvimento da defesa agropecuária de Rondônia, Idaron celebra 26 anos de criação

Publicado

Idaron trabalha na prevenção de doenças e pragas que podem comprometer a produção rural em Rondônia.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) está celebrando 26 anos de existência. A instituição, que atua na defesa sanitária agropecuária do estado, foi criada por meio da Lei Complementar nº 215, de 19 de julho de 1999, e, ao longo dos anos, tem desempenhado importante papel para sanidade animal e vegetal no estado.

A agência também passou por reformulações, ampliando seu leque de atuação e, com investimentos em tecnologia, oferece diversos serviços online para produtores rurais, o que facilita o acesso do produtor rural a informações e a documentos importantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salienta que, por meio de ações preventivas, fiscalização rigorosa e modernização dos serviços, a Idaron tem assegurado a sanidade dos rebanhos, colaborando para a qualidade da produção e acesso dos produtores aos mercados nacional e internacional.

“A atuação da Idaron é reconhecida como um dos pilares que sustentam Rondônia como referência na pecuária brasileira. Graças à vigilância constante contra doenças como febre aftosa, brucelose e raiva, o estado mantém status sanitário privilegiado, fundamental para a abertura de novos mercados e para a consolidação das exportações de carne bovina”, destaca Marcos Rocha.

“O aniversário de 26 anos da Idaron marca um momento importante para o setor agropecuário de Rondônia, visto que celebra o os avanços decorrentes do esforço mútuo e da parceria que existe há quase três décadas entre a administração pública e o setor produtivo. Feito que resultou em conquistas importantes para a pecuária e a economia, como o reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação e outros status de igual relevância, tanto na área animal quanto na vegetal”, avalia o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

DEFESA AGROPECUÁRIA

A instituição também promove capacitações técnicas, orientações em campo e investimentos em tecnologia, ampliando o alcance de seus serviços e oferecendo mais segurança e agilidade aos produtores rurais.

O compromisso com a saúde animal e vegetal vai além da proteção do rebanho. “Trabalhamos para garantir competitividade ao produtor rural e segurança ao consumidor. A defesa agropecuária é uma engrenagem essencial para o desenvolvimento sustentável do estado”, acentuou o diretor executivo da Agência, Licério Magalhães.

O impacto das ações da Idaron, nesse 26 anos, reflete diretamente nos indicadores econômicos. Rondônia figura entre os maiores exportadores de carne bovina do país, com mais de 18 milhões de cabeças de gado e milhares de propriedades sob vigilância sanitária. Esse desempenho contribui de forma decisiva para a geração de emprego, renda e arrecadação estadual, consolidando o setor agropecuário como motor da economia rondoniense.

Ao completar 26 anos de atuação, a Idaron reafirma seu papel como guardiã da produção agropecuária do estado, promovendo saúde animal, sanidade vegetal, sustentabilidade e progresso econômico para Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana