conecte-se conosco


Porto Velho

AÇÕES – Sábado Solidário será realizado na Praça CEU no sábado (25)

Publicado

Mais de 30 serviços serão ofertados à população

População terá acesso a serviços de saúde na Praça CEUA 2ª edição do “Sábado Solidário Semdestur” chegará este mês à zona Leste da capital. O evento, da Prefeitura de Porto Velho, busca oferecer serviços relevantes e gratuitos à população e acontecerá na Praça CEU no dia 25 de junho, das 8h às 13h.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), acontece graças à união de uma rede única, formada por parceiros do poder público municipal e estadual, voluntários e empresas que garantirão a oferta de mais de 30 serviços.

Em um mesmo dia e local, será possível receber atendimentos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida. Tudo isso ao som de música ao vivo e atividades de cultura, educação, esporte e recreação. No Sábado Solidário, pessoas que normalmente não têm a chance de fazer testes rápidos ou atendimentos médicos, por razões financeiras ou falta de tempo, receberão atendimento gratuitamente.

Segundo a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, a ação vai oportunizar, ainda, que os beneficiários de programas sociais possam atualizar seus dados no Cadastro Único, tendo em vista o horário diferenciado e a proximidade com a comunidade.

Diversas ações serão ofertadas no sábado (25)“Nosso objetivo maior é alcançar aqueles que encontram obstáculos em acessar os serviços, seja por indisponibilidade de horário ou por dificuldade de locomoção. É muito mais que uma oportunidade para atualizar o seu cadastro, a comunidade pode conhecer melhor os seus direitos e todas as ações que desenvolvemos em prol dela”, afirma a secretária.

SERVIÇOS OFERTADOS

Emissão de RG (1ª via); Avante Trabalhador, serviços Cras; serviços de beleza; atividades de lazer e entretenimento, Giro Empreendedor (feira de artesanato e gastronomia); atrações culturais; atendimento Proampe; Atendimento comcard, educação para o trânsito, serviços odontológicos; vacinas contra a covid-19, influenza e sarampo; aferição de pressão, batimentos cardíacos e teste de glicemia; atendimento médico e exames ginecológicos; atendimento do CadÚnico; assistência jurídica (Defensoria Pública), testes rápidos para detecção de Hepatite B, Hepatite C, HIV e distribuição de preservativos masculino e feminino.

O Sábado Solidário tem a parceria da Semusa, Emdur, SMTI, Sema, Semasf, Semed, Semtran, Funcultural, Polícia Militar, Detran-RO, Defensoria Pública, Sebrae, Instituto São Rafael, Desbravadores, Suco Quero Mais, Com Card e Associação Beradeiros.

Texto: Semdestur
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição

Publicado

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local

A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área histórica da Vila de Santo Antônio, às margens do rio Madeira, o evento reforçou a importância da fé, da cultura e das tradições que fazem parte da identidade do povo rondoniense.

Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantesNeste ano, a edição comemorativa de 100 anos e com tema: Fé, cultura e tradição, foi marcada por uma programação especial que iniciou às 17h, com a tradicional procissão saindo do cemitério até a capela. Às 18h, foi celebrada a missa campal e, logo após, o espaço se transformou em um grande arraial, com atrações musicais, quadrilhas, comidas típicas e a presença da comunidade local e visitantes de diversos bairros da capital.

O público pôde saborear delícias regionais como vatapá, mungunzá, bolo de macaxeira, pamonha, tacacá, além de participar de bingos e rifas promovidos pelas barracas da quermesse.

A autônoma Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantes. Ela elogiou a organização. “Está tudo muito lindo. Estou gostando muito da organização do evento. Parabéns também à Prefeitura de Porto Velho por manter viva essa tradição tão bonita.”

 Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira, também prestigiou o eventoQuem também prestigiou o evento foi a professora Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira. Eles se mostraram encantados. “É uma alegria fazer parte dessa festa. A estrutura está ótima, tudo muito bem organizado. Parabenizamos a Prefeitura por apoiar esse evento tão importante para nossa história e nossa cultura.”

O evento também contou com a participação do Giro Empreendedor, uma feira promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Artesãos, produtores locais e pequenos comerciantes expuseram e venderam artigos regionais como acessórios, roupas, alimentos, artesanato e plantas ornamentais.

O secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, falou da importância de valorizar os empreendedores e também desse apoio à cultura da capital. “Valorizar nossas tradições é fortalecer a identidade do nosso povo. A festa junina da Igrejinha, por muitos anos, sofreu com a falta de apoio. Mas agora, com a parceria entre a Semdestur, a Prefeitura e o Santuário de Fátima de Porto Velho, estamos garantindo um evento à altura do que a população merece. O Arraial de Santo Antônio é patrimônio cultural e merece ser celebrado com organização, beleza e respeito à nossa cultura.”

Prefeito esteve no evento e aproveitou para visitar as barracas do Giro EmpreendedorA realização do evento contou com a união entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semdestur, e o Santuário de Fátima. Toda a estrutura foi pensada para oferecer conforto, segurança, limpeza e organização.

O prefeito Léo Moraes disse que o arraial é o mais charmoso da nossa cidade, devido ser em um local emblemático e histórico. “Festa da Capela, um século de devoção e alegria. É o arraial mais charmoso da nossa cidade de Porto Velho, num local muito emblemático e histórico, origem da nossa fé. Fico feliz em colaborar, por meio da administração, para que esse evento continue sendo um sucesso. Estamos aqui com barracas bem dispostas, apresentações culturais como boi-bumbá e quadrilhas, e o Giro Empreendedor valorizando nossos talentos. Essa festa aproxima o povo da sua história e do sentimento de pertencimento”.

Os presentes no evento se concentraram às 17h em frente do cemitério de Santo Antônio, na sequência uma procissão até a Capela de Santo Antônio, às 18h teve a missa campal, seguido pelo show da cantora Patrícia Morais, e após o mega show teve a quadrilha Cangaço Furacão (Quadrilha Rádio Farol) e apresentação do boi-bumbá Estrela de Rondônia.

O Arraial de Santo Antônio segue sendo um símbolo vivo da fé e das raízes culturais de Porto Velho, atraindo famílias inteiras para celebrar, em comunhão, a história que constrói o presente e inspira o futuro.

Texto: Jhon Silva
Fotos: José Carlos/ Redes Sociais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

Publicado

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação

Ação visa a contenção dos graves problemas ocasionados por conta das queimadas indevidasCom a chegada do período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), abriu o processo de Chamamento Público para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC), para a celebração de um Termo de Cooperação que visa prevenir e combater os incêndios rurais, urbanos e florestais no município.

De acordo com o Edital de Chamamento 5/2025, a OSC que firmar o Termo de Cooperação irá atuar entre os meses de julho a novembro de 2025, em regime de plantão 24h/dia, sete dias por semana, além da elaboração, implantação e execução dos planos de trabalho.

Vale destacar que essa será uma ação inédita promovida pelo poder público, visando a contenção dos graves problemas ocasionados aos porto-velhenses por conta das queimadas indevidas nos últimos anos.

Para participar do chamamento, é necessário que a OSC tenha experiência mínima de três anos ininterruptos ou intercalados, na execução de projetos ou ações finalísticas diretamente relacionadas à proteção ambiental com ênfase em prevenção, controle e combate a incêndios florestais, urbanos ou rurais.

A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente, em envelopes fechados, indevassáveis, distintos e devidamente identificados, ou por meio eletrônico, mediante envio dos arquivos compactados para o e-mail [email protected] com cópia para o e-mail da [email protected] , até as 10h, horário de Rondônia, do dia 9 de julho de 2025.

No caso da entrega presencial, os envelopes deverão ser protocolados no Protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), situada na rua General Osório, nº 81, Centro de Porto Velho.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana