conecte-se conosco


Rondônia

Alunos do do Colégio Tiradentes de Guajará-Mirim realizam exposição sobre a história de Vila Murtinho

Publicado

Uma réplica da locomotiva da Vila Murtinho, em Nova Mamoré foi criada pelos alunos, especialmente para exposição

Após adquirirem conhecimentos por meio de escritores e in loco e conhecerem cada detalhe de Vila Murtinho, distrito localizado na zona rural de Nova Mamoré, os alunos do 3° ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade X de Guajará-Mirim – CTPM-X, realizaram uma exposição para mostrar e contar tudo o que aprenderam.

A atividade faz parte do Projeto “Literatura na História“ e encerrou na última sexta-feira (17), com a apresentação de trabalhos pelos alunos em uma exposição que esbanjou criatividade.

Os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e História, respectivamente, Hélia Isabel Alves da Costa Mello e Charliton Edson Gomes da Silva Brito, convidaram no mês de maio, o escritor e professor Simon Oliveira dos Santos para participar do Projeto “Roda de Leitura”. O convidado falou sobre o vilarejo conhecido como Vila Murtinho e aguçou a curiosidade dos alunos. Foi assim que iniciou o novo projeto, denominado “Literatura na História”.

Alunos, professores, servidores do Colégio e comunidade em geral prestigiaram a exposição

No último dia 1° foi realizada excursão com a participação de 40 alunos até o distrito de Vila Murtinho. Desde então, passaram a desenvolver os trabalhos, e a apresentação ocorreu no dia (17). Participaram no total, 140 alunos do 3° ano. Foram apresentadas maquetes, colagens, desenhos e pinturas que retratam a localidade. Alguns estudantes, inclusive, se vestiram para representar os personagens históricos e repassaram conhecimentos para os visitantes.

“Durante a excursão, os alunos tiveram acesso a um material rico; incluindo entrevistas, imagens e filmagens. A equipe gestora da escola e colegas deram total apoio para o desenvolvimento dos projetos. O resultado nos deixou muito contentes, mais ainda em relação ao aprendizado dos alunos”, destacou o professor Charliton.

“O projeto nasceu a partir da preocupação em se trabalhar a literatura amazônica, que é tão pouco valorizada pelo conteúdo escolar. A partir do conhecimento do livro do escritor Simon observamos que era possível ter literatura na prática. Assim surgiu a ideia de compartilhar os contos na sala de aula, e a partir disso, conhecermos onde a história real se passou. Assim também podemos conhecer a nossa região que é tão rica e muitas vezes nossos alunos, nossa comunidade escolar compreende tão pouco e desconhece tanto”, acentuou a professora Hélia Isabel.

“Foi muito importante a execução desse projeto, pois trouxe um leque de curiosidades e fatos históricos marcantes aos nossos olhos. Nós fomos ao local e observamos o rio, conhecemos a igrejinha e a antiga estação de trem. Além disso, a experiência trouxe muito conhecimento também aos colegas que não puderam ir até a Vila Murtinho”, pontou a aluno Jamile Anes Tamo.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Fases regionais Mamoré e Noroeste do Joer 2025 têm abertura nos dias 16 e 17

Publicado

As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de vários municípios

As cerimônias de abertura da Fase Regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2025) ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente nos municípios de Guajará-Mirim e Jaru. A fase Mamoré será aberta na segunda-feira (16), às 19h30, na quadra poliesportiva do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X, em Guajará-Mirim. Já a fase Noroeste será iniciada na terça-feira (17), às 8h30, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, em Jaru. As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de diversas cidades com o objetivo de promover o esporte escolar e fortalecer os vínculos entre as redes de ensino.

O evento contará com a presença de autoridades locais e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de delegações escolares que participarão de competições em modalidades coletivas e individuais. As fases regionais representam etapas classificatórias importantes rumo à fase estadual dos Jogos, estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes por meio do esporte.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, “o Joer é uma das mais importantes políticas públicas de valorização da juventude e do esporte educacional em nosso estado. Esses eventos regionais revelam talentos e promovem a integração entre os municípios.”

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou a relevância do trabalho conjunto na realização dos jogos. “Cada fase do Joer é fruto do empenho de professores, gestores e técnicos das regionais. O esporte transforma vidas e amplia as possibilidades educacionais dos nossos estudantes.”

PREPARAÇÃO

O gerente de Esporte Escolar da Seduc, Marcelo Araújo, enfatizou a preparação das equipes e o crescimento do evento. “Estamos com uma organização robusta, garantindo a estrutura adequada em cada município-sede. O Joer 2025 tem se destacado pelo aumento no número de participantes e pelo envolvimento das comunidades escolares.”

DESPORTO

Criado como política de incentivo ao desporto educacional, o Joer promove competições nas fases municipal, regional e estadual, abrangendo modalidades como atletismo, futsal, voleibol, natação, judô, entre outras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Ações do Governo de RO: Detran-RO é finalista do Prêmio ‘Destaques Maio Amarelo 2025’, por um trânsito mais seguro

Publicado

Rondônia se destacou nacionalmente, liderando com o maior volume de ações desenvolvidas 

As ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) visando garantir um trânsito mais seguro são destacadas nacionalmente e colocaram a Autarquia como finalista do Prêmio “Destaques Maio Amarelo 2025”, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O reconhecimento vem após o desempenho durante a campanha Maio Amarelo, com a realização de mais de mil ações de conscientização e educação no trânsito.

Com esse número expressivo de iniciativas, o governo de Rondônia se destacou nacionalmente, liderando com o maior volume de ações desenvolvidas durante a campanha. O resultado colocou o Detran-RO entre os finalistas da premiação, que tem como objetivo reconhecer e promover os esforços realizados por instituições públicas e privadas em prol da segurança viária em todo o país.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, celebrou o reconhecimento e destacou o compromisso do estado com a preservação da vida. “Esse resultado mostra que Rondônia está no caminho certo ao priorizar políticas públicas que salvam vidas. O Maio Amarelo é um movimento que desperta consciência, e nosso estado mostrou que está engajado nessa transformação”, afirmou.

Premiação tem por finalidade o reconhecimento de ações de conscientização realizadas 

A solenidade da premiação será realizada no dia 26 de junho, em São Paulo (SP), e vai reunir representantes de diversas entidades e autoridades ligadas à causa do trânsito seguro.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, também comemorou a conquista. “É uma honra para o Detran de Rondônia estar entre os finalistas dessa premiação nacional. Cada uma das mais de mil ações realizadas foi pensada para impactar positivamente na sociedade, levando educação, empatia e responsabilidade no trânsito. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo dos nossos servidores, parceiros e voluntários, e isso é realizado durante todo o ano, não apenas no mês de maio”, destacou.

PRÊMIO DESTAQUES

O prêmio “Destaque Maio Amarelo” é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, desde 2016. Em 2025, serão reconhecidas cinco iniciativas em diferentes categorias. O Detran-RO é finalista na categoria “Poder Público Estadual e Federal”.

A premiação tem por finalidade o reconhecimento de ações de conscientização realizadas por entes públicos ou privados, com o intuito de trazer mais respeito e obediência às leis de trânsito durante o mês de maio. 

MAIO AMARELO

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Movimento Maio Amarelo tem como propósito chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A edição de 2025 reforçou essa missão com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que inspirou diversas ações promovidas em Rondônia e em todo o país.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana