conecte-se conosco


Rondônia

Programa do governo de RO qualifica profissionais e consolida amizade entre participantes com indicação para trabalho

Publicado

Mais 101 kits profissionais foram entregues para concluintes de quatro cursos do Vencer, em Porto Velho

Aos 66 anos, ainda sem tempo de contribuição adequada para a aposentadoria e em pleno gozo de saúde, Paulo Simon foi um dos 101 concluintes de cursos do programa de qualificação profissional, gratuita, Vencer, que receberam na noite de terça-feira (7) o kit profissional entregue pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Após atuar em várias áreas, Paulo comemorou o recebimento do kit e também a oportunidade que está tendo de trabalhar em um novo segmento, como mecânico de manutenção de sistemas de refrigeração e climatização, bem como as amizades que fez com os demais participantes do programa, que já disponibilizou para o mercado de trabalho 1.762 novos profissionais, com todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar. O investimento do governo com mais estes equipamentos foi de R$ 126.088,59.

Cerimônia ocorreu na noite de terça-feira, na Escola José Otino de Freitas

“Quando a gente chega a uma certa idade, começa a enfrentar dificuldade e por isso busquei no programa do governo estadual mais uma opção para trabalhar. Gostei do curso e já estou atuando, fazendo “bicos”, pois minha turma é muito unida e os que já estão trabalhando há mais tempo sempre dão oportunidade de trabalho perguntando no grupo do curso sobre quem está disponível para trabalhar quando está com grande procura”, comemorou.

No ato de entrega, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou a importância do programa por promover “justiça social e melhoria da qualidade de vida das famílias em situação vulnerável, não só dando o benefício, mas também abrindo a porta de saída para o trabalho ou empreendedorismo”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Vencer é uma importante ferramenta de iniciativa da Seas, que oferece acesso à educação e habilidades para pessoas sem condições de pagar cursos, “promovendo a inserção e permanência no mercado de trabalho, a geração de renda, o desenvolvimento do empreendedorismo e a satisfação das necessidades do próprio mercado de trabalho”.

EMPREENDENDO

Nayara só esperava receber o kit para abrir o ateliê de lingerie

Aos 24 anos, mãe de 3 filhos, um deles com 2 meses de vida, o Davi, que ela carregava no braço durante a solenidade, Nayara Santos foi uma das 56 concluintes do curso de confecção de lingerie, e disse que só estava aguardando receber um kit para abrir um ateliê com a enteada. “Estou repassando todo conhecimento que adquiri no curso para ela trabalhar comigo no ateliê”.

Desta vez concluintes do curso de Maquiador receberam o kit contendo maca portátil dobrável tipo maleta, 4 pinças designer para sobrancelhas e maleta com divisórias; 56 de Confecção de Lingerie (máquinas de costura e semi-industrial; 11 de Marceneiro de Móveis Sob Medidas (parafusadeira e furadeira com maleta com divisórias, além de bolsa para ferramentas, óculos de proteção e serra circular) e 18 de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização (parafusadeira e furadeira com maleta com divisórias, bolsa para ferramentas, óculos de proteção e jogo de ferramentas para eletricista com maleta).

Além do kit profissional, os participantes do programa recebem o material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante um ano. Fazem parte dos critérios para inscrição: estar inscrito no Cadastro Único, ter idade a partir dos 16 anos e residir em Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Abertura do JIR 2025 marca o início da maior celebração esportiva de Rondônia

Publicado

A tradição volta à casa: Ji-Paraná sedia a fase final do JIR 2025

Nesta sexta-feira (10), às 19h30, será realizada a cerimônia de abertura da fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2025. O palco será o Ginásio Gerivaldão, um dos principais espaços esportivos da cidade de Ji-Paraná. Organizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), promete ser um marco, celebrando o retorno da tradição em Ji-Paraná, cidade que sediou a primeira edição do evento em 1983.

Individual de Xadrez

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância social do JIR. “O JIR é muito mais do que um evento esportivo. Ele representa a união de Rondônia, valoriza nossos atletas e fortalece a identidade de cada município. Quando investimos no esporte, estamos investindo em cidadania, em saúde e no futuro das pessoas.”

INTEGRAÇÃO E COMPETIÇÃO DE ALTO NÍVEL

A competição, que se estenderá até o dia 22 de outubro, reúne atletas de 30 municípios do estado. Estima-se a participação de aproximadamente 2.500 pessoas, entre atletas e dirigentes de equipe. O objetivo do evento vai além da disputa esportiva, reforçando a integração social, a valorização cultural e o fortalecimento do esporte de rendimento em Rondônia. O governo do Estado tem destacado o compromisso com o fomento à cidadania e a inclusão por meio do esporte.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira reforçou o impacto da fase final na região. “Estamos empenhados em garantir que o JIR 2025 não apenas defina os campeões estaduais, mas que também movimente positivamente a economia local de Ji-Paraná, consolidando seu papel de polo esportivo e cultural para todo o estado”.

Cultura brasileira nos Jogos é a Capoeira

DESTAQUES E MODALIDADES

A edição de 2025 conta com a disputa em 15 modalidades, englobando esportes individuais e coletivos. Entre as modalidades mais esperadas, estão:

  • Coletivas: basquetebol, futebol society, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
  • Individuais: atletismo, capoeira, ciclismo, jiu jitsu, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez, ciclismo.

Uma das modalidades que tem ganhado destaque e representa a valorização da cultura brasileira nos jogos é a Capoeira, que integra o JIR desde 2014. O esporte do município anfitrião, como o basquete de Ji-Paraná, também entra na competição com grande expectativa. A chegada da comissão organizadora e dos chefes de delegação aconteceu na quinta- feira, (9), dando início à movimentação na cidade. A programação de jogos durante a fase final ocorre diariamente, das 8h às 20h.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO     

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Centro de Medicina Tropical de Rondônia recebe reforma histórica e amplia atendimento à população

Publicado

O objetivo da obra é ampliar o atendimento a pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas e tropicais em todas as regiões do estado

(mais…)

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana