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Rondônia

Tudo Aqui da Zona Leste amplia funcionamento até às 20h; saiba quais são os serviços disponíveis

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Com acesso facilitado pelo Tudo Aqui da Zona Leste, a profissional da área da beleza, Maria de Fátima Souza, conseguiu a nova Carteira de Identidade Nacional

Para aproximar mais os serviços do governo de Rondônia dos moradores da Zona Leste de Porto Velho, e proporcionar acesso facilitado aos moradores de residenciais populares da região, em fortalecimento ao Programa Aliança pela Vida (PAV), foi instalado há pouco mais de um mês, o Tudo Aqui no IG Shopping. No local, já foram realizados mais de 6,8 mil atendimentos e, desde segunda-feira (29), o funcionamento começa às 8h e se estende até às 20h.

Foi pela proximidade com o local onde mora, o condomínio Porto Belo IV, que a profissional da área da beleza, Maria de Fátima Souza, conseguiu finalmente resolver a questão do acesso à nova Carteira de Identidade Nacional. “A distância para buscar o serviço me impedia de resolver essa situação, mas agora, com o Tudo Aqui próximo da minha casa, estou saindo daqui com a minha identidade. O atendimento foi ótimo e rápido”, disse.

José Barbosa destacou o conforto de resolver serviços mais próximos de casa

Morador do condomínio Porto Belo II, o encarregado de obras, José Barbosa, destacou o conforto de resolver serviços mais próximos de casa. “Antes a gente tinha que se deslocar lá para o centro, então a presença do Tudo Aqui na Zona Leste para mim e para minha família é muito boa. O ambiente e o atendimento estão aprovados.’’

Outro que também teve o serviço facilitado pelo Tudo Aqui da Zona Leste foi o produtor rural, Maurício Rui Barbosa. Ele cancelou uma compra que fez por aplicativo, mesmo assim as faturas chegaram, e foi aí que entrou em cena o apoio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO). “Eu moro distante 50km, na área rural, mas minha mãe tem uma casa aqui próximo, e eu teria que me deslocar muito mais se fosse no centro. Foi bem prático, cheguei, peguei a senha e já fui chamado. O atendimento é com qualidade e o ambiente é aconchegante”, afirmou.

MAIS DIGNIDADE

Produtor rural Maurício Rui Barbosa aprovou o novo endereço do Tudo Aqui

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ambiente climatizado e moderno é acolhedor para a população e representa mais dignidade para os moradores da região, facilidade logística e melhor atendimento. “O Tudo Aqui, mais perto dos moradores da Zona Leste, proporciona mais conforto, dignidade e facilidade para o acesso a serviços importantes, e fortalece o compromisso do governo do estado com políticas públicas responsáveis e que fazem bem para a população”, ressaltou.

A titular da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Semáyra Gomes do Nascimento, explicou que o Tudo Aqui é referência no atendimento integrado, reunindo em um mesmo lugar serviços importantes para a sociedade. “Na Capital, estamos com duas unidades do Tudo Aqui, uma no centro, na Sete de Setembro, e essa outra na Zona Leste, melhorando a logística para acesso aos serviços, e ainda temos unidades também em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura; e a mais nova unidade foi inaugurada em Cacoal, levando o governo cada vez mais perto da população.”

No Tudo Aqui no IG Shopping, a população tem acesso aos serviços dos seguintes órgãos:
Procon – 8h às 20h.

Sistema Nacional de Emprego (Sine) – 8 às 20h.

Sugesp/Balcão Multisserviços – 8h às 20h.

Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) (Passe Livre) – 8h às 18h.

Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) (Carteira de Identidade Nacional) – 8h às 17h20.

Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) – 8h às 19h.

Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) – 8 às 14h.

Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Proampe) -8h às 14h

Cartão de Transporte (Comcard) – 8h às 18h.

MAIS PRÓXIMO

Das 8h às 10h, o público tem acesso ao Tudo Aqui pela entrada do supermercado, e, a partir das 10h, a entrada também pode ser diretamente pelo shopping

Segundo a gerente do Tudo Aqui na Zona Leste, Francis Granjeiro, das 8h às 10h, o público tem acesso ao Tudo Aqui pela entrada do supermercado, e, a partir das 10h, a entrada também pode ser diretamente pelo shopping. Basta recolher a senha na recepção e aguardar atendimento. Com exceção do serviço de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Para esse, o agendamento começa online, por meio do link https://agendamento.iicc.ro.gov.br/agendamento/. Com dia e horário marcados, o público deve comparecer ao local.

“O programa Aliança pela Vida, voltado para fortalecer as políticas públicas do governo de Rondônia nos residenciais populares, foi o ponto inicial para a transferência do Tudo Aqui para a região da Zona Leste, beneficiando uma das regiões mais populosas de Porto Velho. Entregamos senhas diariamente, não temos limitações para os atendimentos e eles acontecem conforme o horário específico de cada órgão. Aliás, com a mudança, passamos a ter mais um órgão para reforçar os atendimentos, a Caerd. Estamos à disposição para atender a população de Porto Velho de forma acolhedora e com serviços eficientes’’, disse a gerente do Tudo Aqui na Zona Leste.

BALANÇO DOS ATENDIMENTOS:

O Tudo Aqui da Zona Leste já realizou 6.885 atendimentos

Desde que foi inaugurado, o Tudo Aqui da Zona Leste já realizou 6.885 atendimentos; a maior demanda é pela Carteira de Identidade Nacional.  Ele está localizado na Avenida Amazonas, nº 8.338, Bairro Tiradentes, e os esclarecimentos de informações podem ser feitos pelo número (69) 32128018.

  • 1ª VIA DA CIN: 1.508
  • AGENDAMENTO: 1.547
  • BALCÃO MULTISERVIÇOS: 320
  • CAERD: 90
  • CIN: 160
  • COMCARD: 1.912
  • DER: 259
  • ENTREGA DA CIN: 507
  • PROCON: 200
  • RETORNO CIN: 28
  • SEPAT: 202
  •  SINE: 272

Veja quais serviços estão disponíveis no Tudo Aqui da Zona Leste:

CAERD

  • Instruções sobre o uso dos sistemas disponibilizados ao cidadão;
  • Parcelamento de débitos;
  • Alteração da data de vencimento;
  • Emissão de segunda via da fatura;
  • Reclamação de fatura;
  • Certidão negativa de débitos;
  • Religação de água proveniente de corte;
  • Restabelecimento de supressão parcial e total;
  • Ligação de ponto de água;
  • Registro de vazamento;
  • Solicitação de vistoria;
  • Troca de titularidade
  • Concessão de tarifa social;
  • Comunicado de furto de hidrômetro;
  • Consultas diversas.

DER-RO

  • Emissão de passe livre intermunicipal do idoso;
  • Emissão de passe livre intermunicipal da pessoa com câncer;
  • Emissão de passe livre intermunicipal do deficiente;
  • Entrega de passe livre;
  • Renovação de passe livre intermunicipal do idoso;
  • Renovação de passe livre intermunicipal da pessoa com câncer;
  • Renovação de passe livre intermunicipal do deficiente.

SINE

  • Cadastramento e captação de vagas do empregador;
  • Cadastramento do trabalhador;
  • Informações sobre o número de identificação social (NIS);
  • Habilitação de seguro-desemprego;
  • Dúvidas e informação;
  • Intermediação de mão de obra;
  • Qualificação profissional;
  • Cadastro nacional de informações sociais (CNIS);
  • Auxílio no app da carteira de trabalho;
  • Cadastro, atualização e alteração na CTPS.

PROCON

  • Recebimento de reclamações com registro de queixas na compra de produtos;
  • Orientação ao consumidor;
  • Abertura de processos para reclamações e denúncias;
  • Acompanhamento de processos reclamados.

PROAMPE 

  • Oferta de linha de crédito para pequenos negócios do Estado de Rondônia;
  • Orientação, capacitação e assistência técnica.

SEMTRAN/COMCARD

  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do idoso;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do estudante;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do deficiente;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD de uso comum;
  • Consulta de saldos e reembolso do cartão COMCARD;
  • Renovação do cartão do idoso;
  • Renovação do cartão do estudante;
  • Renovação do cartão do deficiente;
  • Desbloqueio do cartão COMCARD;
  • Informações gerais sobre o COMCARD.

SEPAT

  • Cadastro social para abertura de processos administrativos de Regularização fundiária de interesse social;
  • Consulta de processo administrativo individualizado de Reurb;
  • Atualização de documentos pendentes no processo Reurb;
  • Consulta acerca de imóveis inseridos em poligonais;
  • Regularização fundiária;
  • Entrega de notificações para atualização de documentos;
  • Pendentes Reurb.

IICC

  • Primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Entrega da CIN;
  • Informações gerais da CIN.

SUGESP/BALCÃO MULTISSERVIÇOS

  • Emissão de DARE;
  • Certidões negativas estaduais e federais;
  • Consulta à conta GOV;
  • Segunda via do CPF;
  • Segunda via do título;
  • Triagem para a CIN;
  • Atendimento ao telefone, informações e outros.

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Fonte: Governo RO

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Rondônia

Catadores de materiais recicláveis de Jaru são contemplados com equipamentos de proteção individual do projeto Rondônia Recicla

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Mais uma remessa de kits de EPIs foi entregue para 19 profissionais que atuam na coleta seletiva no município de Jaru

Em sequência ao projeto Rondônia Recicla, que tem a proposta de promover a inclusão social, segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores de materiais recicláveis, o governo do estado entregou, nesta quinta-feira (2), mais uma remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 19 profissionais que atuam na coleta seletiva no município de Jaru.

O projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na valorização e proteção dos trabalhadores, está sendo desenvolvido, após constatado em levantamento, que a maioria atuava sem utilizar os equipamentos necessários.

Incialmente, o projeto prevê investimento de R$ 775.180 mil na aquisição e distribuição de 2 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), beneficiando trabalhadores de todas as regiões de Rondônia que fizeram a inscrição até 30 de setembro, prazo em que pode ser reaberto para atender a um maior número de  profissionais da área. Com esta entrega são 208 catadores beneficiados.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto da Seas beneficia não apenas os catadores com a entrega dos EPIs, mas toda a população, por refletir diretamente na proteção ambiental, na sustentabilidade e na economia com a redução da quantidade de lixo em aterros, preservação de recursos naturais e energia. “Outro benefício também importante, é a geração de trabalho e renda para a sociedade, especialmente os catadores de materiais recicláveis que transformam em produtos para a venda o que seria descartado”, salientou.

Sobre os EPIs, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que são fundamentais para a prevenção de acidentes e doenças. “Os equipamentos protegem contra cortes, infecções, exposição a substâncias nocivas e condições climáticas extremas”, além de garantir a saúde física, o uso de equipamentos adequados promove segurança, dignidade e valorização profissional, impactando positivamente na saúde mental, autoestima e motivação dos catadores.

Inicialmente, o projeto prevê a aquisição e distribuição de 2 mil kits de EPIs

Esta foi a nona entrega de EPIs realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Seas. A primeira ocorreu em Ji-Paraná, durante a Rondônia Rural Show Internacional, no mês de maio; a segunda em Porto Velho, no dia 7 de agosto; a terceira no dia 21 de agosto, em Rolim de Moura; a quarta, dia 22 de agosto, em Pimenta Bueno; a quinta foi no dia 19 de setembro, em Itapuã do Oeste; a sexta e a sétima foram no dia 24 em Vilhena (pela manhã) e Cerejeiras (à tarde) e a oitava, no dia 25, em Ji-Paraná.

COMPOSIÇÃO DO KIT EPI

  • (6) Máscaras Respiratória
  • (1) Avental de PVC Forrado
  • (1) Abafador de ruído
  • (1) Protetor Auricular Tipo Concha
  • (2) Óculos de Segurança
  • (2) Calças Brim Leve com faixa refletiva
  • (1) Colete Sinalizador Faixa Refletiva Fluorescente
  • (1) Camiseta Manga Longa
  • (1) Botina de Segurança
  • (2) Luvas Anticorte
  • (1) Chapéu Árabe com protetor de pescoço

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Fonte: Governo RO

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Rondônia

Mutirão de regularização fundiária acontece sexta-feira, 3, nas Agrovilas Codaron e Porto Verde, em Porto Velho

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Mutirão da Sepat leva atendimento de regularização fundiária às comunidades de Porto Velho

Nesta sexta-feira (3), o governo de Rondônia realiza um grande mutirão de regularização fundiária na Agrovila Codaron e na Agrovila Porto Verde. A ação acontece com o apoio da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas”, instalada no Centro de uma instituição religiosa de Porto Velho, localizada na Rua Coentro, s/n, Vila Codaron, das 8h às 17h. O objetivo é abrir novos processos e atualizar cadastros já existentes, aproximando os serviços da população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização fundiária é um direito que traz segurança e justiça social. “O governo do estado tem trabalhado para garantir que as famílias que esperam há tantos anos possam ter tranquilidade e dignidade, assegurando o título da propriedade. Esse é um trabalho que transforma vidas e que estamos levando para todas as regiões do estado”, ressaltou.

A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) para acelerar os trabalhos e garantir que mais famílias tenham acesso ao tão esperado documento definitivo de seus imóveis. O secretário da Sepat, David Inácio, destacou que “estamos convocando os moradores a participarem desse momento. É a oportunidade de dar entrada no processo ou atualizar informações para que possamos avançar com as análises técnicas e jurídicas.”

Equipe da Sepat realiza georreferenciamento e demarcação de lotes

Equipes técnicas estão atuando na região desde o dia 29 de setembro, com os serviços de georreferenciamento, que incluem a demarcação dos lotes e a instalação de marcos nas propriedades. Paralelamente, servidores da secretaria percorrem casa a casa, orientando os moradores sobre os documentos necessários para o cadastro ou atualização do processo de regularização.

POLÍTICA PÚBLICA 

A regularização fundiária é considerada uma política pública estratégica, pois garante segurança jurídica, acesso às políticas de crédito, valorização patrimonial e melhores condições de vida. Para muitas famílias, a titulação é também a realização de um sonho: ter o reconhecimento oficial da posse do imóvel onde construíram suas histórias.

Além do mutirão, o cronograma da Sepat prevê novas ações de acompanhamento técnico e social, incluindo reuniões comunitárias e visitas de orientação. O secretário da Sepat, salientou ainda que, a presença da comunidade é essencial para que o processo avance. “A participação dos moradores é fundamental, porque são eles os protagonistas da regularização. Sem a adesão, não conseguimos concluir as etapas que levam à titulação.”

Com esse trabalho, o governo de Rondônia reforça o compromisso de levar dignidade e desenvolvimento às comunidades rurais e urbanas. O mutirão desta sexta-feira representa mais um passo rumo à entrega de títulos definitivos, consolidando a atuação do estado em prol da cidadania e do fortalecimento da política de regularização fundiária.

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Fonte: Governo RO

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