conecte-se conosco


Rondônia

Rondônia recebe evento “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial” e fortalece transparência nas relações institucionais

Publicado

Com o objetivo de fortalecer a ética e a transparência nas relações entre o setor público e o privado, será realizado no dia 28 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, o evento “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, com o tema “Brasil mais íntegro: fortalecendo a ética nos pequenos negócios”. A iniciativa é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do governo de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O encontro é uma oportunidade para empresários, gestores públicos e representantes de entidades refletirem sobre o papel da integridade e da ética nas relações institucionais, além de trocar experiências sobre práticas de gestão voltadas à prevenção da corrupção e à promoção de uma cultura de integridade.

Ao aderir ao pacto, as empresas assumem compromissos públicos com a ética e a transparência

Durante cerimônia realizada no dia 30 de outubro, em Porto Velho, o Sebrae em Rondônia firmou a adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, programa de âmbito nacional coordenado pela CGU, que incentiva organizações privadas a implementarem políticas e práticas de integridade em suas rotinas de gestão.

Ao aderir ao pacto, as empresas assumem compromissos públicos com a ética e a transparência, sendo reconhecidas por promover um ambiente de negócios mais confiável e sustentável.

CULTURA DE INTEGRIDADE 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a adesão de instituições ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial reforça o esforço conjunto do estado na construção de uma cultura de integridade. “Temos trabalhado para consolidar em Rondônia um modelo de gestão pública baseado na ética, transparência e responsabilidade. A parceria fortalece essa agenda e inspira também o setor privado a seguir o mesmo caminho. Integridade não é apenas uma meta de governo, mas um compromisso permanente com a sociedade rondoniense”, salientou.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, o pacto é uma ferramenta essencial para fomentar a integridade no ambiente empresarial. “O Pacto Brasil pela Integridade é um programa do governo federal com a CGU e, o Sebrae não poderia deixar de fazer essa adesão para depois compartilhar isso no estado inteiro no âmbito empresarial. A ética e a integridade são pilares essenciais para uma organização, especialmente para as que participam de licitações e contratos com o poder público”, destacou.

GOVERNANÇA PÚBLICA 

O controlador-geral do Estado de Rondônia, José Abrantes Alves de Aquino, ressaltou que a presença da CGE-RO no evento simboliza o compromisso do governo em fomentar a integridade também no ambiente empresarial. “A integridade é um valor que precisa ser vivido por todos — pelo poder público, pelas empresas e pela sociedade. A CGE-RO tem trabalhado para que a cultura da integridade esteja presente em todas as esferas da gestão pública e também inspire o setor privado a adotar as melhores práticas de governança.”

A CGE-RO, como órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual reforça a importância de iniciativas como o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial para a construção de um ambiente de negócios mais ético e para o fortalecimento da governança pública em Rondônia, contribuindo diretamente para consolidar políticas de transparência, integridade e responsabilidade na gestão pública.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Com ação integrada, “Operação Força Total” reforça segurança e combate a criminalidade em Porto Velho

Publicado

A Operação Força Total faz parte das ações estratégicas  e integradas do governo de Rondônia 

Com o intuito de fortalecer o enfrentamento à criminalidade e ampliar a segurança da população, o governo de Rondônia realizou, no dia 10 de novembro, a “Operação Força Total”, mobilizando efetivos nas ruas de Porto Velho. A ação faz parte das estratégias estaduais voltadas ao combate do crime organizado, realizadas semanalmente.

A operação, coordenada pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), contou com a atuação conjunta da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Polícia Penal, com o objetivo de ampliar o controle, as fiscalizações e o combate ao crime organizado nas ruas e no sistema prisional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações integradas entre as forças de segurança reforçam o empenho do estado na proteção da população.

A Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), atuou na operação com a coleta e análise de informações, realizando o acompanhamento 24 horas por dia dos reeducandos monitorados por tornozeleira eletrônica. Além disso, a equipe esteve nas ruas fiscalizando o deslocamento dos monitorados e identificando possíveis foragidos.

O diretor da Umesp, Eliel de Souza, destacou a importância do monitoramento eletrônico. “A tornozeleira permite acompanhar em tempo real o deslocamento do monitorado, reduzindo o encarceramento e fortalecendo a reintegração social.”

O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou o papel da tecnologia. “Com a monitoração eletrônica, atuamos de forma mais eficiente e preventiva, garantindo o cumprimento das regras e a segurança da população”, evidenciou.

A Operação Força Total faz parte das ações estratégicas e integradas do governo de Rondônia, com foco em:

  • Retirar armas ilegais das ruas;
  • Combater o tráfico de drogas;
  • Desarticular redes criminosas; e
  • Reforçar a tranquilidade social.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Valorização do trabalho social é intensificada pelo governo de RO no Encontro de Extensionistas Sociais, em Ouro Preto do Oeste

Publicado

Extensionistas compartilham experiências sobre a importância de fortalecer vínculos e redes de apoio entre colegas

O município de Ouro Preto do Oeste sedia o Encontro Extensão Social em Movimento: Diálogos, Práticas e Impactos. Promovido pelo governo de Rondônia, o evento reúne extensionistas sociais dos 52 municípios, além de autoridades e convidados, consolidando-se como um importante espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento institucional. O Encontro que teve início no dia 11 de novembro, é realizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), e segue até a próxima sexta-feira (14), debatendo temas de integração e valorização do trabalho social desenvolvido pela instituição em todo o estado.

Realizado anualmente, o encontro tem como propósito fortalecer a atuação dos extensionistas sociais, promovendo a troca de experiências, o cuidado com a saúde e o compartilhamento de práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Entre os temas deste ano, está o cuidado com a saúde mental destacando a importância do autocuidado, da escuta empática e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As discussões abordaram temas como prevenção ao estresse e à síndrome de burnout, impacto das redes sociais, violência e assédio no ambiente de trabalho, e valorização da vida. Em um espaço de acolhimento e diálogo, as extensionistas compartilharam experiências e refletiram sobre a importância de fortalecer vínculos e redes de apoio entre colegas, reconhecendo o papel essencial de quem atua na linha de frente do atendimento às famílias rurais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro de extensionistas sociais fortalece o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades rurais, além de promover a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao trabalho social e à promoção da cidadania no campo.

Entre os destaques do encontro está a importância dos cuidados com a saúde mental

INOVAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL 

A inovação no campo e o uso de ferramentas digitais aplicadas à extensão rural e à comunicação também são temas de debate e interação entre os participantes, que incluem apresentações e oficinas sobre ferramentas digitais aplicadas aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de estratégias de comunicação participativa. De acordo com a assistente social da Emater-RO, Aldenora Lustosa, “os participantes buscam formas de ampliar o acesso à informação, promover a inclusão digital e aproximar as comunidades rurais das políticas públicas por meio da tecnologia”, destacou.

A programação também conta com a Trilha do Conhecimento das Práticas Inovadoras em Movimento, um espaço temático de socialização de experiências exitosas apresentados pelos escritórios regionais, com destaque para ações voltadas à juventude, gênero e intergeracionalidade no campo.

PRIMEIRA INFÂNCIA E PREVIDÊNCIA SOCIAL

A primeira infância no campo é um tema de extrema importância para efetivar o compromisso com o bem-estar rural da família e do futuro de quem tem raízes na vida rural. O tema aborda programas sociais e estratégias de enfrentamento à violência contra crianças em áreas rurais e debate propostas de intervenção que qualifiquem o atendimento socioassistencial, com foco na proteção e no desenvolvimento integral das crianças e famílias do campo. Ainda no intuito de promover o bem-estar das famílias rurais, os extensionistas debateram a atualização dos serviços previdenciários.

O encontro contou com representantes dos 52 municípios de Rondônia

A diretora vice-presidente da Emater-RO, Renata Rosa de Souza, explicou que “hoje, em uma parceria pioneira, a Emater-RO atua em conjunto com o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) levando orientações sobre benefícios e direitos dos trabalhadores rurais, principalmente na efetivação da aposentadoria rural.”

VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

O último dia do encontro, que será realizado nesta sexta-feira (14), está reservado para um debate sobre a vivência no campo. Os extensionistas participarão de uma caminhada para observarem cultivos, interagirem com agricultores locais e desfrutarem de um momento de confraternização com um coffee break e almoço rural com produtos típicos da região, onde terão a oportunidade para refletir sobre os aprendizados, a cultura e o turismo sustentável.

Com uma programação diversificada, o encontro reafirma que o verdadeiro impacto da extensão rural vai além da técnica; ele nasce do comprometimento, da empatia e do cuidado com as pessoas que constroem diariamente um campo mais justo, produtivo e humano. Ao final do evento, os participantes receberão certificados e lembranças que marcarão esse encontro como mais um passo para o fortalecimento e bem-estar das famílias rurais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana