conecte-se conosco


Rondônia

Agevisa realiza testagem rápida e auto teste do HIV em comunidades do município de São Francisco do Guaporé

Publicado

Em Porto Murtinho, distrito de São Miguel do Guaporé, as equipe de técnicos fizeram visitas às casas com aplicação de testes e orientações

O trabalho da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa em parceria com a Associação Beradeiro na região do Vale do Guaporé foi concluído com ações no distrito de Porto Murtinho e no quilombola Pedras Negras, município de São Francisco. Foram disponibilizados para cerca de 200 famílias, ações de testagem rápida e auto teste para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; e a oferta de insumos de prevenção e rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.

O trabalho realizado nas regiões tem como estratégia, utilizar a abordagem em duplas, com oferta de ações de prevenção combinada dirigidas às populações.

A Agevisa por meio do Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais com a organização não governamental Associação Beradeiro, traçaram estratégias afim de desenvolver o projeto “Viva Melhor Sabendo” do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Costa Marques e São Francisco foram escolhidos para realização da estratégia de prevenção

O diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, disse que a estratégia busca realizar ações de base comunitária de prevenção combinada a testagem, além da distribuição de preservativos. “Entre os serviços está também o encaminhamento ao Serviço de Atendimento Especializado – SAE em caso de testagem positiva e posterior atendimento multidisciplinar”, ressaltou.

TESTES HIV

A gerente da vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez, afirma que foi oferecida à população uma nova tecnologia para testagem rápida do HIV, o autoteste para HIV, que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito, e que o usuário pode “realizar no conforto de sua casa, sendo ele protagonista do seu cuidado”.

Os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé foram escolhidos para realização da estratégia de prevenção combinada, sendo realizadas ações nas residências das pessoas com oferta de testes rápidos, orientação e aconselhamento. “Mas estratégia também será realizada em todos os 52 municípios de Rondônia com o oferecimento de testagem rápida e demais ações de prevenção, buscando com isso interromper a cadeia de transmissão, principalmente, a vertical, cujo Brasil tem buscado a certificação junto a OMS”, disse a coordenadora da Núcleo Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Porto Velho celebra 110 anos com avanços na infraestrutura e ações sociais ao bem-estar da população

Publicado

Melhorias na Estrada do Belmont, Parque do Abobrão e projetos de impacto social reforçam o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento da cidade e bem-estar dos moradores

Ao completar 110 anos, a capital de Rondônia, Porto Velho, testemunha significativos avanços na infraestrutura urbana e no desenvolvimento de políticas sociais. Obras estruturantes, como as melhorias na Estrada do Belmont, o Parque do Abobrão e projetos de impacto social reforçam o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos seus moradores.

ESTRADA DO BELMONT

Reconhecida como uma das vias estratégicas para economia de Porto Velho, em 2020 3,7 quilômetros da Estrada do Belmont foram asfaltados e receberam sinalização. Os serviços se concentram na manutenção, e as intervenções estruturais impactam positivamente até hoje o transporte de cargas e a logística da região. Localizada nas proximidades do Porto de Porto Velho, a estrada é essencial ao escoamento de produtos e transporte fluvial.

Motoristas  reconhecem que o asfaltamento feito pelo governo de Rondônia resolveu o problema dos atoleiros

As obras realizadas pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) incluem melhorias na pavimentação e drenagem, oferecendo mais segurança e eficiência no tráfego de veículos pesados. O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, a manutenção da via é um passo fundamental para fortalecer o papel de Porto Velho como um importante centro logístico e econômico da região Norte.  “A obra é mais do que uma melhoria estrutural. É um investimento na economia local, que beneficia trabalhadores, empresários e toda população. Porto Velho merece uma infraestrutura à altura de sua importância histórica e estratégica.”

O caminhoneiro Gilmar de Lima, que trafega pela Estrada do Belmont há mais de quatro anos reconhece que desde que o governo de Rondônia asfaltou a via, não se teve mais problemas. “Todo início de ano a estrada era fechada, mas agora com a manutenção que vem sendo feita, está muito boa. O governo de Rondônia está de parabéns pelo trabalho junto ao bem-estar da população.”

INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA

Obras de revitalização de espaços públicos tem como foco oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região

Ao longo de 2024, o governo de Rondônia investiu R$ 1 milhão destinado à modernização da nova sede da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), consolidando o trabalho estratégico do Porto no desenvolvimento econômico do estado, integrando a região aos mercados nacional e internacional, com eficiência operacional.

 PARQUE DO ABOBRÃO

A revitalização de espaços públicos, como o Parque do Abobrão, na Zona Sul de Porto Velho, tem como foco oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região. A obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), será um ambiente para práticas esportivas e convivência familiar. Uma das novidades será o fontanário com pergolado, que contará com um sistema de potabilidade para fornecer água tratada e segura ao consumo humano. Com mais de 70% das obras concluídas, e um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Parque do Abobrão está sendo transformado em um espaço moderno e seguro.

AÇÕES SOCIAIS

O mais recente programa Meu Sonho vai ampliar o acesso à moradia a pessoas com vulnerabilidade social

Além das conquistas na infraestrutura, a Capital tem se destacado por iniciativas da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) voltadas à promoção da cidadania e inclusão social com a criação ou ampliação de programas que atendam às necessidades imediatas e deem condições para que as pessoas ou famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) possam sair da linha de pobreza. A secretária da Seas, Luana Rocha, evidenciou a importância de unir infraestrutura e inclusão no desenvolvimento da cidade. “Cuidar das pessoas é tão essencial quanto investir em obras. Nossa prioridade é garantir que ninguém fique para trás.”

O programa Vencer, destinado à capacitação gratuita, beneficia inicialmente 10 mil pessoas a partir dos 16 anos, para o mercado de trabalho. Já o programa estadual Pão Nosso, está em fase de credenciamento de estabelecimentos comerciais para fornecer café da manhã gratuitamente, com subsídio do estado, a partir de 2025, em Porto Velho. Na área da habitação, estão abertas as inscrições para o programa Meu Sonho, que objetiva ampliar o acesso à moradia digna para a população em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para redução do déficit habitacional no estado.

HISTÓRIA

Porto Velho, Capital centenária, carrega em suas raízes a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

A Capital de Rondônia, Porto Velho, foi fundada em 1914, e carrega em suas raízes a história da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se projeta como uma cidade em constante transformação. Ao completar 110 anos, Porto Velho celebra o passado com orgulho e investe no futuro com ações que integram progresso econômico, desenvolvimento urbano e inclusão social.

“A história de Porto Velho é marcada por desafios e conquistas. Hoje, temos orgulho de honrar esse legado com trabalho e dedicação ao nosso povo”, salientou o governador Marcos Rocha.

Os avanços na infraestrutura e o fortalecimento das políticas sociais são demonstrações concretas de que Porto Velho está pronta para enfrentar os desafios do futuro, mantendo vivo o espírito de resiliência, que marca sua história centenária.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Possível troca na Casa Civil de Rondônia pode fortalecer relação entre Executivo e Legislativo e pavimentar caminho de Marcos Rocha ao Senado

Publicado

por

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União)

 

Os rumores sobre a exoneração de Junior Gonçalves da Chefia da Casa Civil do Governo de Rondônia ganham força nos bastidores políticos. Analistas como Robson Oliveira, da coluna Resenha Política, e Sérgio Pires, do Opinião de Primeira, apontam que a substituição pode ser estratégica para estreitar os laços entre o Executivo estadual e os deputados da Assembleia Legislativa.

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União). Resende, conhecido por sua habilidade de articulação política e eficiência como gestor, foi figura de destaque no início da gestão Rocha. Caso assuma a Casa Civil, sua atuação pode contribuir para melhorar as relações com o Legislativo, além de recuperar o diálogo com servidores públicos e a equipe governamental, que enfrenta desgaste interno.

Junior Gonçalves, irmão do vice-governador Sérgio Gonçalves, tem demonstrado habilidade em se manter no cargo, mesmo diante de crises e pressões para sua saída. Porém, as atuais circunstâncias políticas podem dificultar sua permanência. Analistas indicam que, se a troca for concretizada, o Governo pode fortalecer sua base na Assembleia Legislativa, essencial para projetos futuros, incluindo uma possível candidatura de Marcos Rocha ao Senado em 2026.

Elias Resende surge como um nome estratégico nesse contexto, sendo visto como peça-chave para pavimentar o caminho político do governador e ampliar sua influência no cenário estadual e federal. A confirmação dessa possível mudança deve impactar diretamente a governabilidade e o cenário político em Rondônia nos próximos anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana