conecte-se conosco


Rondônia

Processo seletivo premia práticas pedagógicas inovadoras; inscrições estão abertas até 5 de julho

Publicado

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos por professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino

governo de Rondônia publicou, o edital do processo seletivo para premiação do Programa Avança Rondônia (ProAR), na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, na sexta-feira (19). A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos por professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino que contribuíram para a melhoria da aprendizagem e da proficiência dos estudantes ao longo de 2025.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 5 de julho, de forma on-line, por meio dos link´s disponibilizados no edital por cada Superintendência Regional de Educação (Super). Podem participar professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual que tenham desenvolvido, em 2025, práticas pedagógicas inovadoras de iniciativa própria. Cada candidato poderá inscrever apenas um projeto, acompanhado de relato de experiência, evidências e materiais comprobatórios da execução da ação.

O processo seletivo será composto por quatro etapas:

  • Triagem;
  • Seleção técnica pedagógica;
  • Seleção final; e
  • Premiação.

Conforme o edital, a iniciativa premiará as 20 melhores práticas, no valor de R$ 5 mil, por professor premiado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconhecer iniciativas que promovem inovação em sala de aula é incentivar a busca contínua por práticas que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes. “O ProAR impulsiona uma educação cada vez mais eficiente, inclusiva e voltada para resultados”, evidenciou. 

A secretário da Seduc, Massud Badra, destacou que a premiação busca evidenciar experiências exitosas desenvolvidas pelos docentes e estimular a disseminação de práticas que gerem impacto positivo na aprendizagem. “O reconhecimento das ações inovadoras amplia o protagonismo dos professores e contribui para a construção de um ambiente educacional mais dinâmico, criativo e alinhado às necessidades dos estudantes. O processo seletivo também possibilita compartilhar experiências que podem inspirar outras unidades escolares da rede.”

INDICADORES EDUCACIONAIS 

Instituído pela Lei nº 6.087, de 21 de julho de 2025, o Programa Avança Rondônia tem como foco a melhoria dos indicadores educacionais da Rede Estadual. Na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, serão avaliados projetos cuja concepção, planejamento e execução tenham sido realizados exclusivamente pelos professores, considerando metodologias e estratégias que apresentem melhorias significativas para o ensino e a aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Semana Saúde na Escola reforça qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes

Publicado

A ação reúne instituições das áreas da saúde e educação para fortalecer a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública

Para fortalecer a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública, o governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na sexta-feira (19), na Escola de Tempo Integral Brasília, atividades da Semana Saúde na Escola (SSE), a iniciativa vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE) reúne instituições das áreas da saúde e educação.

As ações integram o PSE, que atende cerca de 61.215 estudantes em 135 escolas estaduais e municipais de Porto Velho, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas à vacinação, à promoção da saúde mental e à prevenção das violências, que podem ser realizadas pelas unidades de ensino ao longo do ano letivo, conforme o planejamento de cada escola.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa promove ações que cuidam da saúde física, emocional e social dos estudantes. A Semana Saúde na Escola valoriza o bem-estar, o respeito e a construção de ambientes escolares mais acolhedores e preparados para formar cidadãos conscientes.

A Semana Saúde na Escola fortalece a integração entre os setores da educação e da saúde, ampliando o alcance das ações preventivas e de promoção do bem-estar entre os estudantes

Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, o cuidado com a saúde emocional dos estudantes é fundamental para garantir melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. “Quando o estudante está emocionalmente equilibrado, ele consegue aprender mais, fortalecer os vínculos com colegas e professores e participar de forma mais ativa da vida escolar”, pontuou.

De acordo com a gerente de Saúde Escolar da Seduc, Mara Carvalho, a Semana Saúde na Escola fortalece a integração entre os setores da educação e da saúde, ampliando o alcance das ações preventivas e de promoção do bem-estar entre os estudantes. “A escola é um espaço estratégico para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para a construção de uma cultura de cuidado. Por meio da iniciativa, conseguimos aproximar os estudantes de temas essenciais, como vacinação, saúde mental e prevenção das violências, contribuindo para a formação integral dos alunos e para um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”, destacou.

A psicóloga da Super/PVH, Mariana Oliveira, enfatizou a importância do trabalho socioemocional desenvolvido junto aos estudantes por meio das oficinas realizadas na Escola de Tempo Integral Brasília. “Estamos realizando oficinas de forma participativa e integrativa com os estudantes do Ensino Médio. Trabalhamos temas como responsabilidade digital, uso consciente das redes sociais, impactos do cyberbullying, projetos para o futuro e estratégias de autorregulação emocional. São ações que contribuem para o desenvolvimento socioemocional”, ressaltou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Trecho da RO-010 entre Monte Negro e Cacaulândia recebe serviços de manutenção do governo de RO

Publicado

Os serviços restabelecem as condições de trafegabilidade da estrada, corrigindo irregularidades na pista e proporcionando mais segurança e conforto

O governo de Rondônia executa serviços de patrolamento (reconformação de plataforma) em 50 quilômetros na RO-010, no trecho que liga a BR-421, em Monte Negro ao município de Cacaulândia. A ação é realizada pela equipe da 2ª Residência Regional de Ariquemes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).

Os serviços restabelecem as condições de trafegabilidade da estrada, corrigindo irregularidades na pista e proporcionando mais segurança e conforto para motoristas, produtores rurais, estudantes e moradores que utilizam a rodovia no dia a dia. A manutenção também favorece o escoamento da produção agropecuária, atividade de grande relevância para a economia da região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a manutenção das rodovias estaduais garantem o direito de ir e vir da população, além de impulsionar a economia e oferecer mais segurança para quem depende dessas estradas todos os dias.

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, ressaltou que a manutenção preventiva é fundamental para preservar a malha viária e assegurar melhores condições de circulação. “O trabalho de conservação é contínuo e estratégico. Nossas equipes atuam de forma planejada para atender as demandas das rodovias estaduais, proporcionando mais segurança aos usuários e prolongando a vida útil das estradas.”

De acordo com o titular da Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF), Leandro Risso, o acompanhamento técnico das frentes de serviço é essencial para garantir a qualidade das intervenções. “A conservação das rodovias estaduais exige um acompanhamento constante para que as equipes possam atuar de forma preventiva e garantir melhores condições de tráfego. Esse trabalho valoriza a infraestrutura viária e proporciona mais segurança para quem utiliza a RO-010 diariamente”, explicou.

Já o residente da 2ª Residência Regional, localizada em Ariquemes, Dirceu de Souza, destacou a importância da manutenção para os usuários da RO-010. “Nossas equipes executam o patrolamento na RO-010 para corrigir as irregularidades da pista e melhorar a trafegabilidade nesse trecho.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana