conecte-se conosco


Porto Velho

Adoção de cães e gatos é sucesso em feira realizada pela prefeitura

Publicado

O evento aconteceu no Parque da Cidade na manhã deste sábado.

Os cães e gatos disponibilizados para adoção são oriundos das ações desenvolvidas pelo Executivo municipalA professora Sandra Mara, na última sexta-feira (13) encontrou na rua uma caixa com filhotes de cães recém-nascidos abandonados. E na manhã deste sábado (14) ela levou todos os animais para adoção na feira realizada no Parque da Cidade. “Fiquei com dó de ver os bichinhos na caixinha. Quando soube do projeto, rapidamente me prontifiquei a trazer os filhotes e buscar um destino mais feliz para eles. Essa é uma iniciativa louvável da prefeitura de Porto Velho”, afirmou.

De imediato os animais resgatados foram adotados na Feira de Adoção, evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho por meio de uma ação integrada envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), neste sábado de carnaval.

Os cães e gatos disponibilizados para adoção são oriundos das ações desenvolvidas pelo Executivo municipal, que recolhem animais em situação de maus-tratos ou abandono e que necessitam de um novo lar.

As campanhas de adoção tem o objetivo de reduzir o número de animais abandonados, promover o bem-estar animalO prefeito Léo Moraes esteve no evento conversou com famílias e defendeu a causa animal como política social e ambiental da gestão municipal. “Nós tivemos a inauguração da primeira clínica veterinária pública da região Norte, que vem atendendo a população, principalmente cidadãos de baixa renda que precisavam desse serviço. Estamos promovendo uma política que nunca foi feita, e agora precisamos seguir ampliando ações que fortaleçam cada vez mais essa causa”, afirmou.

Para fazer adoção é necessário apresentar comprovante de residência, documento oficial com foto, demonstrar condições adequadas de cuidado e responsabilidade. Os cães adultos de médio e grande porte serão entregues já castrados. Filhotes terão castração assegurada quando atingirem seis meses de idade.

As campanhas de adoção tem o objetivo de reduzir o número de animais abandonados, promover o bem-estar animal, contribuir para a saúde pública por meio da conscientização sobre cuidado, respeito e responsabilidade com os pets.

Durante a feira, foram registradas mais de 30 adoções, todas seguindo os trâmites oficiais para a tutoria responsável. De acordo com a Sema, novas ações como essa serão realizadas ao longo do ano.

Iniciativas

A prefeitura anunciou o maior investimento municipal da história em ações voltadas à proteção animal, com mais de R$ 2 milhões destinados a resgates, castração, tratamento e promoção do bem-estar animal. Esses recursos ampliaram a capacidade de atendimento emergencial e estruturado no município.

Durante a feira, foram registradas mais de 30 adoções, todas seguindo os trâmites oficiais para a tutoria responsávelA gestão também firmou parcerias institucionais, como o programa “Castra+Rondônia” com o Ministério do Meio Ambiente, que realizou em torno de 4 mil castrações gratuitas, contribuindo para o controle populacional e prevenção de doenças em cães e gatos.

Um marco da política pública foi a implantação da primeira Clínica Municipal de Bem-Estar Animal de Porto Velho, com atendimento gratuito a cães e gatos, incluindo consultas, vacinação, esterilização, procedimentos cirúrgicos e cuidados emergenciais.

A unidade funciona com estrutura hospitalar veterinária e atende famílias de baixa renda, protetores independentes e animais em situação de rua. O termo de fomento para a construção dessa clínica foi assinado por Léo Moraes, com parceria técnica da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.

O atendimento na clínica é voltado exclusivamente para famílias de baixa renda, mediante apresentação do Cadastro Único. Cada tutor poderá realizar um atendimento por animal, por dia, medida que busca garantir o acesso igualitário ao serviço. A Clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo das 11h às 14h. Está localizada na avenida Mamoré, nº 1120, bairro Lagoinha, na Zona Leste.

A Prefeitura lançou plataformas inovadoras, como o “Siapets”, que facilita adoção responsável, registro de histórico veterinário, busca de animais perdidos e acesso a serviços públicos veterinários. Isso melhora a gestão de dados e fortalece políticas de proteção animal.

Programas Veterinários Gratuitos e Ações de Saúde Além da clínica municipal, a Sema mantém serviços de atendimento veterinário popular e programas de castração gratuita para animais de famílias de baixa renda, conforme critérios sociais, incluindo atendimento emergencial, consultas de rotina, exames e resgates por meio de unidades móveis como o “Samu Pet.”

Guia rápido para a população

Maus-tratos, abandono ou comércio irregular: Fiscalização Ambiental (DFIS/SEMA) — (69) 98423-4092 / 0800 647 1320

Adoção, castração e políticas de proteção: Proteção e Bem-Estar Animal (SEMA) [email protected]

Vacinação antirrábica, zoonoses e recolhimento por risco sanitário: CCZ/SEMUSA — (69) 3901-2874 / (69) 98473-6712

Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Imagens: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Parque da Cidade é reaberto com novas atrações em PVH

Publicado

Os visitantes poderão frequentar o local todos os dias, das 05h às 22h.

Eu dou nota onze de dez para esse novo parque, comentou Pedro  BragaTuristando em Porto Velho, o jovem Pedro Braga, 13 anos, veio de Maceió (AL) e estava procurando um lugar neste sábado (14) para conhecer. Foi no Parque da Cidade que encontrou a melhor opção. “Eu venho muito para cá e acho que o parque melhorou bastante. O espaço ficou maior, mais aconchegante, com muitas coisas divertidas. O lago também está muito bonito. Eu dou nota onze de dez para esse novo parque”, comentou Pedro.

Levando o filho Felipe, de apenas oito anos, Clodoaldo Botelho também aproveitou todas as estruturas do parque que foi reaberto ao público com novidades. “Mudou bastante para melhor, e com a reabertura do parque temos mais opções de entretenimento. Não tenho dúvida de que essa é uma ação muito positiva e que a população só tem a ganhar daqui para frente”, afirmou.

O Parque da Cidade já está de portas abertas à comunidade após um curto período com as atividades paralisadas para a remoção da decoração natalina, que permaneceu no local até o último dia 11 de janeiro e atraiu uma multidão.

As novidades

Clodoaldo Botelho também aproveitou todas as estruturas do parque que foi reaberto ao público com novidades

O público poderá ter acesso a uma estrutura de descanso com redes de balanço, iluminação artesanal à noite, criando um ambiente acolhedor para descanso e contemplação. Para as pessoas com deficiência e neurodivergentes há um jardim sensorial com pergolado, flores, plantas ornamentais e iluminação artesanal, oferecendo uma experiência voltada ao contato com a natureza.

A quadra de vôlei foi revitalizada, com equipamentos novos para prática esportiva. Existe um novo brinquedo “espiribol”, ampliando as opções de lazer para crianças e jovens. E a praça com tomadas para carregamento de celulares, instalada no coreto superior ao lago, proporcionando mais comodidade aos frequentadores. Existe ainda, o serviço de internet gratuito para todos os públicos.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, o local já se tornou um importante ponto de encontro da população de Porto Velho, tendo recebido quase um milhão de visitantes durante os festejos natalinos, em um curto período de tempo.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, o local já se tornou um importante ponto de encontro da população de Porto Velho

“Agora o Parque da Cidade conta com spiribol, redário, jardim sensorial, área de acolhimento para crianças PCD, pontos para recarga de celular, além de limpeza e revitalização geral. Outra novidade é que o espaço abrirá mais cedo, às 05h, todos os dias. Todos estão convidados, afinal, o parque é de Porto Velho”, disse.

Já o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Bruno Holanda, destacou a importância da colaboração da população na preservação do espaço público. “A Emdur cuida não apenas do Parque da Cidade, mas de diversos outros espaços públicos. Para isso, criamos a patrulha da manutenção, que realiza limpeza, revitalização e grandes reformas, garantindo qualidade e harmonia para a sociedade”.

O Parque da Cidade funciona diariamente, das 05h às 22h. Está localizado na Avenida Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, atrás do Porto Velho Shopping.

Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Imagens: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Carnaval altera rota de ônibus neste sábado (14)

Publicado

Mudança substitui Av. Pinheiro Machado pela Rua Abunã no trajeto provisório

A mudança é válida apenas para este sábado (14)A Prefeitura de Porto Velho informa que, excepcionalmente neste sábado (14), houve alteração no desvio do transporte coletivo em razão da programação do Carnaval.

O trajeto que anteriormente estava previsto para ser realizado pela Avenida Pinheiro Machado será feito pela Rua Abunã durante a operação deste dia.

A mudança é válida apenas para este sábado (14). Assim, onde constava Avenida Pinheiro Machado como rota alternativa, deve-se considerar Rua Abunã como novo percurso.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes orienta que os usuários fiquem atentos às atualizações e programem seus deslocamentos com antecedência, acompanhando as informações pelos canais oficiais.

Texto: Secom
Imagens: Arquivo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana