conecte-se conosco


Rondônia

Monitoramento da qualidade da água é intensificado em Rondônia com distribuição de hipoclorito para população

Publicado

O monitoramento estadual já contabiliza a marca de 717 mil frascos distribuídos ou aplicados pela Agevisa/RO em ações de contingência ao longo de 2026

O programa Vigiágua, que integra a Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), faz parte do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, instituído pelo governo de Rondônia e reestruturado por meio do Decreto nº 29.556, de 14 de outubro de 2024, como forma de mitigar o agravamento dos períodos de estiagem e dos impactos das mudanças climáticas. Entre as funções da agência estão as ações integradas de monitoramento executadas nos 52 municípios do estado para proteger a saúde da população.

O programa Vigiágua atua na avaliação rigorosa de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Soluções Alternativas Coletivas (SAC) e Individuais (SAI), como poços rasos (conhecidos na região por poço Amazonas) e poços tubulares, garantindo suporte técnico especializado especialmente nas áreas que ainda não contam com a cobertura da rede pública.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

O trabalho de monitoramento serve como bússola para as ações preventivas do estado. Em análises de 2025, 27,35% de 424 amostras de poços individuais (SAI) e 11,66% de 1.715 amostras de soluções coletivas (SAC) indicaram a presença da bactéria Escherichia coli. Para combater de frente esse cenário e conter o avanço de casos de diarreia que atingem majoritariamente a população acima de 10 anos, o governo do estado tem liderado uma mobilização robusta de saúde pública.

A distribuição de hipoclorito reflete um impacto preventivo contra as doenças de veiculação hídrica

Como medida prática, ágil e de grande impacto preventivo contra as doenças de veiculação hídrica, a Agevisa/RO montou uma operação de distribuição de hipoclorito de sódio a 2,5% para a purificação doméstica da água oriunda de fontes sem tratamento. Fortalecendo essa estratégia de proteção durante a crise hídrica, o monitoramento estadual já contabiliza a marca de 717 mil frascos distribuídos ou aplicados em ações de contingência ao longo de 2026, garantindo amparo direto a milhares de lares rondonienses.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação tem caráter preventivo, com objetivo de antecipar os riscos ambientais e garantir que as famílias rondonienses tenham acesso a uma água segura, mitigando os efeitos severos da seca e prevenindo de forma eficaz o surgimento de surtos de doenças em todo o estado.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforça a eficiência da atuação integrada. “O papel da Agevisa/RO, em uma parceria de sucesso com os municípios e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é justamente capacitar os profissionais da ponta, analisar rigorosamente as amostras e orientar a sociedade, bloqueando a transmissão de patógenos diretamente na origem e salvando vidas”, salientou.

CUIDADOS SIMPLES E EFICAZES

Para garantir o sucesso total da iniciativa, o procedimento orientado pela Agevisa/RO para as famílias é simples e eficaz: basta adicionar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água a ser consumida. Após a aplicação, deve-se misturar bem o líquido e aguardar o tempo de contato de 30 minutos antes do consumo ou do preparo de alimentos. Esse período seguro permite que o produto elimine com precisão as bactérias, vírus presentes e outros patógenos, transformando o recurso em água potável de qualidade e protegendo a saúde de toda a família.

Confira no vídeo abaixo a orientação da Agevisa/RO para utilizar o hipoclorito de sódio:

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Terceira edição da série Conecta IA oferece cursos gratuitos para capacitar servidores no uso da Inteligência Artificial

Publicado

O objetivo é ampliar conhecimentos técnicos, a qualificação em Inteligência Artificial contribui para aumentar a produtividade, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a inovação nos órgãos públicos

Com foco na modernização administrativa e no desenvolvimento de novas competências tecnológicas, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou, nesta quarta-feira (24), a terceira edição da série Conecta IA com cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial voltados aos agentes públicos.

As formações indicadas são disponibilizadas pela Escola Virtual Gov.br, plataforma oficial do governo federal, com conteúdos voltados tanto para quem está iniciando seus estudos sobre o tema quanto para servidores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aplicações práticas da tecnologia no setor público.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Todos os cursos apresentados na série são gratuitos, realizados de forma online e oferecem certificação emitida pela Escola Virtual Gov.br. São eles:

  • Programa IA na Prática: voltado para ferramentas e soluções aplicadas à rotina administrativa, o programa é dividido em dois eixos fundamentais: fundamentos e consciência crítica sobre o uso da Inteligência Artificial, além de aplicações práticas da tecnologia nas atividades do dia a dia. Clique aqui para acessar.
  • Programa fluêncIA: trilha estruturada para ampliar o conhecimento sobre Inteligência Artificial, abordando a evolução histórica da tecnologia, conceitos relacionados à IA generativa e discussões sobre ética e uso responsável dessas ferramentas. Clique aqui para acessar.

DIFERENCIAL NA CARREIRA PÚBLICA

Além de ampliar conhecimentos técnicos, a qualificação em Inteligência Artificial contribui para aumentar a produtividade, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a inovação nos órgãos públicos.

Segundo o encarregado de dados da Setic e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), Tiago Aguiar, as novas ferramentas tecnológicas não foram criadas para substituir a atuação humana, mas para potencializar o trabalho dos profissionais da administração pública. “A melhor forma de utilizar a Inteligência Artificial com segurança é compreender como ela funciona, seus benefícios e também suas limitações. O conhecimento permite que os servidores aproveitem o potencial dessas ferramentas sem abrir mão da proteção de dados, da transparência e da conformidade com a legislação”, destacou.

CONECTA IA

As orientações integram a série Conecta IA, desenvolvida pela Setic para disseminar boas práticas relacionadas à segurança da informação, proteção de dados pessoais e uso responsável da Inteligência Artificial no setor público. A iniciativa é publicada semanalmente nas redes sociais da Setic, sempre às quartas-feiras, durante o mês de junho, com encerramento previsto para 1º de julho. Os conteúdos abordarão temas relacionados à proteção de dados pessoais, segurança da informação, boas práticas no uso de ferramentas de IA e a aplicação segura dessas tecnologias no cotidiano do serviço público de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Ações da Operação Lei Seca promovem segurança viária em Ariquemes, Cacoal e Porto Velho  

Publicado

A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool

Com o objetivo de reduzir sinistros e mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, no último final de semana, a “Operação Lei Seca” nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool — destes, 28 foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) por crime de embriaguez ao volante.  

O crime de trânsito é definido pelo artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza motoristas que dirigem com a capacidade psicomotora alterada devido ao uso de álcool ou de outras substâncias psicoativas. As penalidades incluem detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

TESTE DO ETILÔMETRO 

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Welton Roney, explicou que nenhuma quantidade de álcool é tolerada ao volante, mas há diferenças nas penalidades aplicadas conforme o resultado do teste do etilômetro, considerando a margem de erro do aparelho, que é de até 0,04 miligramas por litro de ar expelido.

As penalidades podem ser classificadas como: 

  • Processo administrativo: quando o resultado do teste aponta de 0,05 a 0,33 miligramas, o condutor responde a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 165 do CTB. 
  • Crime de trânsito: se o teste registrar a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido, a conduta é configurada como crime (artigo 306 do CTB). O condutor é preso em flagrante e levado à Central de Polícia. 

ESTATÍSTICA  

Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) apontam que Rondônia já soma 2.731 infrações por dirigir sob a influência de álcool em 2026. No ano passado, o estado registrou um total de 5.507 autuações dessa natureza.  

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a “Operação Lei Seca” é fundamental para a segurança pública. “Ações de fiscalização são tão importantes quanto as educativas, pois tratam com rigor os condutores que insistem em desobedecer ao CTB, colocando em risco a própria vida e a de todos os cidadãos”, enfatizou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana