conecte-se conosco


Rondônia

Governo de RO realiza 7ª edição do Cidadania Empresarial nos dias 30 e 31 de outubro, em Vilhena

Publicado

O evento acontecerá na quadra do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Avenida Sabino Bezerra de Queiroz, nº 3.625, Bairro Jardim América, das 9h às 17h

O governo de Rondônia realiza nos dias 30 e 31 de outubro, a 7ª edição do programa Cidadania Empresarial, em Vilhena. O evento, de iniciativa da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), acontecerá na quadra do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Avenida Sabino Bezerra de Queiroz, nº 3.625, Bairro Jardim América, das 9h às 17h, reunindo uma ampla rede de parceiros para oferecer atendimentos, orientações e palestras voltadas a empreendedores, produtores rurais e toda a comunidade.

Nos atendimentos voltados ao público empresarial, serão disponibilizadas orientações nas áreas contábil, financeira e de gestão, além de ferramentas digitais que auxiliam no crescimento dos negócios, como Business Intelligence (BI) de mercado, elaboração de plano de negócios, uso de plataforma de design gráfico online gratuita e estratégias de vendas online. Para o setor rural, haverá cadastramento de produtores, orientações sobre benefícios fiscais, Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e informações sobre aposentadoria rural e Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

Os participantes também terão acesso a serviços fiscais, como regularização de débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS), parcelamentos, emissão de certidões negativas, plantão de dúvidas fiscais e orientações sobre o uso das plataformas digitais da Sefin.

O evento contará ainda com orientações sobre linhas de crédito do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e ações de educação fiscal com o programa Nota Legal, incluindo sorteio de brindes, instalação do aplicativo e informações sobre a importância dos tributos, da emissão da nota fiscal e do combate à sonegação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é um instrumento para criar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento econômico e social. “O Cidadania Empresarial promove incentivo ao empreendedorismo, geração de empregos, inclusão produtiva, além de impulsionar soluções inovadoras para diversos setores da economia”, salientou.

A gerente do programa, Camila Almeida, destacou que o evento é um importante incentivo ao empreendedorismo regional. “O Cidadania Empresarial foi criado para aproximar o estado do cidadão, oferecendo serviços que realmente fazem diferença na vida das pessoas. Em Vilhena, teremos uma edição completa, com atendimentos, orientações, palestras e condições especiais para quem quer abrir ou fortalecer sua empresa. Essa é uma iniciativa que transforma a realidade local, porque incentiva a formalização e o desenvolvimento econômico de forma inclusiva e cidadã.”

O secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira, reforçou que o Cidadania Empresarial é um dos programas mais importantes da gestão estadual por levar, de forma prática, os serviços do governo até o cidadão. “A iniciativa tem um papel estratégico no desenvolvimento de Rondônia, porque incentiva a formalização, o acesso ao crédito e a responsabilidade fiscal. Apoiar o empreendedor e o produtor rural é investir diretamente na economia e na geração de emprego e renda”, afirmou.

A edição em Vilhena conta com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV), Câmara de Dirigentes Lojistas de Vilhena (CDL-RO), Conselho Regional de Economia de Rondônia (Corecon-RO), Conselho Regional de Administração (CRA-RO), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RO), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), Proampe-RO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um sistema financeiro cooperativo e a Prefeitura de Vilhena. 

PROGRAMAÇÃO 

Quinta-feira (30/10) – Palestras Empresariais

  • 9h – Abertura Oficial
  • 9h30 – Sorteio do Nota Legal
  • 10h – Painel Empreendedor
  • 10h30 – Como manter as contas em dia e garantir a lucratividade
  • 14h30 – Como aumentar sua visibilidade e atrair clientes
  • 16h – O caminho para o crescimento sustentável da sua empresa

Sexta-feira (31/10) – Palestras Rurais

  • 9h30 – PROVE e PAA: inscrição, benefícios e oportunidades para a agricultura familiar
  • 11h – Agroindústrias PROVE/RO: benefícios fiscais e aspectos tributários
  • 14h30 – A importância da inscrição de produtor rural para benefício da aposentadoria rural

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO reforça compromisso com a Nova Economia Florestal em encontro internacional

Publicado

Com o objetivo de fortalecer políticas públicas e compartilhar experiências sobre agricultura e pecuária regenerativa nas jurisdições com florestas tropicais, o governo de Rondônia participou, entre os dias 27 e 29 de outubro, do Primeiro Encontro Técnico do Mecanismo de Intercâmbio de Políticas Públicas Subnacionais para a Gestão Ambiental Sustentável da Amazônia (MIPA), realizado no Peru. O evento foi organizado pelo Fórum de Secretários da Força Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-Task Force), com apoio técnico da Amazonia+, Mancomunidad Regional Amazónica e do Governo Regional de Ucayali.

Rondônia se juntou à outros representantes dos governos amazônicos do Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia

Representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Rondônia se juntou à outros representantes dos governos amazônicos do Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia, além de especialistas, organizações internacionais e parceiros do GCF Task Force e da Mancomunidad Regional Amazónica, com o objetivo de fortalecer políticas públicas e compartilhar experiências sobre agricultura e pecuária regenerativa nas jurisdições com florestas tropicais. 

Durante a “Sessão 1 – Nova Economia Florestal e sua relação com a Agricultura e Pecuária Regenerativa em uma abordagem jurisdicional”, foram destacados os avanços alcançados por meio da Política Estadual de Governança Climática (Lei nº 5.875/2024), do Plano ABC+ Rondônia (2023–2030) e de programas complementares como o Projeto Plantar Rondônia e o Programa Recuperar, que incentivam práticas produtivas sustentáveis, recuperação de pastagens degradadas e sistemas agroflorestais. A agenda do dia 29, contemplou visitas técnicas a experiências de manejo regenerativo em propriedades rurais de Ucayali, demonstrando práticas em sistemas agroflorestais, pecuária sustentável e uso de bioinsumos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem mostrado que é possível produzir com responsabilidade ambiental. “Estamos investindo em uma economia que valoriza o produtor rural e, ao mesmo tempo, proteger nossas florestas e nascentes. Participar de um evento internacional como o  Encontro de Intercâmbio de Políticas Públicas para a Gestão Ambiental reforça o papel de Rondônia como referência em sustentabilidade na Amazônia”, ressaltou.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o evento marcou um importante passo para o intercâmbio de políticas públicas e o fortalecimento da Nova Economia Florestal na Amazônia. “A presença de Rondônia nesse encontro técnico é uma oportunidade para fortalecer parcerias e compartilhar os resultados das políticas públicas que estamos implementando. O estado vem avançando na transição agropecuária de baixa emissão e em programas que estimulam práticas regenerativas, conciliando produção e conservação”, afirmou.

O diretor de Governança Climática da Sedam, Diogo Martins Rosa, destacou as iniciativas do estado voltadas à transição agropecuária de baixa emissão e à promoção da agricultura regenerativa. “Participar de espaços como o MIPA permite a Rondônia trocar experiências e consolidar estratégias que unam ciência, inovação e políticas públicas para uma produção mais sustentável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Inscrições abertas para o Conexão Tech.RO 2025, maior evento de tecnologia do governo de Rondônia

Publicado

O evento vai acontecer de 10 a 12 de novembro, em Porto Velho, com vagas limitadas e inscrições gratuitas

Com uma programação voltada para inovação e transformação digital, reunindo mais de 30 atividades entre palestras, oficinas, minicursos e debates, o governo de Rondônia abriu as inscrições para o Conexão Tech.RO 2025, o maior evento de tecnologia realizado pelo estado, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro, em uma instituição de ensino superior privada, localizada na Rua Paulo Freire, nº 4.767, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente, até o dia 12 de novembro, por meio do link.

De iniciativa da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Conexão Tech.RO é um espaço voltado à troca de experiências e ao fortalecimento do ecossistema de inovação em Rondônia, reunindo profissionais, estudantes e entusiastas da área. A programação contará com palestras, oficinas, minicursos e roda de conversa sobre temas, como: inteligência artificial, cibersegurança, dados, transformação digital, empregabilidade e governo digital, com certificações para participantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento é uma oportunidade de debater os desafios da transformação digital. “A ideia é fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos e a conexão da comunidade ao promover essa troca de experiências e conhecimentos sobre ciência e tecnologia”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

Entre os destaques do evento, a programação traz:

Palestras

  • Entre Números e Códigos: a matemática oculta nos sistemas computacionais;
  • Panorama dos Crimes Digitais com o Delegado Swami Otto; e
  • Cidadania Digital: Desafios, Avanços e Perspectivas;

Roda de Conversa

  • Desafio de Formar Profissionais para o Mercado Tech;

Mesa Redonda

  • Governo Digital: Construindo uma administração pública mais inteligente;

Oficinas

  • Fibra Óptica na Prática: Entendendo a Tecnologia que Conecta o Mundo;
  • Explorando o Mundo Ágil: tudo que você precisa saber para começar a aplicar a agilidade hoje;
  • Mapeando a Rede: Crie um IP Scanner com Python; e
  • Gestão e Inovação: O papel do ReMaker na Educação de Rondônia.

MAIO EVENTO DE TECNOLOGIA

Data: 10 a 12 de novembro
Horário: 18h às 21h45
Endereço: Rua Paulo Freire, nº 4.767, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

As vagas são limitadas. A programação completa pode ser consultada no link de inscrição. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais e no portal do governo de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana