conecte-se conosco


Rondônia

Agevisa promove oficina para fortalecimento e implantação de grupos de autocuidado em hanseníase nos municípios

Publicado

Grupos de autocuidado são espaços importantes, que ajudam pacientes com hanseníase, a evitar sequelas neurológicas

A Oficina Estadual para Fortalecimento e Implantação de Grupos de Autocuidado – GAC em Hanseníase, acontece em Porto Velho de 6 a 8 de junho, com ações do Governo de Rondônia em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e da ONG NHR Brasil. Com o foco de fortalecer os 18 grupos existentes no Estado e criar outros de autocuidado em Hanseníase, especialistas trazem pesquisas e métodos conceituais para o aprimoramento e cuidados aos pacientes da região. 

Participam da oficina, profissionais de saúde que atuam nos serviços de prevenção à hanseníase nos municípios de Ariquemes, Buritis, Monte Negro, Machadinho d’Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jorge Teixeira, Nova Brasilândia d’Oeste, Parecis, Alta Floresta d’Oeste, Rolim de Moura, São Miguel, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim.

Técnicas da UFPE e da ONG NHR Brasil participam da oficina

Além do corpo técnico da Agevisa que organizou o evento, fazem parte das palestras facilitadoras da UFPE, Danielle Moura e Raphaela Delmandes, e da consultora técnica da Ong NHR Brasil, Marize Conceição Ventim Lima.

O evento estava programado para antes da pandemia, mas com o advento e expressividade desta, houve dificuldades para prestar o acompanhamento presencial.

“O período fragilizou o trabalho realizado em alguns grupos de autocuidado, e por isso queremos focar no fortalecimento e na expansão desse trabalho. O Estado tem sido referência nas discussões nacionais e se destaca nas estratégias de gestão com ações que dão visibilidade à política pública”, disse o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvader Gregório de Lima.

GRUPOS DE AUTOCUIDADO

A hanseníase representa um grave problema de saúde pública devido ao alto potencial incapacitante. É uma doença marcada pela repercussão psicológica gerada pelas deformidades e incapacidades físicas, que é uma das causas do estigma e isolamento das pessoas.

Os grupos de autocuidado são espaços importantes para o paciente aprender e diariamente praticar o autocuidado, ajuda ainda evitar sequelas neurológicas como incapacidades e deformidades físicas, além de detectá-las precocemente. Também criam oportunidades de socialização, empoderamento, mudança de atitudes, sentimento de pertencimento na sociedade e o fortalecimento da autonomia biopsicossocial, o que contribui com a redução do estigma, promovendo assim, uma interatividade social ao portador da doença.

“Além do tratamento adequado é de fundamental importância que a pessoa acometida pela doença realize o autocuidado para evitar o surgimento de problemas ou detectá-los precocemente. Os grupos de autocuidado são compostos por multiprofissionais que podem auxiliar nesta perspectiva da política pública”, conceituou a coordenadora estadual dos grupos de autocuidado da Agevisa, Edna Botelho.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Pavimentação entorno do hospital regional de Guajará-Mirim facilita acesso futuro

Publicado

por

Foto: Reprodução

O asfaltamento ao redor do Hospital Regional de Guajará-Mirim já está trazendo mudanças para população. A pavimentação das Avenidas Aluízio Ferreira e Miguel Hatzinakis, solicitada pela deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) e realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai garantir mais segurança e rapidez no acesso ao hospital assim que ele entrar em operação.

“Esse asfaltamento é um preparo para região, porque quando o hospital começar a funcionar, a população vai precisar de ruas em boas condições para chegar com facilidade”, destacou Dra. Taíssa.

Os moradores já percebem a diferença no dia a dia, como ressalta Maria Antônia.
“Antes era um desafio passar por essas ruas, especialmente em dias de chuva. Agora, quando o hospital abrir, vai ser muito mais fácil para todos que precisarem de atendimento médico”, disse.

Embora o hospital ainda não esteja em operação, a conclusão das ruas pavimentadas já representa avanços para a comunidade. A obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, que ficou paralisada por 10 anos, foi finalmente concluída em 2024 e agora segue para a fase de equipagem e ajustes finais, preparando-se para, em breve, atender a população com os serviços de saúde tão aguardados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas encerram nesta segunda-feira, 27, em Porto Velho

Publicado

As aulas serão ministradas na unidade flexível itinerante que está na sede do Idep, em Porto Velho

Jovens que buscam o primeiro emprego ou sonham em abrir o próprio negócio podem começar a se preparar para o mercado de trabalho no ensino profissionalizante. Entre as opções estão cursos ofertados pela Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As aulas serão ministradas na unidade flexível itinerante que está na sede do Idep, em Porto Velho. A idade mínima para participar é 16 anos. As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (27), por meio do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-de-cursos-na-escola-movel-de-mecanica-de-motocicletas-em-porto-velho/.

O profissional que se capacita em Mecânica de Motocicletas pode planejar e executar atividades dentro de um plano de manutenção preestabelecido, trabalhando as habilidades em manutenção preventiva e corretiva, tendo capacidade de atuar no mercado de trabalho abrangendo metas perspectivas e plano de manutenção. O concluinte fica habilitado, portanto, para atuar em uma empresa já estabelecida ou aproveitar o conhecimento adquirido no próprio empreendimento.

MERCADO DE TRABALHO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra viabiliza avanços no progresso econômico e no desenvolvimento social porque aumenta a geração de emprego e renda. A expansão da educação profissional no estado motiva os estudantes a se profissionalizarem em diversas áreas. “O trabalhador qualificado sempre tem mais chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho, garantindo a sua autonomia financeira e ajudando no orçamento familiar”, ressaltou.

Lucas Pereira Araújo, de 21 anos, que mora no Bairro Aponiã, na Capital, está atualizando o currículo com o objetivo de ingressar no mercado de trabalho mais capacitado. “Tenho planos de fazer o curso universitário de Administração ou Direito. Até chegar ao ensino superior vou me aprimorando porque quero estar sempre atualizado”, frisou o estudante que frequenta o Curso de Oratória. Antes, fez os cursos Gestão da Qualidade, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, salientou que, a instituição de ensino contempla alunos de diversas faixas etárias e muitos jovens estão sendo motivados a se capacitarem por causa do fácil acesso ao aprendizado. “Cada vez mais, os estudantes estão enxergando a importância de se profissionalizar, visando à construção de uma carreira de sucesso porque quem tem experiência ou se profissionaliza se destaca profissionalmente.”

CURSOS OFERTADOS 

  • Mecânica de Motocicletas Inicial
  • Injeção Eletrônica

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana