conecte-se conosco


Rondônia

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue entre servidores; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Publicado

Ação busca fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO) em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realizará, nos dias 15 e 16 de julho, a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue. A ação, acontecerá das 8h às 12h, na Escola de Governo, localizada no térreo do Edifício Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. 

A iniciativa dá continuidade a uma mobilização que já se tornou referência entre as ações de responsabilidade social promovidas pelas instituições. Durante os dois dias de ação, uma equipe da Fhemeron estará no local para receber os voluntários e realizar todos os procedimentos necessários para a doação. A expectativa para a quarta edição é ampliar ainda mais a participação dos servidores públicos e da comunidade, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue em Rondônia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, mais do que um gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma oportunidade de salvar vidas e fortalecer a rede pública de saúde. “A campanha é mais uma das ações desenvolvidas pela gestão estadual voltadas ao bem-estar coletivo e à promoção da cidadania, demonstrando que a união de esforços pode gerar impactos positivos para toda a sociedade”, ressaltou.

O procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, destacou que a campanha amplia a promoção da cidadania e do cuidado com o próximo. “A doação de sangue é um ato simples, mas que tem um impacto imensurável na vida de quem precisa. Convidamos servidores, colaboradores e toda a sociedade a participarem desta campanha e contribuírem para fortalecer os estoques de sangue do nosso estado. Cada doação pode representar uma nova oportunidade de vida para muitas pessoas.”

De acordo com o presidente da Fhemeron, Anilto Funez Júnior,  campanhas como essa são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantir o atendimento aos pacientes em todo o estado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que gera um impacto direto na vida de quem precisa. Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar até quatro vidas. A parceria com a PGE-RO tem sido essencial para fortalecer a cultura da doação voluntária e contribuir para que a Fhemeron mantenha seus estoques abastecidos para atender a população de Rondônia. Convidamos todos que estiverem aptos a participarem dessa corrente do bem”, enfatizou. 

Requisitos para ser doador:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Ter dormido pelo menos oito horas na noite anterior;
  • Estar alimentado no momento da doação, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem o procedimento;
  • Aumentar a ingestão de líquidos desde o dia anterior à doação, mantendo-se bem hidratado;
  • Não ter fumado nas duas horas que antecedem a doação;
  • Apresentar documento com foto oficial.

Segundo a Fhemeron, é importante também observar os critérios e impedimentos temporários e permanentes para a doação de sangue. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de 90 dias.

SOLIDARIEDADE 

O objetivo da ação é aumentar em 20% o número de bolsas coletadas em comparação aos anos anteriores, beneficiando as unidades hospitalares públicas e privadas atendidas pela Fhemeron. A iniciativa não apenas supre uma necessidade vital, mas também fortalece a solidariedade entre os servidores estaduais e a população em geral.

Na edição anterior, realizada em 2024, a campanha registrou 126 cadastros de voluntários e resultou na coleta de 79 bolsas de sangue, contribuindo diretamente para o atendimento de pacientes que dependem de transfusões, tratamentos contínuos e procedimentos cirúrgicos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Comitiva peruana visita Porto de Porto Velho e destaca potencial logístico de Rondônia para o comércio exterior

Publicado

A iniciativa reuniu empresários e representantes dos setores produtivos do Peru, que conheceram a estrutura operacional e o potencial logístico do Porto de Porto Velho 

Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Peru, integrantes da Missão Comercial e Logística Brasil-Peru 2026 visitaram, na quarta-feira (24), o Porto Organizado de Porto Velho. A comitiva conheceu a estrutura operacional e o potencial logístico administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). A iniciativa reuniu empresários, representantes do setor produtivo e autoridades brasileiras e peruanas para discutir estratégias de integração econômica, fortalecimento das relações comerciais e consolidação de corredores logísticos estratégicos entre os dois países.

A visita integrou a programação do Seminário sobre Oportunidades de Comércio e Logística entre Brasil e Peru, promovido por uma empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita reforça o papel estratégico do Porto Organizado de Porto Velho na integração logística sul-americana, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Peru.

Durante a visita técnica, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, apresentou as novas instalações administrativas do Porto Organizado de Porto Velho e conduziu a comitiva ao Cais Flutuante, onde os participantes puderam acompanhar de perto as operações de movimentação e embarque de cargas destinadas ao mercado internacional. “Estamos fortalecendo a relação com o comércio exterior. Apresentar nossa estrutura, os investimentos realizados e o funcionamento das operações portuárias aos representantes peruanos reforça o potencial de Rondônia como corredor logístico estratégico da Região Norte. Essa aproximação cria novas oportunidades para que empresários rondonienses ampliem seus negócios e fortaleçam relações comerciais com o mercado peruano”, afirmou.

Entre os participantes da missão esteve o vice-ministro do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, César Augusto Llona Silva, que destacou a importância de conhecer de perto a infraestrutura logística de Rondônia. “Observamos o potencial logístico de Rondônia e os avanços na estrutura e na operação voltados ao comércio exterior. Estamos diversificando nossas relações comerciais e buscando identificar novas oportunidades para fortalecer os negócios entre Peru e Brasil”, ressaltou.

Missão Comercial e Logística Brasil-Peru 2026

Segundo a diretora-executiva da empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, Ivanilda Frazão, a missão alcançou resultados positivos ao aproximar empresários rondonienses do mercado peruano.

A integração logística e comercial entre Brasil e Peru representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados e fortalecer a economia regional do estado de Rondônia. Atualmente, o Porto Organizado de Porto Velho mantém operações de exportação para o Peru, realizando cerca de quatro embarques por ano, com cargas entre 1,5 mil e 2 mil toneladas de açúcar e óleo de soja em cada operação. Em média, o transporte leva aproximadamente 25 dias para chegar ao destino final.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Publicado

Ação busca fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO) em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realizará, nos dias 15 e 16 de julho, a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue. A ação, acontecerá das 8h às 12h, na Escola de Governo, localizada no térreo do Edifício Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. 

A iniciativa dá continuidade a uma mobilização que já se tornou referência entre as ações de responsabilidade social promovidas pelas instituições. Durante os dois dias de ação, uma equipe da Fhemeron estará no local para receber os voluntários e realizar todos os procedimentos necessários para a doação. A expectativa para a quarta edição é ampliar ainda mais a participação dos servidores públicos e da comunidade, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue em Rondônia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, mais do que um gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma oportunidade de salvar vidas e fortalecer a rede pública de saúde. “A campanha é mais uma das ações desenvolvidas pela gestão estadual voltadas ao bem-estar coletivo e à promoção da cidadania, demonstrando que a união de esforços pode gerar impactos positivos para toda a sociedade”, ressaltou.

O procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, destacou que a campanha amplia a promoção da cidadania e do cuidado com o próximo. “A doação de sangue é um ato simples, mas que tem um impacto imensurável na vida de quem precisa. Convidamos servidores, colaboradores e toda a sociedade a participarem desta campanha e contribuírem para fortalecer os estoques de sangue do nosso estado. Cada doação pode representar uma nova oportunidade de vida para muitas pessoas.”

De acordo com o presidente da Fhemeron, Anilto Funez Júnior,  campanhas como essa são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantir o atendimento aos pacientes em todo o estado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que gera um impacto direto na vida de quem precisa. Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar até quatro vidas. A parceria com a PGE-RO tem sido essencial para fortalecer a cultura da doação voluntária e contribuir para que a Fhemeron mantenha seus estoques abastecidos para atender a população de Rondônia. Convidamos todos que estiverem aptos a participarem dessa corrente do bem”, enfatizou. 

Requisitos para ser doador:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Ter dormido pelo menos oito horas na noite anterior;
  • Estar alimentado no momento da doação, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem o procedimento;
  • Aumentar a ingestão de líquidos desde o dia anterior à doação, mantendo-se bem hidratado;
  • Não ter fumado nas duas horas que antecedem a doação;
  • Apresentar documento com foto oficial.

Segundo a Fhemeron, é importante também observar os critérios e impedimentos temporários e permanentes para a doação de sangue. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de 90 dias.

SOLIDARIEDADE 

O objetivo da ação é aumentar em 20% o número de bolsas coletadas em comparação aos anos anteriores, beneficiando as unidades hospitalares públicas e privadas atendidas pela Fhemeron. A iniciativa não apenas supre uma necessidade vital, mas também fortalece a solidariedade entre os servidores estaduais e a população em geral.

Na edição anterior, realizada em 2024, a campanha registrou 126 cadastros de voluntários e resultou na coleta de 79 bolsas de sangue, contribuindo diretamente para o atendimento de pacientes que dependem de transfusões, tratamentos contínuos e procedimentos cirúrgicos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana